sábado, 16 de janeiro de 2021

Remédios da Medicina Tradicional Indígena Kokama.

REMÉDIOS CASEIROS PARA ENGRAVIDAR:
Uxi amarelo.
Nome em Português: Uxi amarelo.
Nome em Kokama: Ushi iyun.
Nome científico: Endopleura uchi.
O tratamento para engravidar é feito com a casca da árvore nativa da Amazônia, chamada Uxi amarelo. O chá de Uxi amarelo é utilizado para tratamento de miomas, ovário policístico, inflamação uterina, candidíase, artrites e até infecções bacterianas. Por isso, o chá passou a ser utilizado como uma alternativa natural para aumentar a fertilidade.
Unha de gato.
Nome em Português: Unha de gato.
Nome em Kokama: pɨtsape mishu.
Nome científico: Uncaria tomentosa.
A Unha de gato é uma planta trepadeira, também nativa da Amazônia que ajuda na fertilidade da mulher. Essa planta possui compostos anti-inflamatórios, imunoestimulantes e até anticancerígena e, por isso, já é utilizada em tratamentos de amigdalites, artrite, sinusite, bursite, rinite e problemas digestivos. Diversos estudos que demonstram as propriedades anti-inflamatórias da planta, principalmente em doenças como a osteoartrite e a artrite reumatóide.
Inhame.
Nome em Português: Inhame.
Nome em Kokama: Kará Iniame.
Nome científico: Dioscorea.
O inhame passou a ser utilizado para ajudar na fertilidade devido a grande quantidade de diosgenina presente em sua composição. Essa substância é convertida na molécula DHE, que é responsável pela a síntese de vários hormônios como a progesterona, o estrogênio e a testosterona. Por isso, muitas pessoas passaram a associar essa função de equilibrar os níveis de hormônios à possibilidade de estimular a fertilidade. O cará, caranambu, caratinga, cará-de-folha-colorida, cará-liso, cará-de-pele-branca ou inhame-cará é um tubérculo cultivável pertencente a várias espécies da família das dioscoreáceas. O padre José de Anchieta (1534-1597) menciona o cará em seus escritos, louvando seus valores. Como hortaliça, o cará é um alimento energético. Também se destaca como fonte de vitaminas do complexo B. Não há conversão de diosgenina em DHEA no corpo humano. Além disso, o próprio uso do DHEA em pacientes inférteis é muito controverso, essa molécula não possui efeitos na melhora dos tratamentos relacionados à reprodução.
Maca peruana.
Nome em português: Maca peruana.
Nome em Kokama: Maka-maka.
Nome científico: Lepidium meyenii.
Esse vegetal nativo do Peru se tornou conhecido por aumentar o apetite sexual, promover mais energia, aliviar o estresse e ser fonte de vitamina E, importante para a produção de hormônios sexuais. "Do ponto de vista científico, embora promova a melhora da qualidade do sêmen, as evidências de que a maca peruana pode ajudar a engravidar.
Jasmin-Manga.
Nome em português: Jasmin-Manga.
Nome me Kokama: KATSMIN.
Nome científico: Plumeria rubra.
Água agoniada para engravidar:
O chá feito com a planta Agônia ou Jasmin-Manga é conhecido por regular o ciclo menstrual e ajudar na estabilidade das taxas hormonais e, por isso, também é utilizado por mulheres que desejam engravidar. Faz-se garrafada também de Jasmin-Manga.
Existem garrafadas são misturas de ervas que são muito populares em nossa região para ajudar na gravidez.
Para aumentar as chances de gravidez, deve-se evitar doces e carboidratos refinados, como farináceos: pão, macarrão, massas, bolos, etc. E aumentar a ingestão de gorduras poli-insaturadas e ricas em ômega 3 como salmão, atum, abacate, castanhas, amêndoas.
Vitaminas antioxidantes, como as vitaminas C e E, podem melhorar a qualidade dos óvulos e espermatozoides. Mais recentemente, muitos estudos mostraram também a importância da vitamina D para melhorar a fertilidade e diminuir riscos de aborto precoce e pré-eclâmpsia.
Portanto, é importante reduzir a carga de estresse. Quando os pacientes sentirem que estão muito estressados, ou que o desejo de gravidez é grande demais e o bebê que ainda não veio está causando sofrimento exagerado, devem procurar técnicas de relaxamento ou apoio psicológico. Seja qual for a escolha, diminuir essa sobrecarga emocional facilitará a gestação.
_____________________________________
PROIBIDA A REPRODUÇÃO SEM AUTORIZAÇÃO.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AOS FALANTES MATERNOS DE TABATINGA-AM E AO PATRIARCA CACIQUE GERAL KOKAMA.
WhatsApp: (97) 984226119
E-mail: edney_cunha@hotmail.com
© BY EDNEY SAMIAS - 2021.
MOVIMENTO SOCIAL DO PATRIARCADO CACICADO GERAL DO POVO INDIGENA KOKAMA DO BRASIL - MPKK
CNPJ 47.811.650/0001-80

5 comentários:

Maniatipa na Chira?