Aula nº 08: Domingo, 24 de janeiro de 2021.
A aula de hoje vamos ter uma noção básica do substantivo Kokama.
O que é Substantivo?
De uma forma geral, SUBSTANTIVO é uma classe de palavras que nomeia os seres, os objetos, os fenômenos, os lugares, as qualidades, as ações, etc.
Como já os vimos podem ser em gênero (masculino e feminino), número (singular e plural) e grau (aumentativo e diminutivo). As aulas foram muito boas até o momento e a língua Kokama está ficando mais claro ao aprendiz.
Aconselha-se que toda aula depende de você entender bem o alfabeto Kokama, os clãs, os nomes das cidades (Comunidades) e seu nome verdadeiro em Kokama.
Lembrando que escrevemos de um jeito e pronunciamos de outro. E que a fala das mulheres não podem ser falados por homens e vice versa.
Na regra geral, muitas das vezes o som da letra E vai ter som da letra I. Importante lembrar os variáveis sons da letra ɨ e que a letra Y junto com o sinal de + (Y+) fica com som de Z.
Tipos de Substantivos
Os substantivos são classificados em: comum, próprio, simples, composto, concreto, abstrato, primitivo, derivado e coletivo, mas lembrando que não temos nada haver com a língua portuguesa ou espanhola.
As letras B, D, G, Z, Ñ: estes sons são utilizados na fala comum dos falantes Kokama igual que no ensino-aprendizagem dos alunos de língua espanhola e da língua portuguesa, porém essas letras não existem no alfabeto kokama. Não usamos a letra Ñ em nenhuma de nossas palavras.
É uma questão de discussão se consideram todos estes sons representados em símbolos em nosso alfabeto, ou simplesmente pode ser uma regra para o desenvolvimento da expressão oral como se pretende na formação e no ensino-aprendizagem na escola indígena Kokama.
Como observamos também no caso do dígrafo CH fica com o som de T e não com som letra X. Se trocarmos por aproximação muda o sentido, por exemplo, a palavra: TIPISHIRU [tipixiru], o aproximado colocando o dígrafo CH fica, TIPICHIRU [tipitiru], já não é a mesma coisa.
Outro exemplo a palavra SHIRUNPI [xirumbi] ficaria como CHIRUNPI [tirumbi].
O Substantivo Kokama é pratico, simples e não complicado para o ensino escolar.
Em Kokama não se pode pronunciar como símbolos do espanhol ou do português, entendemos que o “e” e o “i” são sons aproximados. E por isso temos essas duas letras em nosso alfabeto. Alguém já disse, se a letra E tem som de I, porque não tiramos o E? Mas nem sempre a letra E vai ter som de I, muitas vezes sim, mas nem sempre.
Assim, se só consideramos um símbolo pode perder-se ou confundir-se alguns significados das palavras como dizer UNITSEN [UNITISEM] e também temos UNITSIN [UNITISIM] com outro significado.
Aprendemos a falar e ler uma só vez em nossa vida em uma língua. Que chamamos de língua materna (L1). Quem aprende uma segunda língua já não é falante materno (L2). Temos poucos falantes maternos em Tabatinga que falam e escrevem. Todo material desde Curso de baseia nas falas e escritas de INOCENCIO SILVA ARIMUIA (fala masculina) e MARIA JANUARIO SAMIAS (fala feminina).
O mais importante nesse processo é que se recupere e se fortaleça o uso da língua e tenhamos facilidade para escrever, para fazer funcional em nosso dia a dia e em nossas Comunidades.
Quantos de nós escrevemos na língua Kokama?
1. Substantivo Comum
Os substantivos comuns são as palavras que designam os seres da mesma espécie de forma genérica:
Exemplos: awa (pessoa ou gente), ritamawatsuka (país).
2. Substantivo Próprio
Os substantivos próprios, grafados em letra maiúscula, são palavras que particularizam seres, entidades, países, cidades, estados da mesma espécie. Como já vimos, na língua todos os nomes próprios de outras línguas mudam para o Kokama, ou seja, aqueles nomes que não constam em nosso alfabeto são mudados.
Exemplos: Kurimpia (Colombia), Tsao Pauru (São Paulo), Mijiri (Miguel).
3. Substantivo Simples
Os substantivos simples são formados por apenas uma palavra.
Exemplos: uka (casa), ɨara (canoa), chiru (roupa).
4. Substantivo Composto
Os substantivos compostos são formados por mais de uma palavra.
Exemplos: churi tini (periquito branco), ipirawira pɨtani (boto cor de rosa), arara tsenepuka (arara azul), uni mama (mãe d’água).
5. Substantivo Concreto
Os substantivos concretos designam as palavras reais, concretas, sejam elas pessoas, objetos, animais ou lugares.
Exemplos: ɨkɨratsen (criança), niapitsara (homem), y+awara (cachorro).
6. Substantivo Abstrato
Os substantivos abstratos são aqueles relacionados aos sentimentos, estados, qualidades e ações.
Exemplos: erapakatun (beleza), tsarɨwa (alegria), tsachita (amor), akɨcha (medo), y+amachi (fome), y+amɨma (triste), apuka (sorrir), y+achu (chorar).
7. Substantivo Primitivo
Os substantivos primitivos, como o próprio nome indica, são aqueles que não derivam de outras palavras.
Exemplos: casa (uka), folha (tsa), chuva (amana).
8. Substantivo Derivado
Os substantivos derivados são aquelas palavras que derivam de outras.
Exemplos: uka nuan (casarão - derivado de casa), ɨwɨratsa (folhagem - derivado de folha), Amanatu (chuvarada - derivado de chuva).
9. Substantivo Coletivo
Os substantivos coletivos são aqueles que se referem a um conjunto de seres.
Exemplos: ipirakua (cardume de peixe), iruataka (misturar algo), panarapan (bananal), putukataka (amontoar algo).
Sufixos:
-a [á] (Mor Lig.): futuro remoto e pouco provável. Este morfema tem seu próprio acento; é dizer, que a palavra ao que se adjunta leva a maior tom de voz nesta vogal. Por exemplo: utsu-a [utsá].
-ari (Mor Lig.): aspecto progressivo. Sempre se liga ao verbo.
Ajan Prowetsuru watsatsa ey+uari. Esse professor está comendo abiu.
Y+awara mui chikuaratari. O cachorro está perseguindo a cobra.
-ari (Mor Lig.): Ao redor de. Indica que o evento tem ocorrido por arredores de um lugar; é dizer, locação difusa.
-chatsu [chasu] (Mor Lig.): afetivo. Expressa basicamente sentimentos de simpatia ou pena do falante em relação a uma dada entidade, ou a situação na qual este se encontra envolvida. É dizer, o falante tem sentimentos de pesar pela entidade a qual faz referencia o nome sufixado por “-CHATSU”.
-chiru (Mor Lig.): depósito para guardar qualquer coisa, serve para derivar expressões.
-era (Mor Lig.): modalidade apreensiva. Indica que um evento é inesperado, misterioso e envolve temor e preocupação. Tende aparecer em perguntas retóricas.
Maniawatsurai napura maniakapaera. Como assim tem vencido, tem mudado!
-ia (Mor Lig.): dizem que. Modalidade que indicar informação de segunda mão. Coloca a idéia de “me tem interado, tenho escutado por aí”. Este morfema aparece como ligação de primeiro constituinte da cláusula. Quando a palavra a que se une termina em [e], este morfema se realiza como “-a”.
Tsa memɨraia uriari. Dizem que meu filho esta vindo.
Mijiria aikuapa. Dizem que Miguel está muito doente.
Mɨtɨrɨpea rana juane upapa. Dizem que a metade (de seu caminho) seu tamalhe havia acabado.
Raepea rianan ikia ritama nuan. Dizem então que só esta era uma cidade grande.
-ikua [ikuá] (Mor Lig.): Passado imediato. Indica que um evento aconteceu ultimamente, em algum momento até o dia de ontem. Está ficando fraco na memoria dos falantes.
-ikua (Mor Lig.): Razão. Subordinante adverbial de razão, por isso.
-ɨma (Mor Lig.): Precisa de. É usado com pouca freqüência.
-ka (Mor Lig.): Reiterativo. O evento que se volta a realizar.
-ka (Mor Lig.): Reciproco. O agente do primeiro evento é o tema ou paciente do segundo e vice versa. No verbo transitivo, “-KA” recebe a interpretação de recíproco só com sujeitos cujo referente é plural.
-ka (Mor Lig.): incoativo. Refere-se ao inicio de uma situação nova ou a uma mudança de estado. No verbo intransitivo não estático indica fazer algo por si mesmo, é dizer que o participante único começa ou está envolvido no evento para o beneficio ou detrimento de si mesmo.
-ka (Mor Lig.): em, a. Em construções com verbos estáticos, este morfema expressa localização estática: EM. Em construções com verbos dinâmicos, expressa a direção movimento: a, até. Também pode indicar o recipiente de algo que se transfere.
-kaka (Mor Lig.): Recíproco. Sufixa-se aos verbos para indicar que a ação se realiza a dois ou mais participantes reciprocamente.
-kati (Mor Lig.): até, pode significar até aqui ou até agora.
-kuara (Mor Lig.): dentro. Conectar com verbos estáticos (parado) indica estar dentro de uma espécie de deposito. Conectar com verbos de movimentos indica lugar onde uma entidade entra.
-mai, Variante: -mae. (Mor Lig.): Denominador de cláusula. Antigo morfema Tupinambá. Sua distribuição na fala espontanea é muito limitada.
-maka (Mor Lig.): Proibitivo. Geralmente envolve uma terceira pessoa do singular, ‘não pode fazer X’. Sua função é prevenir que alguns eventos aconteçam no futuro próximo.
-maka (Mor Lig.): Subordinador proibitivo: “para que X não aconteça”.
-mia (Mor Lig.): modalidade hipotética. Clítico de frase verbal que indica que um evento pertence ao mundo do possível, hipotético, irreal.
-mimi (Mor Lig.): pobre, com pena. Sua distribuição e função é comparável a do avaliativo “-CHATSU”.
-mira (Mor Lig.): subordinador de propósito. As cláusulas subordinadas marcadas por “-MIRA” obrigatoriamente excedem o argumento objeto. Este é referente com o sujeito de uma cláusula principal intransitiva ou com o objeto de uma cláusula matriz transitiva.
-muki (Mor Lig.): comigo, contigo, sua, seu. Indica companhia, é dizer que a ação indicada no verbo está se realizando juntamente com alguém.
-nan (Mor Lig.): só, somente. Foco restritivo. Realiza-se como enclítico de uma frase nominal, pronome, advérbio, etc. “-NAN” serve para derivar alguns vocábulos. Por exemplo: amutse ‘longe’, amutsenan ‘perto’; tupape ‘permanecer’, tupapenan ‘outra vez (no mesmo lugar)’.
-npu (Mor Lig.): Depois. Indica que o evento indicado na cláusula subordinada teve lugar depois do evento indicado na matriz.
-pa (Mor Lig.): aspecto completivo. Indica que o evento ou processo tem concluído por completo.
-tupa (Mor Lig.): relativiza lugar.
-tsen (Mor Lig.): Marca de propósito. Este morfema se sufixa ao verbo subordinado para expressar que o predicado da cláusula subordinada tem uma relação de propósito com o predicado da cláusula principal.
-tsui, Variante: -tsu. (Mor Lig.): Indica o recipiente e/ou beneficiário.
-tsui (Mor Lig.): Indica o lugar onde o movimento se origina. Também pode expressar o momento em que se inicia um evento, a causa que instiga um evento, o material do que algo está feito, etc.
-tsuika (Mor Lig.): Desde.
-tsunka, Variante: -nka (Mor Lig.): Modalidade contra expectativa com orientação ao ouvinte.
-tsuri (Mor Lig.): Passado remoto. Indica que o evento teve inicio faz algum tempo, desde uns dias atrás até tempos antigos. Os kukamiria usam com freqüência o composto “-TSURI-AI”, passado remoto, mas distante.
-tsurin, Variante: -tsuri (Mor Lig.): Os nomes derivados com -TSURIN expressam vontade, controle e habilidade na realização do evento indicado no verbo.
-pan (Mor Lig.): indica um lugar onde abunda algo. Sufixa-se a nomes.
-pe (Mor Lig.): locativo, indica local. Esta forma é uma antiga posição do Tupinambá que indicava locação genérica ‘em’. Na língua Kokama atual tem sobrevivido em algumas formas como RAEPE ‘AÍ’, RAEPETSUI ‘DESDE AÍ’, e em construções complexas que incluem informação espacial.
-pika (Mor Lig.): exclamativo.
-pu (Mor Lig.): com. Serve para expressar instrumento, força, meio de transporte, caminho e direção.
-pupe (Mor Lig.): Com. Marca de instrumento. Vem do tupi antigo e muito pouco usada na atualidade, dela tem derivado o instrumental “ –PU”.
-puka (Mor Lig.): quando.
-pura (Mor Lig.): foco. Se adjunta a frase focalizada numa oração. Se a frase marcada com -PURA ocorre no inicio da oração freqüentemente recebe a interpretação de foco de contraste.
-puri (Mor Lig.): por favor.
-ra (Mor Lig.): condicional, condição. Sufixa-se a parte final da cláusula subordinada que indica a condição para que o evento expressado na cláusula matriz aconteça.
-ra (Mor Lig.): propósito. Frase marcada por este morfema indica o motivo pela qual se realiza o evento.
-ra (Mor Lig.): verbalizador, faz novos verbos. Morfema derivativo com o que se gera novos verbos a partir tanto de nomes como de verbos.
-rachai, Variante: -rachi (Mor Lig.): condicional, condição, “no caso que”, “se é que”.
-rai (Mor Lig.): modalidade especulativa, clítico de segunda posição. Tem sentido ‘pois, parece’, é usado no discurso masculino e feminino.
-rana (Mor Lig.): parecido com algo, similar a. Morfema de distribuição limitada e pouca produtividade. Funciona para derivar alguns termos relacionados a árvores.
-rapa (Mor Lig.): distributivo, um por um. Tem essa função quando aparece com números.
-rapa (Mor Lig.): somente, a sós.
-rupe (Mor Lig.): até, finalizador. Indica direção e implica chegada ao ponto final, a meta.
-shka (Mor Lig.): marca de empréstimo de palavra. Sufixo de origem do Quéchua que se usa para indicar que um verbo é emprestado do Quéchua ou de outro idioma e que não se consegue traduzir em Kokama.
-ta (Mor Lig.): Causativo. Morfema que serve para derivar verbos a partir de outros verbos e a partir de substantivos. Este morfema introduz uma causa responsável de que o evento aconteça em algum lugar. A causa só entende como algo ou alguém que se instiga, inicia ou controla uma atividade.
-taka (Mor Lig.): Talvez. Marcador de incerteza.
-tara (Mor Lig.): Relativiza agente.
-tara (Mor Lig.): adverbial de propósito. O argumento omitido obrigatoriamente da cláusula de propósito é o sujeito e é coadjuvante com o sujeito de uma cláusula matriz intransitiva, ou com o objeto de uma cláusula matriz transitiva.
-ti (Mor Lig.): Partícula interrogativa, redução de “-TIPA”.
-tin, Variante: -ti. (Mor Lig.): Modalidade que indica certeza, ‘assim é’, afirmação forte. Muitas vezes implica contraste: esse é mal, (mas) esse (sim) é bom.
-tipa (Mor Lig.): Interrogativo. Aparece como sufixo da porção sobre o que se está perguntando.
-wa (Mor Lig.): gerúndio, particípio. Espécie de cláusula onde o sujeito do verbo denominador é participante com sujeito da cláusula principal.
-wara (Mor Lig.): denominador. Sufixo que deriva denominação de agente a partir de verbos transitivos. O participante realiza o evento indicado no verbo de uma maneira habitual e rotineira. Muitas das profissões e ofícios têm esse derivado.
-wɨrɨ (Mor Lig.): Porém; conjunção adversativa.
-ya [-yá] (Mor Lig.): Comparativo. Morfema de marca nominal como se compara algo. Este morfema tem seu próprio acento.
-yara (Mor Lig.): verbalizador com sentido de fazer. Se for sufixado a um nome funciona como verbalizador, por exemplo, “ɨrarayara” significa ‘fazer canoa’. Sendo assim, se aparece como palavra independente, por exemplo, “ɨrara yara” significa ‘dono da canoa’ ou criador da canoa.
Gênero dos Substantivos
De acordo com o gênero (feminino e masculino) das palavras substantivas, elas são classificadas em:
Substantivos Biformes: apresentam duas formas, ou seja, uma para o masculino e outra para o feminino, por exemplo: sogro e sogra.
Y+aichi: sogra, termo usado por homens e mulheres para referir-se a mãe de seu esposo ou esposa.
tutɨra: sogro, termo usado por homens e mulheres para referir-se ao pai de seu esposo ou esposa.
Ichimari: gerno, esposo de minha filha. Termo usado por homens e mulheres.
Y+uwama: nora, mulher do filho.
Mirikua: esposa. Geralmente, os Kokama não se casam pelas leis civis ou religiosas. Para começar uma vida de casal, o jovem fala com os pais da jovem e uma vez que eles aceitam os jovens vão viver juntos na casa de algum dos pais. Mas existe uma cerimônia tradicional feito pelo pajé.
Mena: esposo.
Substantivos Uniformes: somente um termo especifica os dois gêneros (masculino e feminino), sendo classificados em:
Epicenos: palavra que apresenta somente um gênero e refere-se aos animais, por exemplo: Kawariu (Cavalo macho ou fêmea).
Sobrecomum: palavra que apresenta somente um gênero e refere-se às pessoas, por exemplo: wawa (bebê masculino e feminino).
Comum de dois gêneros: termo que se refere aos dois gêneros (masculino e feminino), identificado por meio do artigo que o acompanha, por exemplo: "Prowetsuru" (Professor e Professora).
Número dos Substantivos
De acordo com o número do substantivo, eles são classificados em:
Singular: palavra que designa uma única coisa, pessoa ou um grupo, por exemplo: waina (mulher), uka (casa).
Plural: palavra que designa várias coisas, pessoas ou grupos, por exemplo: wainanu / wainakana (mulheres),ukanu/ ukakana (casas).
Relação entre Adjetivos e Substantivos
Os adjetivos correspondem à classe de palavras que indicam qualidades e estados aos substantivos, por exemplo: uka erapaka (casa bonita). Aqui, o termo “erapaka” (bonita) atribui uma qualidade ao substantivo "casa".
_________________________
ATIVIDADE DA AULA 8.
1. Faça um texto respondendo duas perguntas com suas próprias palavras:
O que é substantivo? Quantos de nós escrevemos na língua Kokama?
_________________________
Ainan ta! Obrigado!!!
Prowetsuru Tsamia.
Professor Samias.
_____________________________________
PROIBIDA A REPRODUCAO SEM AUTORIZACAO.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AOS FALANTES MATERNOS DE TABATINGA-AM E AO PATRIARCA CACIQUE GERAL KOKAMA.
WhatsApp: 97-984124115
E-mail: edney_cunha@hotmail.com
© BY EDNEY SAMIAS - 2021.
Ronaldo Rodrigues Agostinho
ResponderExcluir(Aldeia Muria-Tonantins) presente.
Autair Arirama Tsamia
ResponderExcluirAldeia de Muria-Tonantins
Era na Karuka
ResponderExcluirPresença da aula número 8
Tsa chira Eren Kreitsi Kumata Achu
Ritama manauaka
Jaciara Ramos Martins- (Aldeia Muria) TONANTINS
ResponderExcluir24/01
Alan Virgilio- Comunidade Kokama Tabatinga-AM
ResponderExcluirEra na karuka prowetsuru
ResponderExcluirPresença aula n 8
Ta chira:Cajiri Mijiri Shunia
Penjamin kuntstantika
Alan Virgilio- Comunidade Kokama Tabatinga-AM
ResponderExcluirVou colocar a minha frequencia e do meu colega.
ResponderExcluirEra na karuka prowetsuru
Simao Pedro Pereira Curico
Comunidade Indigena Kokama Nova Aliança
Municipio de Benjamin Constant
Marcio Luis da Silva
Martsiu Ruitsi Nawapa
Mesmo endereco
Isso, basta colocar a frequencia de seus colegas que nao estao conseguindo colocar a frequencia. Sugiro que criem uma conta no gmail, fica mais facil comentar. e o nome ja fica registrado.
ExcluirDomingo 24/01/2021,Filomena chota Rodrigues aldeia nova aliança bc, presente...
ResponderExcluirCleidson dos Santos Pinto
ResponderExcluirAldeia: São José
Tonantins-Am.
Niuy+a karitiari marikawa tsamia tunantin
ResponderExcluirAlan Virgilio- Comunidade Kokama Tabatinga-AM. Presença da aula número 8
ResponderExcluirAlan Virgilio- Comunidade Kokama Tabatinga-AM. Presença da aula número 7
ResponderExcluirA frequencia da AULA 7 deve ser nos Comentarios da AULA 7 nao conta aqui como presente lá.
ExcluirJoel Torres Maca
ResponderExcluirTá chira: Kueun Tamani Manuyama-presente.
Ritamakuara:Kunumi Aliança
Ritamaka:Penjamin Kunstantika.
ADEIA: NOVO ISRAEL
ResponderExcluirTONANTINS- AM
FREQUÊNCIA DA AULA 08
VALTINO MARICAUA FILHO
CONSELHO LOCAL: VALTINO MARICAUA
VALDEMIR DOS SANTOS MARICAUA
ANA FLÁVIA PINTO RAMIRES
FRANCINEY LIMA DA ROCHA
JULIANO ANAQUIRI INHUMA
Ernani Gonçalves Dias Filho
ResponderExcluirBoa tarde. Estou com problema com internet. Mas estou acompanhando aos poucos. Tsa chira Kane Kritsia awanari tananta
ResponderExcluirPresente na aula n 8
ResponderExcluirSubstantivos Kokamas e só aumenta nossa conhecimento.
Era na karuKa, Prowetsuru.
ResponderExcluirAmileide Márcia
Aula: 8
Maria Edilene Nunes Curica- aldeia Muria Tonantins
ResponderExcluirPresença do dia 24-01-2021
ResponderExcluirErnani Gonçalves Dias Filho
ResponderExcluirJairo Pereira de Oliveira presente aldeia muria TNT
ResponderExcluirLuiz Manuel Pacaio Tananta/Aldeia Nova Aliança-BC
ResponderExcluirAntônio Nazário Filho Aldeia muria presente
ResponderExcluirComo é gratificante aprender os substantivos e compreender perfeitamente para ampliar nossos conhecimentos na língua materna.
ResponderExcluirUy+eneite marikawa
ResponderExcluirMaria Awanari karitima aldeia muria tunantinka
ResponderExcluirEra na Karuka! Prowetsuru estou passando pra marcar minha presença na aula de n°08 com assunto ministrado substantivos kokama, mas assunto para somar com assuntos .
ResponderExcluirMarleide Muca de Souza
Nome: Mareitiri Tananta
Da comunidade kokama de Tabatinga-Am
Alcemir Cobos Aldeia Igarapé do Manaca Tnt. A aula de hj foi de sua importância para o fortalecimento da nossa língua. A leitura é fundamental para este processo.temos ler quantas vezes for necessário para podermos entender melhor.
ResponderExcluirSirley Chota. Comunidade sao Jose- S.A.I 🙋🏽♀️
ResponderExcluirPresença
ResponderExcluirDiana chota. Comunidade São José/ S.A.I
estou assinando por ela por que ela não estar conseguindo acessar, mas está aqui presente cmg
A aula está sendo muito proveitosa estou adquirindo um vastos conhecimentos para repassar aos alunos,isso tá sendo gratificante para o meu aprendizado. Obrigado prowetsuru Edney Patriarca pela dedicação a todos .
ResponderExcluirQuanto mais lermos o material mais fica claro para nós educadores, dessa forma podemos ensinar melhor nossos alunos. Assim sabemos o quanto é importante é prazeroso esse curso.obrigado prowetsuru pela dedicação à todos nós...
ResponderExcluir24/01/2021, mamuria'1.
ResponderExcluirValdiner catique dos Santos
Martsirene. Monte Santo-SPO.🙋♀️
ResponderExcluirWagner Costa de Souza / Aldeia Bom Ramal II (AMT)
ResponderExcluirJaciene Silva Costa'
ResponderExcluirAldeia: Bom Ramal 2, presente! 😉
Enfim consegui, uffa!
ResponderExcluirTenho muitas dúvidas nesses morfemas espero agora compreender o uso de cada um deles.
Valcidheice Alves Pereira.
Abraão Anaqueri dos Santos
Aldeia BOARA DE CIMA, Tefé
Enfim consegui, uffa!
ResponderExcluirTenho muitas dúvidas nesses morfemas espero agora compreender o uso de cada um deles.
Valcidheice Alves Pereira.
Abraão Anaqueri dos Santos
Aldeia BOARA DE CIMA, Tefé
Era epe kuema!!
ResponderExcluirEtimuitu kumata
Tunantinka
Era na kuema
ResponderExcluirPrutentsiu presente
ResponderExcluirOpa até que em fim consegui marcar minha presença no blog, mas já peguei umas faltas por não ter intimidade com o BLOG, espero que agora tudo darás certo só falta acertar fazer aquela letrinha.
ResponderExcluirVou colocar a minha e dos meus colega agora pq nao tinha energia para nos
ResponderExcluirIvonete da silva cornelio aldeia muria tnt.
Raimundo nascimento gomes aldeia muria tnt.
Valcinei aldeia muria tnt.
Alzinete aldeia muria tnt.
Ezequias Pereira Curico - Aldeia Nova Aliança / BC.
ResponderExcluirTamara Prado.
ResponderExcluirKuarachi Kuema.
A aula sobre substantivo de domingo foi marcante, sendo a língua Kokama e linda
ResponderExcluirDidiane pinto
ResponderExcluirPresente na aula 07 e 08.Nila de Araujo Batista- Tefé-AM.
ResponderExcluirPresente da aula 7 e também da 8. Desculpa prowetsuru eu estava sem internet casa e do meu celular tá péssima por isso não respondi antes! Kauwa ywaraki.
ResponderExcluirPresente prowetsuru.
ResponderExcluirMarivaldo Nazario presente na aula 7e8, Desculpe prowetsuru eu estava sem internet.
ResponderExcluirMarivaldo Nazario presente na aula de hoje aula n:10, sabasá 30_01_021
ResponderExcluirMarivaldo Nazario presente na aula de hoje aula n:10, sabasá 30_01_021
ResponderExcluirFrancicley Paima flores aldeia muria tnt e Thiago Guimarães da Silva aldeia muria tnt desculpa professor agente estava sem internet
ResponderExcluirTa chira:Kajiri Mijiri
ResponderExcluirPenjamin kuntstantinka
Presença
Tsa Maria itstiri achu awanari,Maria Esther Dos Anjos Almeida Ritamakuara Boara de cima- Tefe amazonas Teweka-am.Presente!
ResponderExcluirMaria watima shuta aldeia Muria tonantins
ResponderExcluirSimão Pedro Pereira Curico
ResponderExcluirComunidade Nova Aliança
Municipio de B.Constant
Elney Gomes Gama, Bom Jardim/BC
ResponderExcluirArlos Maricaua Pereira
ResponderExcluirPresente da aula n.8 aldeia santa cruz . TNT.. Cursista: Rosano Alves...
ResponderExcluirKatsiene Nawapa
ResponderExcluirAldeia Bom Ramal 2
Katsiene Nawapa
ResponderExcluirAldeia Bom Ramal 2
Márcio salves presente na aula n8 na aldeia santa cruz tnt
ResponderExcluirJaquison Arirama e Valdelina dos Santos da aldeia Santa Cruz município de Tonantins estão presente na aula 08
ResponderExcluirJaneani Dos Santos Cobos aldeia:igarapé do Manaca Tonantins
ResponderExcluir