Curso da Língua Kokama. Aula nº 11: sábado, 06 de fevereiro de 2021. Cores tradicionais Kokama.
Aula nº 11: Sábado, 06 de fevereiro de 2021.
A aula de hoje vamos aprender sobres as cores tradicionais em língua Kokama.
CORES TRADICIONAIS KOKAMA
As cores tradicionais são cinco: branco (tini), preto (tsuni), marrom (teweyu), vermelho (tururuka, variante: tuy+urukan) e laranja (pɨtaniwatsun). Todas essas cores são tiradas da natureza e usadas de forma natural nos utensílios de barro, couros, tecidos e ETC.
A cor branca é à base de muitos utensílios comuns usados na casa do indígena kokama. Lembrando que o utensílio de barro comum tem a cor da base branca. A Cor preta é o desenho do grafismo (linha mais espessa), a cor marrom ou vermelha é borda do grafismo (linha mais fino) e cor laranja é o preenchimento do grafismo. Sempre nessa ordem.
Os grafismos mostram a inteligência matemática de nosso povo Kokama. Só pintamos o grafismo no corpo em rituais e missões comunitárias. Pintar o grafismo no corpo é se conectar com o plano ancestral, pintar atoa pode deixar o corpo vulnerável, exposto e se atingindo por algo espiritual negativo. Por isso deve saber o que vai pintar no corpo ou tatuar.
Mas temos nossas roupas tradicionais de algodão ou tururí (casca de árvore) com grafismos milenares, que são proteção ancestral ligada ao nosso dia a dia.
Cada grafismo tem um sentido e um objetivo. Também tem o grafismo do clã, que só pode usar pessoa daquele determinado clã. (conferir link: https://estadodoaltosolimoes.blogspot.com/2021/01/curso-de-lingua-kokama-aula-n-04.html).
Tempos atrás as cerâmicas eram pintadas somente com essas cores tradicionais naturais. Esse é o motivo de serem conhecidas também como “cores tradicionais milenares”.
A cor branca era feita de terra branca com resina natural de verniz e a cor preta na maioria das vezes era feita da fumaça de capim, que deixavam mais resistentes as panelas de barro para cozinhar as coisas no fogo a lenha.
A cor vermelha é tirada do urucum e da terra vermelha. A cor marrom é extraída de várias coisas, mas usada é do sumo do açaí. A cor laranja também é tirada da terra, mas podemos encontrar em seiva de árvore ou sementes.
Recebiam o nome de “cores tradicionais” pelo fato de ser encontradas na natureza.
As cores eram encontradas na natureza, terras, sementes, frutas, carvão, pedras, resinas e folhas. Uma vez que as cores somente eram extraídos da natureza os artefatos antigos encontrados enterrados tem fundo branco e com grafismos nas cores: preto, laranja, vermelho e marrom. Ou então somente com a cor preta como se estivesse envernizado.
Pintura de Cerâmica:
Kuatiarata:pintura, cor. Por exemplo, Terra de cor, tintas.
Muritsu kuatiarata tawa pɨtani tawa tinimuki.
A pintura do jarro de barro é de terra avermelhada e terra branca.
Wawakɨra chiru tsa charutapa kuatiaratapu.
Manchei a roupa do bebê com pintura.
Kuatiaratata:pincel.
Kuatiarakatata:lápis.
Tawata:pintar, dar cor, cobrir com tinta uma superfície.
Tsa tawatamuritsu piruara utsu tuyuka tururukapu.
Vou pintar meu jarro de barro com terra avermelhada.
Ukita:
queimar algo.
Ra ukita arutsu.
Ele quemou o arroz.
Muritsu ukita tsakapɨrɨ, ini peratata payurupu.
Depois de queimar o jarro de barro, envernizamos com lacre.
Tuy+uka [tuzuca] tini:
terra branca.
Tuy+uka tinipu ini mutsanaka muritsu piruara.
Com terra branca curamos nosso jarro de barro.
Payuru, variante: pay+uru:
Lacre. Resina que se usa para envernizar e proteger as diferentes pecas de cerâmica. É de cor transparente e se aplica por dentro e por fora. O acabamento com lacre é considerado esteticamente agradável.
ɨmɨnan wainanu mutsanaka inu muritsu payurupu.
As mulheres antigas curavam seus jarros de barro com resina da árvore copal (Dacryodes peruviana).
Warua [uárua]: árvore copal. Tipo de árvore que produz uma resina transparente que ao queimar exala um cheiro agradável. A resina de copal se usa como verniz natural para dar impermeabilidade e um acabamento brilhoso a cerâmica. O povo Kokama conhece esse processo como “curar a cerâmica”.
Mutsanaka na muritsu waruapu.
Cura tua jarra de barro com resina da árvore copal.
Kai:leite da planta, látex, seiva, resina. Substancias que se obtêm das plantas. Exemplo de árvores que se extrai o verniz natural: solva, seringa, fruta pão, copal, copaíba, lacre e etc.
ɨwɨranu kai era mutsanara y+aukimira.
A resina das árvores serve para fazer remédios.
Muritsu: jarro pote de barro.
As mulheres Kokama decoravam seus jarros de barro com desenhos e pintavam com terra de cores. A pintura do utensílio era todo branco ou todo preto.
Tsa memɨra kunia warikata uni muritsupu.
Ta taira warikata uni muritsupu.
Minha filha traz água no jarro de barro.
Panela de barro pintado com fumaça de capim (cor preta) para ser usado no fogão a lenha.
Utensílios tradicionais de barro usado na residência do indígena Kokama. Pintado de tinta natural.
Teweyu:cor marrom, incluindo tons amarelados.
Inamu tsupia teweyun.
O ovo do Nambú é marrom.
Tini: cor branca.
Tawa tinin Muritsu mutsana.
A terra branca é pintura de jarro de barro.
Mari y+ukun, tiniwa y+a katupe?
O que será esse branqueado parece?
Tururuka: cor vermelha.
Era kukunapura tururukanan.
A cubiu está bem vermelha.
Aitsemeka ajan tururukanan kɨmapura.
Na verdade estava vermelha a goiaba.
Tururukanan tsuwɨpuratua.
Vermelha está o sangue.
Mutsana: Cura.
Muritsukuara ini mutsanaka iratunapu ɨrɨka.
Curamos o interior do jarro de barro pintando com breu.
CLASSIFICAÇÃO TRADICIONAL DAS CORES
Cores Neutras, Quentes e Frias
Há outras classificações para as cores, segundo às tonalidades e a transmissão de sensações, denominada de “temperatura das cores”, a saber:
• Cores Neutras (Kuatiarata nitsati): possuem pouca reflexão da luz, por exemplo, os tons de cinza (tsawe, variante: tsawi) e de marrom (teweyu).
• Cores Quentes (Kuatiarata tsaku): são as cores que transmitem uma sensação de calor, por exemplo, vermelho (tururuka, variante: tuy+urukan), laranja (pɨtaniwatsun) e amarelo (iyu, variante: iyun).
• Cores Frias (Kuatiarata tsɨri, variante: tsɨrɨ): englobam as cores que transmitem sensação de frio, por exemplo, azul (tsenepuka, variante: tsenepukan), verde (ɨkɨratan, variante: ɨkɨra) e roxo (karakuaratsan, variante: karatsuma).
LEMBRETE!
"Vamos orar para todos indígenas Kokama que estão resistindo nessa guerra contra o Corona Vírus. Que o Cacique Pastor Fred da Comunidade Kokama Cidade Nova 2 - Manaus saia recuperado e vencido este inimigo em nome de Jesus."
"Pedimos paz para todos aquelas vidas que foram ceifadas nesta guerra contra o inimigo Corona vírus. Em especial o Comandante Geral da Guarda Milenar Kokama Guilherme Padilha Samias (Wirimi Tsamia)".
Guilherme Padilha Samias, nasceu dia 01/02/1956 na Aldeia Sapotal, completaria hoje 65 anos de idade, o Comandante Geral da Guarda Milenar do Povo Kokama estaria comemorando seu aniversário. Mas foi vitima do COVID-19 no dia 14 de maio de 2020. O seu nome jamais deverá ser esquecido pelo povo Kokama. Toda honra ao Comandante Geral Guilherme Padilha Samias (Wirimi Tsamia).
Não temos nenhuma ligação milenar ou ancestral com o povo Omagua-Kambeba (É outro povo!).
Exercícios da aula nº 11.
01. Descreva como são pintados os utensílios tradicionais de barro comum do povo Kokama?
02. Como são pintados os utensílios de barro que são usados no fogo?
03. Como se escreve Jarro de barro em Kokama?
04. Quais são as cores quentes em Kokama?
05. De quais árvores se tira o verniz natural?
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Ainan ta! Obrigado!!!
Prowetsuru Tsamia.
Professor Samias.
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PROIBIDA A REPRODUCAO SEM AUTORIZACAO.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AOS FALANTES MATERNOS DE TABATINGA-AM E AO PATRIARCA CACIQUE GERAL KOKAMA.
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E-mail: edney_cunha@hotmail.com
© BY EDNEY SAMIAS - 2021.
Marivaldo Nazario Aldeia Muria TNT
ResponderExcluire Vilma Ramos Braga, Elieze Anaquiri
Tsa chira ikuarin eren kreitsi kumata Achu presença da aula 11 ritama manauaka
ResponderExcluirCAJIRI MIJIRI SHUNIA
ResponderExcluirPENJAMIN KUNTSTANTINKA
PRESSENTE
Cajiri mijiri shunia
ResponderExcluirRitama Penjamin kuntstantinka
Presença da aula 11
Presente Prowetsuru. Joice Padilha Dos Santos (Tonantins)
ResponderExcluirKane Kritsia awanari tananta. Awarantika. Presente
ResponderExcluirErnani Gonçalves. Dias Filho
ResponderExcluirNicole Vidal
ResponderExcluirALDEIA KUARACHI KUEMA S.A.I
Presente.🙋♀️
ResponderExcluirJaqueline Aparício. Manaus
Maria Edilene Nunes Curica -aldeia Muria (tnt)
ResponderExcluirPresença da aula número 11
Que legal saber a origem das nossas cores.
ResponderExcluirDidiane pinto tananta presente da aldeia santa cruz
ResponderExcluirRosinete da cruz Ramos
ResponderExcluirCom:igarapé do manaca
Tnt
Luiz Manuel-Aldeia Nova Aliança/BC
ResponderExcluirAluno Francimar Braz Martins presente da aldeia santa cruz
ResponderExcluirAlexander dos santos e alice alvares presente da aula de hj aldeia santa cruz
ResponderExcluirAlexander maritns e alice alvares presente da aula 11 de hj
ResponderExcluirAluno alexander martins e alice alvares presente da aula 11 de hj
ResponderExcluirJaquison Arirama e Valdelina dos Santos estão presente na aula de hoje sábado dia 06 de fevereiro de 2021, assunto:cores tradicionais
ResponderExcluirEra tsa karuka! Prowetsuru, estou passando para registrar a minha presença na aula de N°11, com assunto de de cores tradicionais kokama, estou amando estudar cada conteúdo.
ResponderExcluirMarleide Muca de Souza
Nome: Mareitiri Tananta
Clã:Tananta
Ozeneide Fernandes Ramos tnt está presente na aula de hoje
ResponderExcluirozeneide Fernandes Ramos tnt está presente na aula de hoje
ResponderExcluirMeu presente da aula 11 de hj aluna alcilene de melo e regina arirama
ResponderExcluirMeu presente da aula 11 de hj aluna alcilene de melo e regina arirama
ResponderExcluirMeu presente da aula 11 de hj alcilene de melo e regina arirama
ResponderExcluirMeu presente da aula 11 de hj aluno roberio da silva e lucia tananta
ResponderExcluirAluno gercival da aldeia santa cruz presente na aula de hjve o aluno rosano alves
ResponderExcluirMeu presente da aula 11 de hj aluna rosilda da silva
ResponderExcluirDidiane pinto tananta presente da aldeia santa cruz
ResponderExcluirPresente da aula 11 de hj valdenir salves dos santos
ResponderExcluirNilziane dos Santos e santos presente
ResponderExcluirDelciane salves dos Santos presente
ResponderExcluirRozimar dos Santo tananta presente
ResponderExcluirMárcio salves presente
ResponderExcluirOzeni salves presente
ResponderExcluirAlcilene presente da aula de hj
ResponderExcluirAleane Moraes Dos Santos aldeia São José tnt
ResponderExcluirLuziane Rodrigues moraes aldeia São José tonantins aldeia São José tonantins
José Rodrigues moraes aldeia São José tonantins
Nila de Araujo Batista. Tefé-AM.
ResponderExcluirPresente na aula 11
ResponderExcluirWautsicheitse awanari Marikawa
Valcidheice Alves Pereira
aldeia Boara de Cima Tefé
valdiner catique dos santos
ResponderExcluiraldeia : mamuria I
Quão bom é podermos ter esse prívilegio de adquirir o conhecimento sobre as cores do nosso povo kokama. Sinto-me feliz em estar tendo o conhecimento sobre as cores.
ResponderExcluirMarcando minha presença somente hoje devido ao problema de internet.
Martsirene🙋♀️
Monte Santo- SPO
É muito importante conhecermos sobre as cores tradicionais do nosso povo kokama.
ResponderExcluirMartsirene. 🙋♀️
Monte Santo-SPO.
Ta chira:Joel Torres Marca -presente.
ResponderExcluirRitamakuara:Nova Aliança
Era epe kuema prowetsuru dizer q conhecer as cores do nosso povo é de muita importância pra nós. Bons estudos
aluno Márcio luis da silva komama martsiu ruitsi nawapa comunidade indígena nova aliança bc
ResponderExcluirTa chira:Kajiri Mijiri Shunia
ResponderExcluirPenjamin kuntstantinka
PRESENÇA
Frequência: Cleidson dos Santos Pinto
ResponderExcluirVeriane Medeiros Martins
Jacivane Martins Nascimento
Talisson Santos Pucas
Aldeia: São José
Tonantins-Am
Frequência: Laiane Pinto Araújo
ResponderExcluirOslevaldo Miranda Santos
Aldeia: Novo Israel
Tonantins-Am
Frequência: Laiane Pinto Araújo
ResponderExcluirOslevaldo Miranda Santos
Aldeia: Novo Israel
Tonantins-Am
Aula n.11,06/02/2021,wirumina shuta tsamiri presente aldeia nova aliança bc...
ResponderExcluirPresente tsa chira Maria Itstiri achu awanari (Maria Esther Dos Anjos Almeida)ritama Boara de cima Teweka-am.
ResponderExcluirMaria watima shuta aldeia Muria tonantins
ResponderExcluirSimao Pedro Pereira Curico
ResponderExcluirComunidade Nova Aliança
Municipio de B. Constant
Elney Gomes Gama, Bom Jardim/BC
ResponderExcluirAntônio Nazário Filho Aldeia muria presente.
ResponderExcluirArlos Maricaua Pereira
ResponderExcluirPresente da aula do n.11.aldeia: santa cruz.. TNT.. Cursista:Rosano Alves...
ResponderExcluirKatsiene Nawapa
ResponderExcluirAldeia Bom Ramal 2.
Márcio salves presente na aula n11 a ideia santa cruz tnt
ResponderExcluirJaneani Dos Santos Cobos aldeia;igarapé do Manaca Tonantins
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
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