domingo, 25 de abril de 2021

NOTA DE APOIO AO POVO INDÍGENA KOKAMA SOBRE A AUTODEMARCAÇÃO DA TERRA INDÍGENA PORTO PRAIA DE BAIXO, TEFÉ, AMAZONAS.

A FEDERAÇÃO INDÍGENA DO POVO KUKAMɨ-KUKAMIRIA DO BRASIL, PERU E COLOMBIA – TWRK, ORGANIZAÇÃO GERAL DOS CACIQUES DAS COMUNIDADES INDÍGENAS DO POVO KOKAMA – OGCCIPK e o MOVIMENTO SOCIAL DO PATRAIRCADO CACICADO GERAL DO POVO INDÍGENA KOKAMA – MPKK manifestam seu total apoio, solidariedade e firme base ao POVO INDÍGENA KOKAMA DA ALDEIA PORTO PRAIA, MUNICÍPIO DE TEFÉ, de iniciar o processo de Autodemarcação da Terra Indígena da qual habitam com persistência na defesa de seus direitos territoriais de povos originários.
A Terra Indígena Porto Praia de Baixo é localizado as margens do Rio Solimões, no Município de Tefé-AM.
O povo Kokama habita milenarmente toda a Amazônia. Desde 2002 que os moradores indígenas (Kokama e Ticuna) vêm lutando na tentativa de demarcação desse território que hoje é habitado/ocupado por 400 pessoas, que por sua autonomia iniciaram o processo desse reconhecimento de Terra indígena.
Denunciamos ao MPF que a Terra Indígena Porto Praia de Baixo em Tefé, vem sofrendo invasões, pescadores ilegais, madeireiros, caçadores, coletores, dragas que retiram seixos e outros minerais, conflitos de terras com os que dizem serem posseiros não indígenas, das depredações de recursos naturais e destruição da biodiversidade. E pedimos socorro ao MPF que são de acordo com CF 88 nossos guardiões. O povo indígena Kokama e Ticuna da aldeia Porto Praia de Baixo precisa de ajuda.
Os Movimentos Kokama manifestam sua solidariedade e firme apoio ao povo KOKAMA em sua persistência na defesa da Memória ancestral, de seus direitos e de seu território tradicionalmente habitado. Onde os moradores da Terra Indígena Porto Praia de Baixo afirmam: “Não queremos causar conflitos com ninguém, mas não vamos recuar em nossa decisão de Autodemarcação do nosso território, seguiremos firme na luta pela garantia de nossos direitos”.
Nos unimos às manifestações públicas da Comunidade Kokama de Tefé que neste momento afirmam a AUTODEMARCAÇÃO DA TERRA INDÍGENA PORTO PRAIA DE BAIXO, TEFÉ, AMAZONAS, da Equipe de Indigenistas do CIMI REGIONAL NORTE 1, Equipe Tefé, e de outras entidades sociais e eclesiais em apoio ao povo indígena KOKAMA e em defesa das garantias constitucionais. Chamamos a toda a sociedade civil, o Movimento Indígena do Brasil e do Mundo para que possamos manter a unidade necessária na defesa dos direitos fundamentais e da democracia.
A causa indígena é de todos!
Tabatinga-AM, 23 de abril de 2021.
Movimentos Indígenas Kokama de Base:
FEDERAÇÃO INDÍGENA DO POVO KUKAMɨ-KUKAMIRIA DO BRASIL, PERU E COLOMBIA – TWRK
Presidente: Glades Rodrigues Ramires
ORGANIZAÇÃO GERAL DOS CACIQUES DAS COMUNIDADES INDÍGENAS DO POVO KOKAMA – OGCCIPK
Presidente: Eladio Rodrigues Curico
MOVIMENTO SOCIAL DO PATRIARCADO CACICADO GERAL DO POVO INDÍGENA KOKAMA – MPKK
Presidente: Edney da Cunha Samias
(DOCUMENTO PROTOCOLADO NO MPF - AMAZONAS - EM 25/04/2021)
_____________________________________
PROIBIDA A REPRODUÇÃO SEM AUTORIZAÇÃO.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AOS FALANTES MATERNOS DE TABATINGA-AM E AO PATRIARCA CACIQUE GERAL KOKAMA.
WhatsApp: (97) 984124115
E-mail: edney_cunha@hotmail.com
© BY EDNEY SAMIAS - 2021.

2 comentários:

  1. Esse vai ser um movimento comum daqui uns tempos, se o governo não assume seu dever, nós vamos fazer valer nossos direitos 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  2. Parabéns aos guerreiros originários de Tefé!!! Tana kukamɨe!!!Tɨma chinta wepe kukamɨe!!!

    ResponderExcluir

Maniatipa na Chira?