domingo, 27 de junho de 2021

Curso da Língua Kokama. Aula nº 50: Domingo, 27 de junho de 2021. Gravando vídeo audiovisual com celular de sua apresentação pessoal na língua Kokama.

Aula nº 50: Domingo, 27 de junho de 2021.
Ikuaka y+anukatantsetsakuara umiratsenu makina kumitsatatatarapu na ikuatsenpura awa kumitsa Kukamɨekuara. (Ikuaka naiy+a y+anukatantsetsakuara umiratsenu makina kumitsatatatarapu na ikuatsenpura awa kumitsa Kukamɨekuara).
Gravando vídeo audiovisual com celular de sua apresentação pessoal na língua Kokama.
Chegamos à Aula de número 50, você aprendeu qual seu nome em Kokama, seu clã, o nome de sua cidade e o nome de sua aldeia, os números, as cores, os animais, as aves, os peixes, os instrumentos musicais e etc.
Tapɨy+a Kukamɨe Wetstatsui! Povo Kokama está de festa!
Na aula de hoje vamos gravar um vídeo audiovisual de apresentação pessoal, você vai falar a língua Kokama corretamente pela primeira vez. Estamos abrindo as portas de nosso povo Kokama para um novo mundo.
Lembrete:
Apresentação: Ikuatsenpura.
Audiovisual: Umiratsenupan.
Celular: Makina Kumitsatatatara.
Língua: Kumitsa.
Gravar; Gravação: mulher: Ikuaka naiy+a, homem: Ikuaka.
Pessoal: Awa.
Vídeo: Y+anukatantsetsakuara.
Para ajudar nas duvidas temos os seguintes links:
Sobre clã: https://estadodoaltosolimoes.blogspot.com/2021/01/curso-de-lingua-kokama-aula-n-03-sabado.html
Sobre cidades: https://estadodoaltosolimoes.blogspot.com/2021/01/curso-de-lingua-kokama-aula-n-2-data.html
Sobre números: https://estadodoaltosolimoes.blogspot.com/2021/01/curso-de-lingua-kokama-aula-n-09-sabado.html
Sobre cores: https://estadodoaltosolimoes.blogspot.com/2021/02/curso-da-lingua-kokama-aula-n-11-sabado.html
Você irá gravar uma apresentação pessoal seguindo o breve texto que precisará ser preenchido, que será escrito em português, traduzido em Kokama (masculino e feminino) e será escrito a pronúncia (masculino e feminino) que você irá falar durante a gravação.
Se é homem, grava o video com a fala de homem e se é mulher grava o video com a fala de mulher.
Versão em Português:
Meu nome é ______________________ (escrever nome em Kokama e os dois clãs se houver), tenho _________________ anos de idade (escrever idade por extenso em Kokama). Eu vivo aqui há ________________ anos (escrever os anos por extenso em Kokama). Sou nascido em ________________(local de nascimento). Depois eu vim morar aqui em _______________. Agora eu vivo aqui. Eu trabalho/Estudo aqui em _______________. Eu gosto da cor __________. Hoje eu vim falar a todos vocês.
Versão em Kokama:
MASCULINO:
Ta chira __________________, emete __________________ wata. Ta kakɨrɨ emete ikiaka _________________ wata. Ta uwaritsuri _________________. Raepetsui ta uri kakɨrɨtara ikiaka. Ta kamatatara/ikuaritara ikiaka ___________________. Ikiaka ta kakɨrɨ aipuka. Ta tseta kuatiarata ___________. Ikun ta kumitsa upe epe.
Pronúncia masculina:
Ta thira ________________, imiti ________________ uata. Ta cacürü imiti iquiaca ____________ uata. Ta uúaritisuri _______________. Raipitisui ta uri cacürütara iquiaca. Ta camatatara/ icuaritara iquiaca ____________. Iquiaca ta cacürü aipuca. Ta tisita cuatiarata ___________. Icun ta cumitisa upi ipi.
FEMININO:
Tsa chira ________________, emete ________________ wata. Tsa kakɨrɨ emete ajanka ________________ wata. Tsa uwaritsuri ______________. Y+aepetsui tsa uri kakɨrɨtara ajanka. Tsa kamatatara/ikuaritara ajanka _________________. Ajanka tsa kakɨrɨ aipuka. Tsa tseta kuatiarata _______________. Ikun tsa kumitsa upe epe.
Pronúncia feminina:
Sa thira_________________, imiti _______________ uata. sa cacürü imiti arranga ____________uata. Sa uúaritisuri ______________. Zaipitisui sa uri cacürütara arranga. Sa camatatara/ icuaritara arranga _______________. Arranga sa cacürü aipuca. Sa tisita cuatiarata ____________. Icun sa cumitisa upi ipi.
Orientações gerais sobre gravação:
O celular precisa ser segurado em pé (formato em retrato), seguindo as orientações abaixo (leia tudo antes da gravação do vídeo).
Estamos enviando um guia de orientação para futuras gravações de vídeo com celular, esperamos que seu vídeo gravado alcance qualidade e, assim, possamos praticar e melhorar a nossa língua Kokama e levar para a sala de aula.
Para fazer um vídeo com objetivo de compartilhar alguma informação, o primeiro passo é planejar, assim como fazemos para preparar uma aula presencial ou reunião. Só que, no caso do vídeo, o planejamento gera a criação de um roteiro, e leva em conta a linguagem audiovisual, que é bem diferente de estar presencialmente com alguém conversando sobre algum tema.
O roteiro:
Roteiro 1: O primeiro passo é definir o objetivo do vídeo e o seu público - isso vai fazer diferença na sua forma de falar e organizar as informações.
Roteiro 2: A partir disso, escreva os tópicos que você precisa abordar, pensando a melhor ordem para abordá-los. Isso ajuda a selecionar o que é mais importante e a organizar e encadear as idéias, estabelecendo a ordem em que você vai falar.
Roteiro 3: Depois, parta para a escrita do roteiro. Procure escrever de forma objetiva. O vídeo, em geral, tem uma duração bem menor do que uma reunião e demanda um tipo de atenção diferente.
Roteiro 4: Forma do roteiro: para produzir o texto, existem duas possibilidades que você deve avaliar, de acordo com a sua realidade:
a) Roteiro detalhado - Se estiver iniciando, uma boa prática é fazer um roteiro detalhado de tudo que deseja dizer. Isso vai ajudar a pensar a importância e a ordem que você quer dar às informações e evitar repetições desnecessárias.
b) Tópicos resumidos - Se estiver se sentindo à vontade com a gravação, escreva resumos breves dos tópicos que você não pode esquecer, pensando bem na ordem em que vai abordá-los. Na hora de falar, aborde os assuntos de forma objetiva.
Roteiro 5: Inicie o roteiro com o seu nome e sua função.
Roteiro 6: Introduza o tema que você vai tratar.
Roteiro 7: Quando for mudar de assunto, procure enfatizar tópicos importantes e fazer um breve resumo do que já foi dito.
Roteiro 8: Quanto mais simples e espontâneo, melhor! Lembre que o objetivo é chegar no coração das pessoas. Pode contar exemplos, experiências, se emocionar.
Roteiro 9: Pense se gostaria de destacar certas palavras na imagem, ou inserir alguma imagem ou ilustração em algum ponto do vídeo e já indique esses destaques e inserções no seu roteiro (veja se o aplicativo de edição permite fazer isso).
Roteiro 10: Ao final, inclua uma conclusão ou finalização do assunto.
Roteiro 11: Leia o seu roteiro em voz alta para treinar e conferir o roteiro. Você já pode gravar, se quiser (veja antes as orientações de como gravar).
Roteiro 12: Verifique se as informações fazem sentido, se estão objetivas e em uma ordem adequada, se algo ficaria melhor dito de outra forma, se não houve hesitações ou repetições desnecessárias.
Roteiro 13: Veja se o tempo de duração está adequado. Para levar informações objetivas ao público, o ideal é que cada vídeo tenha uma média de até 5 minutos. Dependendo da duração do vídeo, avalie se não seria melhor dividir em subtópicos, para favorecer a atenção e retenção das informações.
Roteiro 14: Caso o objetivo do vídeo seja uma discussão mais aprofundada, é possível chegar a 10 ou 15 minutos, mas lembre-se da objetividade: especialmente nesse caso, organize o vídeo de forma lógica e clara, com partes bem estabelecidas.
A Gravação:
Os principais elementos para uma boa gravação são: luz, som, enquadramento e a sua própria preparação. Comece escolhendo o ambiente ou "cenário" onde você vai gravar. A iluminação e o som são os critérios mais importantes nesse momento.
A luz:
Luz 1: Procure uma posição em que haja uma fonte de luz na sua frente, para iluminar o seu rosto. Uma fonte de luz atrás de você, como uma janela muito iluminada, vai gerar "contra-luz" (silhueta) ou "estourar" (gerar um brilho muito forte) na imagem.
Luz 2: Cuidado também para evitar a sombra do celular no seu rosto.
Luz 3: Se não tiver uma boa fonte de luz artificial, fique próximo a uma janela, com seu rosto voltado para ela. A luz natural é ótima para uma boa filmagem.
Luz 4: Se for usar um recurso como uma luminária, experimente direcioná-la para uma parede próxima a você. Assim a luz ficará mais suave, pois será refletida pela superfície da parede.
Luz 5: Se a gravação for ao ar livre, evitar de filmar com o sol muito forte. Em dia com sol, filme no início da manhã ou no final da tarde.
O som:
Som 1: Evite lugares com muito barulho ou muito eco.
Som 2: Em geral, um ambiente mais vazio produz mais eco. Para reduzir o eco, procure um ambiente mais "cheio" ou "preencha" o ambiente que você escolheu: você pode utilizar tapetes, cortinas, caixas de papelão, almofadas, cobertores, especialmente nos cantos do cômodo. Isso ajudará a diminuir a reverberação do som nas paredes, que é a fonte do eco.
Som 3: Procure fechar janelas e portas, para evitar sons de conversas, trânsito, obras, vento, etc. Também é bom desligar ventiladores e arcondicionado. Verifique quais seriam os horários mais silenciosos no seu ambiente e priorize estes, se possível.
Som 4: Se puder, use o microfone de um fone de ouvido. Isso irá melhorar a captação da sua voz e reduzir o ruído do ambiente. Faça o teste e perceba a diferença.
Som 5: Ative o modo avião no celular, para que o recebimento de mensagens e ligações não atrapalhe a gravação.
O Enquadramento e posição da câmera:
Enquadramento e posição da câmera 1: Procure se possível gravar com a câmera traseira do celular. Em geral, essas câmeras possuem mais qualidade de imagem que as câmeras dianteiras (câmeras "de selfie").
Enquadramento e posição da câmera 2: Pense no fundo. Ele pode ser algo mais interessante que uma parede branca, mas que não gere distrações demais para o espectador.
Enquadramento e posição da câmera 3: Tente se afastar um pouco do fundo, para dar uma noção de profundidade, deixando clara a separação entre o primeiro plano (você) e o fundo.
Enquadramento e posição da câmera 4: Plataformas em que disponibilizamos os vídeos (tipo youtube) em geral trabalham com vídeos na horizontal. Então, se o seu objetivo não for postar na ferramenta "Stories" do Instagram, por exemplo, grave sempre na horizontal.
Enquadramento e posição da câmera 5: Procure deixar a câmera no nível dos seus olhos, nem gravando "de baixo", nem "de cima". Essas posições "de baixo" e "de cima" geram sentidos e percepções que não favorecem a compreensão e podem gerar desconforto ao assistir um vídeo.
Enquadramento e posição da câmera 6: Deixe um espaço sobre a sua cabeça, mas não muito. Com espaço demais, você vai parecer "afundado". Com espaço de "menos", vai parecer "apertado" na imagem.
Enquadramento e posição da câmera 7: Procure enquadrar-se usando o que chamamos de "plano médio", de forma a exibir os seus movimentos de mãos e braços enquanto explica o assunto, mas com certa proximidade do seu rosto.
Enquadramento e posição da câmera 8: Encontre uma forma de fixar o seu celular. Se não tiver um tripé próprio, você pode utilizar livros como apoio, ou produzir um suporte simples com garrafa PET ou rolo de papel higiênico ou papel toalha.
A preparação:
Preparação 1: Antes de começar a gravar limpe a lente da câmera do seu celular.
Preparação 2: Ensaie! Falar para a câmera pode ser algo intimidante, e treinar ajuda a diminuir o nervoso e aumentar o seu conforto. Procure falar com naturalidade! O ensaio vai te ajudar nisso.
Preparação 3: Você pode dividir o seu roteiro em partes menores para fazer vídeos mais curtos, gravando aos poucos, concluindo uma ideia antes de passar para a próxima e depois juntas no aplicativo de edição. Assim, pode ir ensaiando e gravando aos poucos, se desejar.
Preparação 4: Escolha uma roupa adequada e confortável.
A ação:
Ação 1: Ao falar, olhe para a lente do celular, aquela "bolinha" onde fica a câmera. Assim o seu olhar vai estar direcionado para o seu "público".
Ação 2: Procure falar de forma natural, pausada e clara.
Ação 3: Conclua suas frases, deixando espaços entre os assuntos. Isso também facilita os cortes na edição, caso seja necessário editar.
Ação 4: Se for editar o seu vídeo, você pode gravar mais de uma opção de cada trecho e selecionar os trechos que tenham ficado melhores. "Fiz isso tudo e não ficou legal!"
Pode ser que você veja o vídeo gravado e perceba que poderia aprimorar detalhes como a ordem das informações, o enquadramento, a luz, o som, a sua "atuação" no vídeo, o direcionamento do olhar, a postura, a expressão facial.
Veja o vídeo, confira de novo este Guia e perceba o que pode melhorar. Faça os ajustes necessários e grave de novo, modificando esses pontos. É normal refazer algumas vezes uma gravação até que fique como desejada.
A edição:
Edição 1: Se outra pessoa for editar o seu vídeo, compartilhe o seu roteiro com ela e as indicações de palavras a destacar e sugestões de imagens a inserir ao longo do seu vídeo.
Edição 2: Se você for editar o vídeo, temos algumas dicas de aplicativos para edição de vídeos em celular: • Splice • InShot • VivaCut (conta gratuita permite fazer vídeos de até 5 minutos e coloca marca do aplicativo na imagem) • Film Maker pro • Videorama • Viva Video.
Edição 3: Para editar vídeos no computador, experimente o programa Kdenlive, que é um software livre: https://kdenlive.org
Veja alguns exemplos neste tutorial: https://youtu.be/o5JOBwsPrGU
Qualquer duvida sobre seu primeiro nome verdadeiro em Kokama escreva ao Patriarca Cacique Geral Edney Samias, pelo Whatsapp 97-98412-4115 ou no grupo do Curso.
Todas as pessoas ao seu redor precisam saber que você pertence ao povo Kokama. O mundo precisa saber que você é indígena Kokama.
Orgulho Kokama já!
Exercício da Aula nº 50:
1 – Decore bem o texto do vídeo. Leia varias vezes.
2 – Grave o vídeo proposto na aula de hoje.
3 – Use a criatividade para editar o vídeo.
4 – Divulgar o vídeo no grupo do Curso.
5 – Divulgar o vídeo em suas redes sociais (enviar print no grupo).
__________________________________
Até a próxima! Iniaparari!
Ainan ta! Obrigado!!!
Prowetsuru Tsamia. Professor Samias.
_____________________________________
PROIBIDA A REPRODUÇÃO SEM AUTORIZAÇÃO.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AOS FALANTES MATERNOS DE TABATINGA-AM E AO PATRIARCA CACIQUE GERAL KOKAMA.
WhatsApp: (97) 984124115
E-mail: edney_cunha@hotmail.com
© BY EDNEY SAMIAS - 2021.

15 comentários:

  1. TA CHIRA PRUTENTSIU
    RITAMAKA TSAO PAURU URIWENTSAKA PRESENTE AULA 50

    ResponderExcluir
  2. Ilziomara Nazário Aldeia Muria Presente na aula 50

    ResponderExcluir
  3. Frequência da aula n 50
    Aldeia Novo Israel
    Tonantins-Am
    Anaflavia Pinto Ramires
    Valtino Maricaua Filho
    Valdemir dos Santos Maricaua
    Conselho Valtino Maricaua

    ResponderExcluir
  4. Ta chira:KAJIRI MIJIRI SHUNIA
    Ritama:PENY+AMIN KUNTSTANTKA
    PRESENÇA AULA NUMERO 50

    ResponderExcluir
  5. Alcilene de Melo Braz
    Aldeia:Santa Cruz tonantins

    ResponderExcluir
  6. Rosilda da Silva Santos e
    Valdenir salvis dos Santos
    Aldeia Santa Cruz. TNT

    ResponderExcluir
  7. Frequência da aula 50 Manoel Pinto inhuma aldeia novo Israel Tonantins Am

    ResponderExcluir
  8. Raimundo nascimento gomes & Ivonete da silva & Valcinei da silva.Aldeia muria tnt.

    ResponderExcluir
  9. Era tsa karuka prowetsuru passando para marcar minha presença na aula de n°50, com o assunto gravando vídeo audiovisual com celular de sua apresentação pessoal na língua Kokama.
    Marleide Muca de Souza
    Mareitiri Tananta

    ResponderExcluir
  10. Frequência Talisson Santos pucas VERIANE MEDEIROS MARTINS JACIVANE MARTINS NASCIMENTO Aldeia são José tnt Am

    ResponderExcluir
  11. Ozeneide Fernandes Ramos tnt estava presente na aula número 50

    ResponderExcluir
  12. Gercival Santos pacaio presente na aula n 50 aldeia santa cruz tnt am

    ResponderExcluir
  13. Presente da aula 50.Cursista Rosano Alves..aldeia santa cruz tnt.am...

    ResponderExcluir

Maniatipa na Chira?