domingo, 14 de fevereiro de 2021

NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DO CACIQUE CRISTOVÃO CORDEIRO DO POVO KOKAMA DE TEFÉ-AM, 14 DE FEVEREIRO DE 2021.

NOTA DE PESAR
Tabatinga-AM (Tawa tini), 14 de fevereiro de 2021.
CACIQUE CRISTÓVAO CORDEIRO KOKAMA
(TEFÉ-AM)
É com imenso pesar que o Movimento Social do Patriarcado Cacicado Geral do Povo Kokama – MPKK, em conjunto com a Organização Geral dos Caciques das Comunidades do Povo Kokama – OGCCIPK e da Federação Indígena do Povo Kukamɨe-Kukamiria do Brasil, Peru e Colombia – TWRK, MANIFESTAMOS O MAIS PROFUNDO SENTIMENTOS pelo falecimento do Grande Guerreiro Líder Sr. Cristovão Cordeiro, indígena do Povo Kokama, Cacique da aldeia Kokama Barreira da Missão de Baixo, no município de Tefé-AM.
O Cacique Cristovão Cordeiro Kokama foi uma expressiva liderança, articulada e com boas relações com os comunitários, com lideranças das aldeias dos municípios de Tefé-AM e demais simpatizantes do movimento indígena. Era um homem receptivo, animado e acolhedor com todos e todas.
Ao longo de sua trajetória de vida somou junto a tantas outras lideranças do movimento indígena na defesa e garantia dos direitos dos povos indígenas da região de Tefé-AM e melhorias para a Aldeia Kokama Barreira da Missão de Baixo.
Todas as pessoas que o conheciam pessoalmente falavam de sua alegria e brincadeiras nas idas das lutas diárias em defesa do território, ele trazia ânimo para nossa caminhada indigenista. Relatam-nos que ele tinha um olhar carinhoso e cuidadoso com o próximo, acreditava que os povos indígenas poderiam ter suas vozes, vez e lugar nos espaços de decisões diante da sociedade não indígena. E muito valor ao povo Kokama.
Agora, ele volta para a grande Aldeia Kokama ancestral com a missão cumprida!!! Obrigado cacique Cristóvão!!! O seu legado, sua história será sempre lembrada por aqueles e aquelas que conviveram e participaram de sua vida. Vamos continuar a sua luta!!
Agradecemos sua honrosa contribuição como grande líder tradicional, um Cacique, um governante tradicional de nosso povo Kokama, acima de tudo sua governança era a defesa da vida, da língua Kokama e da Terra demarcada. Sua luta é nossa luta!!!
Solidariedade a Aldeia Kokama Barreira da Missão de Baixo, nessa hora é hora de união e fraternidade. Luta coletiva e um povo Kokama mais unidos e mais fortes!!!
Temos certeza que ganhamos mais uma grande força no plano ancestral Kokama, junto com os grandes líderes tradicionais Kokama guerreiros milenares!!!
Assinam os líderes Kokama:
EDNEY DA CUNHA SAMIAS – PATRIARCA CACIQUE GERAL - MOVIMENTO SOCIAL DO PATRIARCADO CACICADO GERAL DO POVO INDÍGENA KOKAMA DO BRASIL – MPKK. SEDE E FORO TABATINGA-AM.
ELADIO RODRIGUES CURICO – PRESIDENTE – ORGANIZAÇÃO GERAL DOS CACIQUES DAS COMUNIDADES INDÍGENAS DO POVO KOKAMA –OGCCIPK. SEDE E FORO TABATINGA-AM.
GLADES RODRIGUES RAMIRES – PRESIDENTE – FEDERAÇÃO INDÍGENA DO POVO KUKAMƗ-KUKAMIRIA DO BRASIL, PERU E COLOMBIA, Tapɨya Weteratsun Ritamakuara Kukamɨ-Kukamiria Pray+iuka, Peruka riai Kurumpiaka – TWRK. SEDE E FORO TABATINGA-AM.
“Nesse tempo de pandemia, desde o inicio do Covid-19 no Amazonas em 2020, com o falecimento do Cacique Cristóvão Cordeiro até a data de hoje chegamos ao número 94 Kokama falecidos. Sendo 99,5% das mortes, a causa foi o Covid-19!”.
O povo Kokama SENTE ESSAS PERDAS. Estamos sofrendo muito todas as perdas, pois perdemos bibiotecas vivas de nosso povo, que estão levando com eles nossos conhecimentos milenares e nossa língua Kokama. Estamos de LUTO!!!
------------------
POVO KOKAMA DE LUTO!!!
#LUTOKOKAMA
#KOKAMACONTRAOCOVID19

Um comentário:

  1. Meus sentimos à todos os familiares do cacique Cristóvão Cordeiro por essa grande perda e a todos que perderam seus entes queridos, nossos parentes kokama que tiveram suas vidas ceifadas pelo covid 19.

    ResponderExcluir

Maniatipa na Chira?