Aula nº 18: domingo, 28 de fevereiro de 2021.
Exemplificando os Advérbios em Língua Kokama:
Como sabemos agora os advérbios são palavras que modificam um verbo, um adjetivo ou outro advérbio. Os advérbios são flexionados em grau comparativo e grau superlativo. Os advérbios são divididos em: modo, intensidade, lugar, tempo, negação, afirmação e dúvida.
A cada instante (Ikikume): ɨwachin kape ikikume. Ele que tem diarréia defeca a cada instante.
Agora, agorinha, em alguns minutos, agora mesmo (ikumenan - Variante, ikuminan): Ikumenan tsa y+upunita marawe y+aukiutsu. Agorinha mesmo vou começar fazer um abano.
Agora; atualmente; nos últimos tempos (Aipuka): ɨmɨnan y+aparachipura aipuka ukaimapa. Na atualidade as danças antigas tem se perdido. ɨmɨna tɨma tsa ikua ey+u mɨrɨtipuratsuri, aipukaturai tsa tseta ey+uai. Antes não sabia comer buriti, mas agora já gosto (Literalmente, agora sim quero comer).
Alto; acima; objeto que está no alto (ɨwati): Tana umi ɨwata ɨwatin. Vemos uma colina muito alto. Mɨrɨti iy+a ɨwati. O fruto do buriti está alto. Miy+ara y+uti wachikuwa ɨwati ɨwɨrari. O macaco está pendurado no alto da árvore.
Amanhã (kamutuni - Variante, kantun [kandun]): Kamutuni rana y+uti ikiaka. Amanhã estarão aquí. Kamutuni na kupe ta kukuara. Amanhã você vai plantar em minha roça.
Anteontem (ikuatsɨma): Ta mirikuapura ikuatsɨma icharitaikua. Minha esposa me deixou anteontem.
Antes (anan): Anan mui karutan y+apana tsatsatsɨmawa. Antes que a cobra o morda, foi correndo gritando. Y+apai ini erutsu ipia anan awanu tawarin. Vamos levar a lenha antes que as pessoas peguem.
Antigamente; antes (ɨmɨnua - Variante, ɨmɨna): Y+aepenan tsa amui kakɨrɨ ɨmɨnua. Antigamente viveu aqui meu avô. Tɨma ra ikua kuatiaraka, ɨmɨna tɨma ikuachiruka ra utsuikua. Não sabe escrever porque não foi a escola antes.
Apenas; escassamente; dificilmente (kuy+anan): Ta taɨra utsari umanu kuy+anan ta tsenu ra kumitsa. Meu filho já vai morrer, apenas escuto o que ele fala. Tsa tsitsatse tsawepautsu kuy+anan tsa umi awa. Minha vista se opaca (embaça), apenas vejo gente.
Aqui, lugar próximo (ikiaka): Contem os morfemas “ikia” e “-ka”. Termo usado pelos homens. Ikiaka ta umanu utsu. Aqui eu vou morrer.
Aquí; lugar próximo (ajanka): Contem os morfemas “ajan” e “-ka”. Termo usado pelas mulheres. Ajanka tsa umanu utsu. Aqui eu vou morrer.
Assim; similar; parecido (Ajamia): Y+auki urutsa ajamia. Faz a flauta de vários canos similar a este (segue este modelo). Tsani etse, ajamia na kumitsa. Me imita, fale assim como eu.
Atual; atualidade (Aipukatun): Aipukatun kunuminu tɨma ikua maniawa ɨmɨnan awanu kakɨrɨtsuri. Os jovens destes tempos não sabem como viviam a gente de antes (do passado). Aipukatun ritama ini tuitsa mainani. Nossa autoridade cuida da comunidade atual (fundada recentemente).
Baixo; debaixo; embaixo (wɨrɨ - variante, ukukin; uy+upe; tuy+uka arɨwa): Y+ukuchi pamutan wɨrɨ tsa erata ey+un. Debaixo da panela boca para baixo (virada) guardo a comida. Y+ura wɨrɨ emete atawari tey+upa. Debaixo do piso (de paxiúba) tem um ninho de galinha. Inu pɨtakana kuriki wɨrɨ. Talvez o dinheiro esteja debaixo de seus pés.
Cedo pela manhã (ɨpɨtsaka): Ukɨrɨtsui tsa ipama ɨpɨtsaka. Me levanto cedo depois de dormir. Y+astin emete tupaka, y+a uwekaka karuka y+ai ɨpɨtsaka. Onde tem libélula voam pela tarde, também pela manhã.
Claro; claridade (kanatan): ɨpɨpe uni kanatankuara tuyuka katupe. A terra aparece dentro da água clara (no fundo).
De imediato; imediatamente; alerta; rápido (uchiki): Ipira kakɨrɨn uchiki na pichitai. Limpa esse peixe fresco (destripa) de inmediato. Kuin mutsana uchiki na kuratai. Ingeri esse remédio imediatamente.
De verdade; certamente; também pode funcionar como intensificador (aitsemeka): Aitsemeka ipira mama kakɨrɨ paranakuara. De verdade, a sereia vive dentro do rio. Aitsemekataka y+a chitsaripa Kukamɨe kumitsa. Talvez seja certo que se esqueceu de falar Kokama.
Demorar (tapiara): Tsa tapiarui kukuara kupeari. Demorei muito plantando minha roça.
Depois de algo; depois de alguém; mais tarde (tsapapɨrɨ): Rana atsɨrɨka tsapapɨrɨ. Eles baixaram pelo rio mais tarde. Y+a ey+u tsakapɨrɨ y+a utsu. Ele come e depois vai embora. Westatsui awanu uchimapa tsakapɨrɨ tsa iriwa utsu. Depois que saem toda a gente da festa vou voltar.
Depois de amanhã (yamua kuema): Y+amua kuema tsa kauki nautsa. Depois de amanhã eu vou te esperar.
Detrás de algo; atrás de alguém; ficou para trás (tsakapɨrɨ -Variante, tsapakɨrɨ): Tsakapɨrɨ ukuarin y+uriti. Ficou para trás o cansado. Waina kukuara utsun tsakapɨrɨ y+a mɨma chikuaratutsu. A mulher que vai a sua roca, detrás segue sua cria (seu cachorro). Niapitsara ɨwɨra tsapapɨrɨ. O homem está detrás da árvore.
Distante; Estar longe (amutse): Tsa uka amutsetsuri. Minha casa estava longe. Ra amutseka petsui ɨwɨratikuara ra chikaritsen ra ay+an arawata. Ele se distancia do caminho dentro da floresta para buscar seu macaco barrigudo.
E este; E este então; aquilo (ikiantsera): forma masculina utilizada para designar o que está perto da pessoa que fala ou sinaliza. Ikiantsera, tɨma na tseta erutsura namuki? E este então não quer levar contigo?
Em cima; sobre; acima (arɨwa): ɨwɨra arɨwa inu y+apɨkanpu inu umiai. Depois que se sentar encima do pau vai observar (ver). Pukatuanu y+a erura ararɨwaka.Traz as tartarugas uma sobre a outra.
Em vão; por gosto (iy+ati): Tɨma tsa ey+u kɨma, iy+ati na y+umiy+ui. Não como goiaba, me dar em vão. Iy+ati ini mainani akaiwa, mainu munapai. Por gosto protegemos o nosso cedro, pois os mestiços nos roubam. Tsa y+apanui iy+ati tɨma tsa y+apichika y+aui. Eu corri em vão, mas não tenho alcançado (não consegui alcançar).
Enquanto; durante; no entanto (arɨwa): Tem esta interpretação quando modifica um verbo. Na uri ikiaka, na ukɨrɨ arɨwa rana ey+untsui ene. Venha cá para que não te comam enquanto dorme. Y+atsukari y+a arɨwa y+ai tapɨy+atua ay+a y+atutsuri. Enquanto (o homem) estava banhando, o selvagem flechou também.
Estar atrasado; chegar tarde demais (tapiara): Tsa Mena tapiarui, tɨma y+utsui kamatatupaka. Meu marido esta atrasado, não foi trabalhar. Tsa tapiarapaikua wapuru ichari tsaui. Porque eu cheguei muito tarde e por isso me deixou a lancha.
Este/ esta; esse/essa; desse/dessa; deste/desta; isto/isso (ajan): usado somente no discurso feminino para expressar proximidade, tomando como referencia o falante. Tem duas funções principais: como pronome demonstrativo que pode substituir uma frase nominal e como modificadora de nome ao que precede. Também se usa para encher pausas: Y+aepe, tsa tsenu ajan y+awaranui. Então, escutei esses cachorros. Ajanpu na y+auki ey+un. Com isso faz a comida. Ai ini amatsɨka upata kuatiaraka kumitsana ajan kuarariankuara. Nós já chegamos a terminar de escrever as palavras dentro deste caderno. Ajan puna na y+umi tsa chikaritsen inamu. Me dar esta arma para eu buscar macucauá (inhambu).
Forte; ser forte (eretse): que é de grande intensidade, pode ser um fenômeno, pode aplicar também para chuva, vento , etc. Também se aplica para as pessoas que falam forte (alto volume). Ipu eretsen ɨtsɨtaka etse. O som forte me assusta.
Fortemente; força (eretse): Upatun ini kumitsata eretse. Ao surdo falamos fortemente. Amana uri eretse. A chuva vem forte com força. Tupa upuka eretse. O trovão venta fortement.
Freqüentemente; freqüência (ikikume - Variante, ikukume): Ikikume mainu aya iwatsu ini ɨpatsukuara. Freqüentemente os mestiços pegam pirarucu dentro de nosso lago. ɨwachin ikikume y+a kape. Ele que tem diarréia defeca com freqüência.
Hoje (ikun): Ra kumitsa: “ikun tsa tsapuki yutsu.” Ele disse: “hoje eu vou chamar.”
Lá (y+ukaka): termo masculino. Y+ukaka ta mama uriari. Lá está vindo minha mãe. Kutse chitsari ra kurikiui yukaka. José esqueceu seu dinheiro lá.
Lá (yukunka): termo usado pelas mulheres. Y+ukunka tsa mama uriari. Lá está vindo minha mãe. Kutse chitsari ya kurikiui yukunka. José esqueceu seu dinheiro lá.
Lá; por lá (kuinka - Variante, kuika): Termo feminino. Etse kakɨrɨ kuikarupe. Vivo por lá. Kuika tsa utsui. Eu tenho ido lá.
Lento; devagar (y+anuki): Y+anuki na chikuarata etse tsakapɨrɨ. Devagar, eu sigo depois. Etse ey+u y+anuki. Eu como devagar.
Longe da margem de um corpo de água com direção a floresta primaria; ao centro do mato (kawa): Distante da margem com direção ao rio é chamado de mɨtɨrɨ. ɨwɨratikuara wepe ɨpatsu kawarupe. Existe um lago no centro da floresta (longe da margem do rio). Kawarupe inu warikata iwatsupura pɨtsɨkakamira. Eles sobem o pirarucu longe até o centro da floresta para esquartejá-lo. Tsa papa y+auki ku, kawa tuy+uka ɨwatinari. Meu pai faz a roça no centro pela restinga.
Longe; longa distancia (Amutse): Amutsetsui ini mui umi. A cobra nos vê desde longe (longa distancia). Era amutse ta kakɨrɨ. Eu vivo bem longe.
Muito; excesso; demasiado (Aitseme): Ganha intensidade com o morfema ligado “–nan”. Termo usado na língua Kokamiria, em Kokama se diz: ukuatseme. Aitseme tsa y+amachi. Estou muito faminta. Aitsemenan tsa ukuaripa. Estou muito cansada.
Muito; bastante (chita): Emete chita kɨwapura ajan atawari. Existem bastantes piolhos nesta galinha.
Muito; bastante (era): Era y+a tsewekapura tɨta nua y+a ey+uikua. Sua barriga está muito estirada porque tem comido bastante.
Muito; demasiado; demais (uriaka): Uriaka ra kumitsa. Fala por demais assim. Uriaka na y+atɨrɨta ipiraui. Você tem juntado peixe demais.
Muito; excesso; empestado; demasiado (ukuatseme): Amana ukuatseme uwarin pururuka tuyuka. A chuva que cai em excesso alaga a terra. Tsa tseweka tɨta ukuatseme tsa ey+ui. Minha barriga está cheia, comi muito. Mishu kuaruka ukuatseme tsaun. A urina do gato infecta demasiado (empesta).
Na frente de alguém; na frente de algo, adiante de algo; adiante de alguém (ɨatira - Variante, ɨy+atira): Waina ɨatɨra niapitsara y+uti. Adiante da mulher está o homem.
Ontem (ikuachi): Ikuachin kuarachi. O dia de ontem. Ikuachi tsa y+awachimikua. Ontem eu cheguei.
Outra vez; novamente (tupapenan): Rana utsutsuri tupapenan Erantupaka. Eles foram a Iranduba outra vez. Tupapenan y+a iriwakatsuri y+a kakɨrɨ tupaka. Ele regressa outra vez ao lugar onde vivia (morava).
Pois está aqui; justo aqui (Ajamatsera): forma feminina. Ajamatsera y+a pɨtachiru. Justo aqui está sua panela.
Por aqui; por este lado; por este lugar; até aqui; está aqui (ikiakati): Contem os morfemas “ikia” e “–kati”. Na taɨra ukaima ikiakati ra y+utiu. Teu filho perdido está aqui.
Pouco; de pouquinho (aitsewanan - Variante, aichuwanan): Neste caso, o morfema ligado “-nan” não é opcional como no caso de “aitseme”que significa“muito”, porque “aitsewa” significa “débil”. Tɨma na kurata nua, aitsewanan y+apura. Não tome muito, porque tem pouca (bebida). Aitsewanan y+a kumitsa. Ele/Ela fala pouco (é tímido/ tímida).
Primeiro (ɨatira): Ajan marawe ɨatira tsa y+aukitsuri. Este abano eu fiz primeiro.
Próximo; ao redor; perto (Ajamia - Variante,amiy+a): Contém os morfemas “ajan” mais o morfema ligado “mia”. Tɨma amutse penukatsuriai, ajamianan. Não estávamos tão longe de nossa casa, estávamos tão perto.
rápido; apressado (ipurapani [ipurpani] - Variante, ɨpɨrapani): Y+apai ipurpani, inu kaukiari. Vamos rápido, estão nos esperando. Wapuru y+ay+akati ipurpani. Rápido navegou a lancha.
Recém; recentemente, faz poucos minutos, faz muito pouco (ikumenan): Ikumenan tsa ey+upui. Recém acabei de comer.
Repetidamente; varias vezes (ikumikanan): Ikumikanan may+uru inupa mui y+akɨ. O cacique bateu na cabeça da cobra varias vezes.
Ser miúdo; amiudar; pequenininho; picar; de tamanho diminuído, por exemplo, a cebola para tempero da comida (miminiu): Em dialeto solimõesense se diz: picado, picadinho. Atawari kɨwa miminiu. O piolho da galinha é miúdo. Turichi na kuitaka miminiu. Corta o coentro bem pequenininho.
Ser muito; aumentar (chita): Kukamɨe kakɨrɨ chita ritamakuara. Os Kokama vivem em muitas comunidades. Y+ay+akatirupe chitanpura Kukamɨe na rana kumitsa. Existem bastante Kokama lá por cima, assim me disseram.
Tardar; tarde (tapiara): Tsa memɨra kunia iriwa tapiara ikuatupatsui. Minha filha volta tarde do colégio.
Todos (upi): Upi wata ipirakua uchima Tsurimue. Todos os anos saem à piracema no Solimões.
Ultimamente; recém; recentemente (ikuruma): Ikuruma rana erutsu aikuanui mutsanakatupaka. Ultimamente levaram um doente ao hospital (lugar onde curam). Ikuruma tsa mɨmara atawari y+uti. Ultimamente estive criando galinhas. Tsa umi natsuri ikuruma y+awachiman. Eu te vi recém quando havia chegado.
Verdade (aitsemeka –Variante, aitsimika): Ai kumitsui aitsemeka. Ela disse a verdade (Literalmente o que disse é correto, é certo). Aitsemekataka y+a kumitsa. Talvez disse a verdade.
Verdadeiro; original (aitsemekatun): Kukamɨe aitsemekatun ini kumitsa. O Kokama é a nossa verdadeira língua (língua originaria).
Vez; uma vez mais; de novo (uy+ari): Nania riruakana uy+arika ria rana ay+uka rapura. Disse uma vez que desta maneira, seus irmãos o bateram de novo
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Exercício da aula número 18:
1. Como se escreve a palavra “antigamente” em Kokama?
2. Traduza: anteontem, ontem, hoje, amanhã e depois de amanhã.
3. Tente escrever uma frase que contenha “demorar” em Kokama?
4. O que é “piracema” em Kokama?
5. Como digo em Kokama: “o piolho da galinha é miúdo?”
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Até a próxima! Iniaparari!
Ainan ta! Obrigado!!!
Prowetsuru Tsamia. Professor Samias.
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© BY EDNEY SAMIAS - 2021.
Presente Joice Padilha Dos Santos (Tonantins) 🙋
ResponderExcluirTodas as aulas estão sendo maravilhosa Prowetsuru
ResponderExcluirMaria Itirini-RITAMAKUARA MURIAKA
Kane Kritsia awanari tananta ritama Awarantika. Presente
ResponderExcluirMuito bom aprender a nossa língua materna.
ResponderExcluirValcidheice Alves Pereira aldeia Boara de Cima Tefé
ResponderExcluirMaria Esther dos Anjos Almeida Aldeia BOARA DE CIMA Tefé
Estamos atentas a aula, e nos esforçando para aprender cada dia mais!!!!
ResponderExcluirTa chira:KAJIRI MIJIRI SHUNIA
ResponderExcluirRitama:PEN+AMIN KUNTSTANTKA
Presença aula número18
Cada vez mergulhamos a fundo na nossa língua. Tão importante é interessante, quanto mais conhecemos parace nos encorajamos, passo a imaginar como se tivesse vivenciado com meus avós, minhas tias q só falavam a língua materna.tive o prazer ainda de conhece-las. Tenho orgulho e bater no peito e dizer " sou kokama sim!".
ResponderExcluirAlcemir Cobos Aldeia Igarapé do Manaca Tnt.
ResponderExcluirOzeneide Fernandes Ramos tnt estava presente na aula número 18
ResponderExcluirOzeneide Fernandes Ramos tnt estava presente na aula número 18
ResponderExcluirArlos Maricaua Pereira
ResponderExcluirmaria Aguilar Carvalho aldeia Muria tnt
ResponderExcluirAULA NÚMERO 18
maria Aguilar Carvalho aldeia Muria tnt
ResponderExcluirAULA NÚMERO 18
TACHIRA: PRUTENTSIU
ResponderExcluirRITAMA:TSAO PAURU URIWENTSAKA
PRESENTE
TA CHIRA PRUTENTSIU
ResponderExcluirRITAMA: TSAO PAURU URIWENTSAKA
PRESENTE
Jauva gomes presente na aula 18
ResponderExcluirEra tsa karuka! Prowtsuru passando marcar minha presença na aula de hoje com assunto exemplificando advérbios em kokama, assunto muito proveitoso para aquisição de mais conhecimento em nossa língua.
ResponderExcluirNeuza Rodrigues Nunes Carvalho Tonantins presente
ResponderExcluirAlan Virgilio - Comunidade Kokama de Tabatinga-AM
ResponderExcluirPresente! Alexsandro - Tabatinga/AM
ResponderExcluirMarivaldo Nazario Aldeia Muria TNT presente, aula número 18
ResponderExcluirSimão Pedro Pereira Curico
ResponderExcluirComunidade Nova Aliança
Município de Benjamin Constant
Antônio Nazário Filho Aldeia muria presente (tnt).
ResponderExcluirAldeia muria tonantins
ResponderExcluirIvonete
Raimundo
Valcinei
Marinalva
Genilson
Alzinete
aluno Márcio luis da silva
ResponderExcluirkomama martsiu ruitsi nawapa comunidade indígena nova aliança bc
Aldair Arirama Rodrigues
ResponderExcluiraldeia de Muria-Tonantins
Mateus Arirama Rodrigues
ResponderExcluiraldeia de Muria-Tonantins
Alvinete Cornélio Arirama
ResponderExcluiraldeia de Muria-Tonantins
Ilziomara Arirama Nazário
ResponderExcluiraldeia de Muria-Tonantins
Joel Torres Marca-Presente
ResponderExcluirRitamakuara:Nova Aliança
Joel Torres Marca-Presente
ResponderExcluirRitamakuara:Nova Aliança
Oziel Carvalho Arirama
ResponderExcluiraldeia Síria-Jutaí
Alcidane Arirama Rodrigues
ResponderExcluiraldeia Muria-Tonantins
Aluno, Francimar Braz Martins ea aluna Didiane Pinto Tananta presente da aldeia santa cruz
ResponderExcluirLuiz Maqnuel Pacaio Tananta
ResponderExcluirIsaque Fernnando Pacaio Tananta
RITAMAKUARA: Nova Aliança/BC
Presente da aula 18 Cursista:Rosano Alves...
ResponderExcluirGercival presente na aula 18.....
ResponderExcluirFrequência: Cleidson dos Santos Pinto
ResponderExcluirVeriane Medeiros Martins
Aldeia: São José
Tonantins-AM
Alexander presente na aula n18.alice cezarino aldeia santa cruz tonantins am.
ResponderExcluirKatsiene Kumata'
ResponderExcluirAldeia Bom Ramal 2
Nome: Francy Hudson
ResponderExcluirCacique dá Aldeia Pajurá Maniquara
Localizada na AM 070 Manoel urbano quilômetro 42 nome indígena ( Ikuan )
Tsa chira: Martsirene!
ResponderExcluirRitama: Tapɨy+a Kukamɨe ɨwata Tsantuka
Tsao Pauru Uriwentsaka-Amay+unuka.
🙋♀️
Jaquison Arirama e Valdelina dos estão presente na aula de hoje. Aldeia Santa Cruz município de Tonantins
ResponderExcluirMárcio salves presente na aula n18 aldeia santa cruz tnt
ResponderExcluirAltemilton da silva Santos aldeia Santa Cruz tnt presente na aula n18
ResponderExcluirPresente tsa chira Tarita yachukarin awanari 🙋♀️😊
ResponderExcluirJaneani dos santos Cobos
ResponderExcluirComunidade igarapé do Manaca-Tonantins