segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

Curso de Língua Kokama - Aula nº 03: Sábado, 9 de janeiro de 2021. As 44 nações Kokama.

Aula nº 03: Sábado, 9 de janeiro de 2021.
AS 44 NAÇÕES KOKAMA.
A 44 NATSUNKANA KUKAMɨE.
A 44 NATSUNU KUKAMɨE.
Prowetsuru: Etinei Tananta Tsamia Kukamɨe.
Chira tsuy:____________________________.
A aula de hoje vamos aprender escrever os nomes das 44 nações Kokama que atualmente são nossos sobrenomes. Dessa forma você escreverá o seu nome verdadeiro corretamente e você será mais feliz com nosso plano ancestral com seu nome verdadeiro Kokama. Neste artigo não iremos abordas os mais de 4 mil clãs Kokama.
Quando Deus criou o primeiro homem Kokama chamado Tatay+ara [tatazara], com o tempo ele criou as 7 primeiras nações do povo Kokama: TSAMIA, YAWARKANI, WARATAPAI, TANANTA, MAITAWARI, KURIKU, AWANARI. Com o passar dos anos os antigos anciãos das 7 nações com o aumento do povo Kokama tiveram que criar as demais nações devido à divisão do trabalho e questão de sobrevivência.
Quais são as 44 nações das famílias Kokama?
Vamos apresentar o levantamento de nossas nações que hoje são alguns dos sobrenomes que sofreram alterações da pressão do esbranqueamento forçado da sociedade dominadora branca de nossas famílias indígenas Kokama e com isso vamos evitar falsos indígenas Kokama (Kukamɨe-Kukamiria).
Muitas pessoas têm sobrenome das próprias nações indígenas Kokama, que não sofreram modificações do esbranqueamento, foram registradas em cúrias ou cartórios como sobrenomes, não sabem que são descendentes de Kokama e sobrevivem na sociedade como pessoas brancas ou pardas.
Uma nação constitui-se em um grupo de pessoas de uma família, parentesco e linhagem e que é definido pela descendência de um ancestral comum.
Mesmo se os reais padrões de consangüinidade forem desconhecidos, ainda assim, os membros de uma nação Kokama se reconhecem e seu ancestral maior. Como o parentesco baseado em laços pode ser de natureza tradicional de nosso povo Kokama, algumas nações Kokama compartilham um ancestral comum "estipulado", o qual é um símbolo da unidade da nação.
Nossas nações são patrilineares, significando que os membros são vinculados à linhagem masculina.
Aprendemos a traduzir os nomes pessoais em Kokama, mas os sobrenomes não se traduzem, precisa saber qual sua nação de origem e grafismo (brasão) tradicional de sua família Kokama.
Vamos apresentar os sobrenomes atuais dos indígenas Kokama que derivaram das nações tradicionais Kokama (Kukamɨe-Kukamiria) modificados pelo esbranqueamento político de integração, catequização, perseguição, fuga, camuflagem, expulsão, registro batismal em cúria católica, registro civil de nascimento e por negação de identidade indígena Kokama.
Nações tradicionais milenares indígenas kokama - variações, modificações ou adaptações:
1 – ACHO:
A nação “ACHO” é uma adaptação da palavra “YACHUKARIN”, que provem de “os que fazem colar, amuletos, etc.” Atualmente os sobrenomes são esses:Abeldo, Abeldos, Acho, Alho, Anjos, Ataíde (família modificada no Peru), Barbosa, Da Paz, Dos Anjos, Hacho (família modificada no Alto Solimões), Paz.
2 – AKITUARI:
A nação “AKITUARI” é uma adaptação da palavra AKɨKɨTUARI, que provém de “onde aparece macaco grande”, “AKɨKɨ TUA”. Atualmente os sobrenomes são esses: Amarantes, Aquituari, Arévalo (Amaturá), Arevalo (família modificada no Peru), Da Gloria, De Freitas, De Matos, De Moura, De Oliveira (Amaturá), Dias, Domingo, Dones, Freitas, Gloria, Olimpio,Matos, Moura.
3 – ARINKA:
A nação “ARINKA” é uma adaptação da palavra IWARINKA, que provém de “os que fazem pulseira”. Atualmente os sobrenomes são esses: Alencar, Alenga, Alengar, Alinca, Alinga, Arinca, Aringa, De Oliveira, Oliveira, Peres (família modificada no Amazonas), Sena.
4 - ARIMUYA:
A nação “ARIMUYA” é uma nação antiga, provém de “espécie de bodó”. Atualmente os sobrenomes são esses: Arimui, Arimuia, Arimulla, Arimuya, Renchecho (Amaturá), Restrepo, Ricopa, Rios, Rivera, Rocha, Rojas, Romaina, Rosas, Rubem, Rubim, Rufino, Ruiz, Sajamir, Saldanha, Salvino (Tabatinga), Sambrano (Alto Solimões).
5 - ARIRAMA:
A nação “ARIRAMA” é uma nação antiga, que provém de “pato agulha”. Atualmente os sobrenomes são esses: Andrade (São Paulo de Olivença), Araújo, Arcanjo (São Paulo de Olivença), Ariano, Arirama, Aryrama, Asiole (Atalaia do Norte), Fortes, Harirama, Passarinho, Vírgilio.
6 - AWANARI:
A nação “AWANARI” é uma nação antiga, muito comum ver pessoas com o sobrenome “HUANARI”, que provém de “gente”. Atualmente os sobrenomes são esses: Abensur, Aguiar (família de Tabatinga), Aguilar, Ahuanare, Ahuanari, Ahuanari, Aimane, Albam, Alcinez, Alencar, Almeida, Alves (Jutaí, Tabatinga e Amaturá), Amacifem, Amorim. Anastacio, Andi, Asipali, Assis (Tabatinga), Auanare, Auanari, Auanarin, Auanario, Auanaris, Auanaryo, Awanare, Awanari, De Aguilar, De Almeida, Huanari, Januário (família do Amazonas).
7 - INUMA:
A nação “INUMA” é uma adaptação da palavra “INUMU”, que provém de “agulha”que em Kokama significa “inumu”. Atualmente os sobrenomes são esses: Babilônia (Tabatinga), Balieiro (Amaturá), Ballejo (Santo Antonio do Içá), Bancho, Banis, Bardalhes, Barros, Bentes, Bento (Amaturá), Bezerra, Braga (Amaturá e Santo Antonio do Içá), Brota, Dávila, De Araujo (Tabatinga), Fabá (família modificada no Alto Solimões), Faba, Hinuma, Inuma, Vento, Paiva, Paredes, Parente, Patricio, Pedrosa, Pedroza, Pena, Penedo, Penha (Tabatinga), Peso, Pinedo, Pinheiro, Pinto, Pipa, Pisco, Pissango (Peruano casado com Kokama em Atalaia do Norte), Plascido, Portilho (Atalaia do Norte), Prisco.
8 – IWARAKI:
A nação “IWARAKI” é uma adaptação da palavra ɨARAKIe de uma versão mais antiga“ɨRARAKI”, que provem de “varar, atravessar uma embarcação de um corpo de água a outro. Atualmente os sobrenomes são esses: Auaraqui, Araqui, Erazo (Tabatinga), Eufrazio (Amaturá), Façanha, Fancho, Faria, Fatama, Felipe, Fermino, Fidelis (Amaturá), Filomeno, Flores (Atalaia do Norte), Franco, Ihuaraqui, Garcia, Germana, Germano, Gomes, Leão, Leon (família modificada na Colômbia).
9 – KANAKIRI:
A nação “KANAKIRI” é uma nação antiga, que provém "dos que fazem fogueira e responsável pela lenha". Atualmente os sobrenomes são esses: Batalha (família modificada no Alto Solimões), Canaquiri, Gean, Huance, Huane, Huanse, Huanuiri, Huarin, Huayta, Icahuate, Icomena (Amaturá), Inácio (Amaturá), Inaquiri, Izuisa, Jaramillo, Jean, Junio (São Paulo de Olivença).
10 – KARITIMARI:
A nação “KARITIMARI”é uma adaptação da nação antiga “KARITɨMA”, que provém de “os que não varrem”, Karitɨma. Atualmente os sobrenomes são esses:Batista (família modificada no Alto Solimões), Caraquia, Caritima, Caritimari, Carvalho (Tonantins), Chaves, Chistama (Tabatinga), Chujutadi (Tabatinga), Chuquival, Gordom, Graça (Tabatinga), Grande, Grandes (Tabatinga e Atalaia do Norte), Guedes (Tabatinga), Karaqui.
11 – KAWAMARI:
A nação “KAWAMARI” é uma adaptação da nação antiga “ɨWAMARI”, que provem “os que cuidam do barranco”. Atualmente os sobrenomes são esses: Caitano, Caetano, Cajueiro (Santo Antonio do Içá e Tabatinga), Carihuassari, Cariuasari, Cartimario, Castimario, Cauamari (família do Alto Solimões), Cauamary, Cauamario, Caumario, Felix (família modificada no Alto Solimões), Kawamario.
12 – KAWASHE:
A nação “KAWASHE” é uma adaptação do antigo “KAWAYATI”, que provém de "que ficam sempre cuidando de longe". Guerreiro. Atualmente os sobrenomes são esses: Cahuache, Cahuachi, Cahuasa, Caldas, Canache, Canvache, Carcere, Cardena, Cartilho, Caruacare, Casado (Tabatinga), Casara, Castilho (família do Alto Solimões), Castillo, Castro (Amaturá), Catique, Cauaça, Cauache, Cauachi, Cauamare, Cauasa (Tabatinga), Cauates, Cavaca, Cavalcante, Chachari, Chanchari, Chauchare, Chauchari, Cuasabe, Cuespan, Fassave, Favache, Vela, Velas (modificado no Alto Solimões), Xanchare.
13 - KUMATA:
A nação “KUMATA” é um antigo, muito comum ver pessoas com o sobrenome “KUMAPA”, que provém de “peneira ou coador”, KUMATA. Atualmente os sobrenomes são esses: Cobos, Coelho, Comapa, Cooper (Kokama com Americano), Coral, Correa (Amaturá e Santo Antonio do Içá), Costa, Couto (Santo Antonio do Içá), Cumapa, Cumata, Da Costa, Dos Santos, Giral, Girão, Santos.
14 – KURIKU:
A nação “KURIKU” é um antigo, que provém de “dinheiro”, KURIKI. Atualmente os sobrenomes são esses: Curica (família modificada no Alto Solimões), Curico, Curicu, Curique, Kurico, Pua, Silvano.
15 – KURINUKI:
A nação “KURINUKI” é um antigo, que provém de "Coruja". Atualmente os sobrenomes são esses: Castelo Branco (Amaturá e Santo Antonio do Ica), Curinuque, Curinuqui, Neves (família modificada no Alto Solimões), Orinoco, Orinuque, Urinuque.
16 – KURITIMA:
A nação “KURITIMA” é um antigo, que provém de “empachado”, KURITIMA. Atualmente os sobrenomes são esses: Clarindo (Casamento entre Kokama e Tiwiru - Peru). Conceição, Coritima, Curitima, Da Conceição.
17 – MAITAWARI:
A nação “MAITAWARI” é uma adaptação do antigo “MAITAWARA”, que provém de “sou espírito”, maitawara. Atualmente os sobrenomes são esses:Lancha, Laranja (Santo Antonio do Içá), Laranjeira, Laurente, Leitão, Leite, Leonardo, Linares (Atalaia do Norte), Linhares, Lomas, Lopes, Lozada, Lucas, Lujan (Tabatinga), Maitahuari, Maitauari, Maytahuari.
18 - MANIWARI:
A nação “MANIWARI” é antiga, muito comum ver pessoas com o sobrenome “MANIHUARI”, que provém de “peixe liso”. Atualmente os sobrenomes são esses: Estrela, Estrella (Kokama com Espanhol), Manauare, Manicuara, Manihuari, Maniuari, Maniwara, Maniware, Martins.
19 – MURAYARI:
A nação “MURAYARI” é uma nação antiga, que provém da “fruta muraiare”. Atualmente os sobrenomes são esses: Alvarez (modificada na Colombia), Marichin (modificada na Colombia), Marin, Marinho (Santo Antonio do Içá e Benjamin Constant), Marite, Marques (Santo Antonio do Içá), Marquez, Martines, Marulanda (Tabatinga e Colombia), Maytahuari, Medina, Melo (Amaturá e Santo Antonio do Içá), Mendes (Santo Antonio do Içá e Benjamin Constant), Menezes (Santo Antonio do Içá), Miller (Kokama com Alemão), Moçambite, Montalvão (São Paulo de Olivença), Montes, Moraes (Tabatinga), Moraiari, Morais, Morales, Moralles (Santo Antonio do Içá), Moreira, Moreno, Mourão, Mozombite, Muraiare, Muraiari, Murayare, Murayari.
20 – MARIKAWA:
A nação “MARIKAWA” é antiga, que provém dos que “fazem abano, rede e etc.”. Atualmente os sobrenomes são esses: Aricaia, Maricagua (família modificada na Colômbia), Maricagua, Maricaua, Moraes (família de Tonantins), Morais, Moreira, Neves (Amaturá), Nilo, Niveira, Nogueira (Amaturá e Santo Antonio do Içá), Nogueira, Noriega, Nube, Nunes (Santo Antonio do Içá), Nunhes, Oliveira (Jutaí), Pereira, Pinto, Prado (Santo Antonio do Içá), Quicube, Rabelo, Ramos, Ramos, Reategue (Kokama com Frances), Reateque, Rego, Seabra.
21 – MANUYAMA:
A nação “MANUYAMA” é antiga, que provém dos que “são madrugadores, que fazem flauta e demais instrumentos musicais de couro”. Atualmente os sobrenomes são esses:Guerreiro, Guerrero (Colombia), Guimarães (Amaturá), Haiden, Hayden, Hilario (Kokama com Caixana), Maca, Macahuachi, Machado (Fonte Boa), Macuiama, Macuyama, Mafra (Santo Antonio do Içá, Amaturá e São Paulo de Olivença), Magalhães (Alto Solimões), Maia, Maita, Malafaia (Amaturá e Santo Antonio do Içá), Maldonado (Kokama da Colombia), Mananita, Manrrique, Manuiama, Manuyama, Mapiama, Marcelo, Mora (modificada na Colômbia).
22 – NAWAPA:
A nação “NAWAPA” é antiga, que provém de um rio no Peru chamado de Nawapa. Atualmente os sobrenomes são esses: Cruz, Da Cruz (mudados por padrinhos não-indígenas no Alto Solimões), Da Silva, Nahuapa, Nauapa, Nuapa, Silva.
23 – PAKAYA:
A nação “PAKAYA” é antigo, atualmente é muito comum ver pessoas dessa nação com o sobrenome “PAYMA” que foi uma adaptação do PAKAYA modificado na ocasião, que provém de “Pacas”. Atualmente os sobrenomes são esses: Barroso (família do Amazonas), Fermin, Fermino, Firmin, Pacaia, Pacaio, Paima, Panduro, Sampaio (família do Alto Solimões), Simão (mudado por padrinhos não-indígenas no Alto Solimões), Vieira.
24 - RARANIAKA:
A nação “RARANIAKA” é uma adaptação antiga “URARAKA”, que provém dos que “cozinhavam”. “Uraraka” em português é “ferver”. Atualmente os sobrenomes são esses: Laranhaga (família modificada no Amazonas), Alaranhaga, Aranhaga, Naranhaga, Raranhaga. Conta a lenda que foi um contato com os Tupinambás que modificou o nome desse clã.
25 – TAMANI:
A nação “TAMANI” é antiga, provém de TAMANU, “tamanduá”. Atualmente os sobrenomes são esses: Talecio, Talexio, Tamabio, Tamaio, Tamane, Tamanho (família modificada no Alto Solimões), Tamani, Tango, Tangoa, Tavares, Tinoco, Torres, Tourinho, Trindade, Tuisima.
26 – TANANTA:
A nação “TANANTA” é antiga, provém de "família GRANDE". “Guerreiros arpoeiros”. Atualmente os sobrenomes são esses:Cordeiro, De Souza (modificada por padrinho), Maciel, Macedo (família do Alto Solimões), Pevas, Souza, Tananta, Tenazoa, Tenazor (Kokama com Ticuna).
27 - TAPAYURI:
A nação “TAPAYURI” é uma adaptação antiga “TAPIAYURU”,provém de BOCA DE INDÍGENA, “Tapɨyayuru”. Todos desse clã tinham a área da boca tatuada fixamente. Atualmente os sobrenomes são esses: De Sá, Freire, Mansão, Monsão, Mosão, Rangel (modificada por patrão no Alto Solimões), Sá, Tapaiuri, Tapayuri.
28 – TAPUYIMA:
A nação “TAPUYIMA” é antiga, provém de “responsável pelas panelas e utensílios de barro”. Atualmente os sobrenomes são esses: De Lima, Ipuchima (família do Alto Solimões), Lima (família modificada por patrão no Alto Solimões), Tapuchima, Tapulima, Tapullima, Tapurima, Tapudima.
29 - TERU:
A nação “TERU” é uma adaptação antiga “TERUTA”, que provém "dos que lavram canoas". Atualmente os sobrenomes são esses: Delson, Dionizio, Ferreira, Telles (família do Alto Solimões), Tello, Telo.
30 – UPARI:
A nação “UPARI” é antiga, que provém de “Sardinha”. Atualmente os sobrenomes são esses: Aparício (modificada por padrinho no Alto Solimões), Apuri, Danta, Dantas, Reis (família de Tabatinga), Upare, Upari.
31 – WAIKAMA:
A nação “WAIKAMA” é antiga, que provém "dos que fazem tecido de palha, tururi, tucum e algodão". Atualmente os sobrenomes são esses: Carmo, Do Carmo, Huaycama, José, Uaicama, Waicama.
32 - WARATAPAI:
A nação “WARATAPAI” é antigo, que provém de “adorno do tio”, “WARATA PAI”. Atualmente os sobrenomes são esses:Huaratapai, Huaratapairo, Waratapai, Waratapay.
33 - WAIMAKARI:
A nação “WAIMAKARI” é uma adaptação antiga “WAYNAKARI”, que provém de “onde estão às mulheres”, “WainaKari”. Atualmente os sobrenomes são esses: Aracari, Aricari, Aricuarima, Gastão, Haimacario, Huaimacario, Huaymacari, Macario, Oaymacario, Pires, Rios (família do Alto Solimões), Roque, Taricuarima, Taricuaryma, Uaimakari, Uainakari, Zangama.
34 – WANAKIRI:
A nação “WANAKIRI” é antigo, que provém "os que cobrem casas e paredes". Atualmente os sobrenomes são esses: Anaquiri (família do Alto Solimões), Anaquiry, Canaquia, Cantaga, Catachunga, Huanaquiri, Manaquiri.
35 - YAIKATE:
A nação “YAIKATE” é uma adaptação antiga de “TSAIKATA”, que provém de “onde estão os meus dentes da frente”, “Tsaikata”. Atualmente os sobrenomes são esses: Aicate, Andrade (família do Alto Solimões), Andrades, Sabino, Servalho, Sevalho, Vilcher, Vilsher, Yaicate, Yaikati, Zaicate.
36 - YAKURI:
A nação “YAKURI” é uma adaptação anntiga “TSAKURITA”, que provém “dos que mastigam”. Atualmente os sobrenomes são esses: Yakury, Zaguri (família do Alto Solimões), Zagury.
37 – YARIKAWA:
A nação “YARIKAWA” é antiga, que provém de "Jaraqui". Atualmente os sobrenomes são esses: Aricaua, Iaricaua, Yaricahua, Yaricaua, Zaricaua.
38 - YAWARKANI:
A nação “YAWARKANI” é uma adaptação antiga “YAWARAKANA”, que provém de "CACHORROS", “Yawarakana”. Atualmente os sobrenomes são esses: Auarcani, Ahuarcani, Iahuarcani, Lopes (família de Tabatinga). Yahuarcani.
39 - YUIMACHI:
A nação “YUIMACHI” é uma adaptação antigo “YUEMACHI”, queprovémde "FERRO", “Yuema”. Atualmente os sobrenomes são esses: Fumachi, Rimachi, Rimate, Soplim (família de Atalaia do Norte), Soplin (família modificada no Peru), Yuimachi.
40 – YUMAITA:
A nação “YUMAITA” é antigo, que provém dos que são “os que correm grandes distâncias”, “mensageiro”. Atualmente os sobrenomes são esses: Brandão, Frazão, Jumbato (família modificada no Alto Solimões), Sumaita, Tsumaita, Yumbato, Zumaita.
41 – YUYARIMA:
A nação “YUYARIMA” é antigo, que provém "dos que fazem veneno para caçar" e se purificar. Atualmente os sobrenomes são esses: Basto (família modificada na Colômbia), Vadid, Valderrama, Valera, Vaneo, Vegara, Vela, Viana, Villar, Wadick, Yaycate, Yuiarima, Zuiarima, Zumba.
42 - SHUNIA:
A nação “SHUNIA” é uma adaptação antiga “USHUNIA”, que provém do "Caferana". Atualmente os sobrenomes são esses: Acuña (modificada por padrinho na Colômbia), Acunha (modificada no Alto Solimões), Acunia, Chunha (família do Alto Solimões), Chunia.
43 - SHUTA:
A nação “SHUTA” é uma adaptação antiga de “YUTA”, que provém "dos que constroem cercados de casas". Atualmente os sobrenomes são esses: Albuquerque (mistura de branco com Kokama), Chota, Mota, Nazario, Pascoal (modificada por padrinho no Alto Solimões).
44 - TSAMIA:
A nação “TSAMIA” (Nação do Cacicado Geral patriarcal) é uma das nações mais antigas do povo Kokama, teve duas grandes variações milenares, “TSAMIRI” e “AMIA”, espalhados por onde hoje compreende o Brasil, Peru e Colômbia, que provém dos vocábulos “tsa” ‘folha’ e “miri” ‘pequeno’. Ou mia, hipótese, “que possível veio da folha”. Acredita-se que o Kokama veio da árvore e que essa nação foram os primeiros homens Kokama tirado da árvore. Atualmente os sobrenomes são esses: Amia, Amias, Bandeira, Basques, Bastos (Amaturá), Do Nascimento, Falcon (modificada na Colômbia), Gama, Gonçalves, Guerra, Isidoro (família do Alto Solimões), Komaina, Lucas, Luciano (modificada no Alto Solimões), Maurício, Miranda (mudadas por padrinhos não-indígenas no Alto Solimões), Moreno (modificada na Colômbia), Nascimento, Padilha, Pucas, Ramires, Ramirez, Ramiro, Reis (Tabatinga, Amaturá, São Paulo de Olivença e Santo Antonio do Içá), Rengifo, Ribeiro, Rodrigues, Romaina, Samia, Samias (família do Alto Solimões), Samires, Samiria, Samiro, Sammp, Sampaio, Sanches (Amaturá), Sanchez (Amaturá), Sandoval, Sangama, Santa, Santana, Santiago, Saquiray (Kokama com Japonês), Saraiva, Sarate, Satiro, Serpa, Serras, Shahuuano, Sias, Silveira (Amaturá), Silviane, Sinarau, Sintras, Soares (Amaturá), Suarez, Taite, Tsamia, Vargas, Vasques, Vasquez.
Esses são 44 as nações Kokama (Kukamɨe-Kukamiria) do Alto Solimões e do Médio Solimões modificado em razão da Colonização. Alguns sobrenomes são específicos de um município de origem. No Peru e na Colômbia existem outros sobrenomes que não estão registrados no Material da Federação TWRK e nem no Movimento do Patriarcado MPKK.
Se um dos pais é branco ou de outra etnia, entra o sobrenome dele ou dela no meu sobrenome como Kokama?
A resposta é “Não”. Não entra e nem se traduz os sobrenomes que não estão no PROTOCOLO DE RECONHECIMENTO ÉTNICO, DE CONSULTA E CONSENTIMENTO DO POVO INDÍGENA KUKAMɨE-KUKAMIRIA (KOKAMA) aprovado em 26/08/2017, na Assembléia Geral do Povo Kokama realizado no Município de Tabatinga-AM.
Exigimos que o governo reconhecesse nossa identidade e reconhecimento indígena Kukamɨe-Kukamiria originadas das nações que atualmente são os sobrenomes que confirma a nossa linhagem, através da autodeclaração acompanhada da hetero-identificação da Comunidade de origem ou declaração/atestado do Cacicado dos diversos níveis da hierarquia tradicional.
AVALIAÇÃO DA AULA Nº 03:
1. Escreva seu nome completo em Kokama, traduzindo em Kokama seu nome e encontrando sua NAÇÃO.
_____________________________________
Até a próxima! Iniaparari!
Ainan ta! Obrigado!!!
Prowetsuru Tsamia. Professor Samias.
_____________________________________
PROIBIDA A REPRODUÇÃO SEM AUTORIZAÇÃO.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AOS FALANTES MATERNOS DE TABATINGA-AM E AO PATRIARCA CACIQUE GERAL KOKAMA.
WhatsApp: (97) 984226119
E-mail: edney_cunha@hotmail.com
© BY EDNEY SAMIAS - 2021.
MOVIMENTO SOCIAL DO PATRIARCADO CACICADO GERAL DO POVO INDIGENA KOKAMA DO BRASIL - MPKK
CNPJ 47.811.650/0001-80

54 comentários:

  1. Brigado prowetsuru muito bom os ensinamentos apreder nossa legua materna por aprender meu nome em kokama e meu clam temos que aprender muito mais primos e primas e aprender vale a pena brigado patriarca DEUS abençoe com saúde ea sua familia e proteja de tudo mal

    ResponderExcluir
  2. Obrigado prowetsuru, está sendo muito importante saber a nossa verdadeira origem, a nossa história tudo isso é um tesouro até então desconhecido! Está valendo muito a pena toda essa aprendizagem.! Deus continue abençoando à todos nós!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado prowetsuru por mais uma aula cada vez conheço meu ser interior minha origem meu eu.

    ResponderExcluir
  5. Presente.
    Agora eu aprendi qual é o meu clã, Guimaraes pertence ao clã Manuyama e Aparício é Upari.
    Awitse.

    ResponderExcluir
  6. Presente: Cleidson dos Santos Pinto
    Aldeia: São José
    Tonantins-Am

    ResponderExcluir
  7. Marivaldo Nazario (Aldeia Muria TNT) presença na aula 03,01e02. Vilma Ramos Braga e Elieze Anaquiri

    ResponderExcluir
  8. Rosinete da cruz Ramos
    Com:igarapé do manaca
    TNT
    Aula:03

    ResponderExcluir
  9. Rosinete da cruz Ramos
    Com:igarapé do manaca
    TNT
    Aula:03

    ResponderExcluir
  10. Bom dia prowetsuru Edney estou grato por está participando desse curso esse curso está sendo muito gratificante pra mim,decobri que meu clã é Shuta e gostei mmuito.

    ResponderExcluir
  11. Ta chira:Kajiri Mijiri shunia
    Penjamin Kuntstantinka
    Presença

    ResponderExcluir
  12. Frequência: Cleidson dos Santos Pinto
    Aldeia:São José
    Tonantins- Am

    ResponderExcluir
  13. Martsirene🙋‍♀️
    Muito boa aula!

    ResponderExcluir
  14. Era tsa karuka! Prowetsuru, este assunto foi essencial para resolução do exercício.
    Marleide Muca de Souza
    Nome: Mareitiri Tananta
    Clã:Tananta

    ResponderExcluir
  15. Olha só Arirama vem do Pato agulha, Jaquison Arirama então meu clã é Pato agulha

    ResponderExcluir
  16. Altemilton da silva Santos aldeia Santa Cruz presente

    ResponderExcluir
  17. Aluno Francimar braz Martins presente na aula n3

    ResponderExcluir
  18. Aluno Francimar braz Martins presente na aula n3

    ResponderExcluir
  19. Aluno Francimar braz Martins presente na aula n3

    ResponderExcluir
  20. Francimar braz Martins presente na aula n3

    ResponderExcluir
  21. Francimar braz Martins presente na aula n3

    ResponderExcluir
  22. Francimar braz Martins presente na aula n3

    ResponderExcluir
  23. Presente da aluna didiane pinto tananta da aldeia santa cruz

    ResponderExcluir
  24. Gercival santos pacaio presente na aula n3 na aldeia santa cruz tnt

    ResponderExcluir
  25. Daniel Ramos Braga presente aldeia muria

    ResponderExcluir
  26. Tsa chira Maria Esther Dos Anjos Almeida (Maria Itstiri achu awanari)ritama Boara de cima Teweka-am.Presente!

    ResponderExcluir
  27. Super feliz com todas as aulas tsa chira Maria Itstiri achu awanari (Maria Esther Dos Anjos Almeida)ritama Boara de cima Teweka-am.

    ResponderExcluir
  28. Maria watima shuta aldeia Muria tonantins

    ResponderExcluir
  29. Ozeneide Fernandes Ramos tnt estava presente na aula número 03

    ResponderExcluir
  30. Frequência:Veriane Medeiros Martins
    Jacivane Martins Nascimento
    Aldeia: São José
    Tonantins-AM
    Frequência:Laiane Pinto Araújo
    Oslevaldo Miranda dos Santos
    Aldeia: Novo Israel
    Tonantins-AM

    ResponderExcluir
  31. Presente da aula n.3.cursista:Rosano Alves... aldeia: santa cruz...TNT..

    ResponderExcluir
  32. Aula número 03
    Aldeia Novo Israel
    Tonantins-AM
    Alto Solimões
    Frequência: Valtino Maricaua Filho, conselho local Valtino Maricaua,Ana Flávia Pinto Rameris, Valdemir dos Santos Maricaua, Valter Pinto Ramiris, Franciney Lima da Rocha, Juliano Anaquiri Inhuma.

    ResponderExcluir
  33. Presente, sou professor João Lúcio Cabral de Oliveira da comunidade ukatapuia, cacique Levi, sou ARINKA.

    ResponderExcluir
  34. João Lúcio C. de Oliveira.24 de março de 2021 às 10:34

    Muito bom gostaria de me matricular neste curso.

    ResponderExcluir
  35. João Lúcio Oliveira24 de março de 2021 às 10:37

    KUÃN ARINKA

    ResponderExcluir
  36. Meu nome é Kuan Rutsiu
    Meu clã é ARINKA fazedores de pulseiras.

    ResponderExcluir
  37. Jaquison Arirama e Valdelina dos Santos da aldeia Santa Cruz município de Tonantins estão presente na aula 03

    ResponderExcluir
  38. Márcio salves presente na aula n3 aldeia santa cruz tnt

    ResponderExcluir
  39. Janeani Dos Santos Cobos com:igarapé do Manaca TNT

    ResponderExcluir
  40. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  41. Yawarkani é hoje o sobrenome CARVALHO.
    Awanari é hoje o sobrenome JANUARIO.

    ResponderExcluir
  42. Fiquei muito feliz em encontrar o Clã do meu Bisavô,ele era Peruano,pai da minha avó paterno e o Clã do meu avô paterno.

    ResponderExcluir

Maniatipa na Chira?