Aula nº 26: Domingo, 28 de março de 2021.
Os nomes das árvores em Kokama:
ɨwɨrakana chira Kukamɨepu:
Vamos continuar falando sobre o assunto da aula anterior (plantas), mas o foco será aprender os nomes das árvores comuns em nossos territórios Kokama. Temos diversos tipos de árvores que são guardiãs de nossa Mãe natureza e servem para nos dar alimentos, remédios, construir casas, canoas, pontes, nossas coisas nas nossas Comunidades. As árvores têm mães que nos cuidam e nos curam.
Árvore (ɨwɨra) [üúüra]: termo genérico para árvores. Vegetal lenhoso de porte muito variável, que apresenta um caule principal ereto e indiviso, o tronco, e que emite ramificações a uma altura tb. variável, sempre distantes do solo, e formadoras da copa. Por analogia qualquer coisa que lembre uma árvore, por suas subdivisões e ramificações. ɨwɨranu emete ipukun ɨwati. Existem árvores bem altas e largas.
Pau (ɨwɨra) [üúüra]: pode se referir também a palavra “madeira”. ɨwɨra ini kumitsara upi aipan ɨwɨratikuara. Pau se diz a todas as que crescem na floresta.
01 - Abacate (Apacha) [apatha]: é uma árvore de aproximadamente 20 metros de altura (Persea americana). Seu fruto é de forma oval. A semente é utilizada contra diarréia e também se tira uma pintura natural verde claro para pintar nosso tecido cru. Apacha pɨtanin ukuki y+a ɨwatsui. O abacate maduro cai do tronco.
02 - Abiu (Watsatsa) [uatisasa]: abieiro, abiurana, abiurana-acariquara, abiorama, abio ou guapeva ou cabo-de-machado (Pouteria caimito). É uma árvore de grande tamanho que alcança 20 metros de altura e 40 centímetros de diâmetro. Sua cortiça externa é de cor parda escura e a cortiça viva é de cor amarela. Sua resina é branca e pegajosa. Nós usamos o leite de abiu como cola na escola. Suas folhas são simples e de cor verde escuro brilhante. O povo Kokama utiliza as folhas de abiu para as dores prévios do parto. Tsa memɨra kunia wakay+a watsatsa y+a umitara urin awanutsu. Minha filha dar abiu a gente que vem vê-la e visitá-la. Watsatsa pɨtani. O abiu está maduro (amarelo).
03 - Acapú (Wakapu) [uácapú]: conhecido como Acariquara-roxa, acariquara, acari, arariúba, acaximba (Brasil); caricuara-negra (Bolívia); arataweri (Caribe); cuajada- negra, manú-negro, palo-de-piedra (Costa Rica); puente-candado, guayacán-negro, minche (Colômbia); guayacán, pechiche (Equador); negrowanania (Guiana) (Minquartia guianensis). Os troncos de acapú se usam para barrotes de casas. Quando alcança a madureza, esta árvore cai por si própria. O acapú é remedio, se usa a cortiça para tratar hepatites, reumatismo e malária. Suas raízes são utilizadas para preparação do licor tradicional chamado de “21 raízes”. Chita ɨwɨratikuara wakapu. O acapú é abundante no mato. Awanu uchimata wakapu uka ɨwatatara. A gente extrai acapu para barrote da casa.
04 - Ani-huayo (Muruwari) [muruúari]: Árvore e fruto. Espécie de árvore de tronco grosso semelhante a “Capirona”. Apresenta fruto desde o tronco até suas ramas mais finas. Muruwari ɨwa entera amanɨwa. O tronco de ani-huayo parece o tronco da capirona.
05 - Apacharama (ɨtakipe) [ütaquipi] –Variante: (itakipi) [itaquipi]: espécie de licania (Licania elata). Tipo de cortiça que se produz o pó, que dar consistência ao barro, funciona como espécie de cimento que se usa na elaboração de cerâmica. Etse ukita ɨtakipe piruara y+aepetsui tsa kɨrɨkai y+a miminiukatika. Eu queimo cortiça de apacharama e a moer até ficar pó.
06 - Apuí (Kuatiniwa) [cuatiniúa]: árvore grossa que se encontra com freqüência em igapós (Ficus insípida). Seu fruto é pequeno, redondo, de cor verde. É alimento dos peixes como: piau, sardinha, pacú, entre outros. No povo Kokama se prática o Ritual da toma de “ojé”. A pessoa que toma “ojé” deve seguir uma dieta e ficar de quarentena em sua casa enquanto dure o efeito do “ojé”, para não ser visto por nada, exceto o curandeiro. A resina mistura com suco de cana assada, se pode tomar sem dieta e se administra inclusive para crianças pequenas, de maneira: tônico ou purgante. A quaxinduba ou apuí (Ficus insipida), também conhecida como ojé, quaxinguba, gameleira, apuí, apuizeiro, figueira branca e figueira-brava. Tuan ɨwɨra kuatiniwa y+a kaiy+ara tini ai era mutsanara, y+amua kuatiniwa kaiy+ara iy+uwa ai tɨma mutsana. O apuí é árvore grande que tem resina branca e é boa medicina, existe outro apuí de resina amarela não é boa medicina.
07 - Apuí-branco (kuapɨwa tini) [cuapüúa tini]: árvore conhecido como caxinguba, ojé renaco, renaco branco, etc. (Ficus schultesii). Tipo de árvore que cresce na várzea, grudando aos troncos de outras árvores. Suas flores são pequenas e sua fruta é pequena e globular. Também os Kokama o denominam de: “kuatiniwa kuapɨwa”. Kuapɨwa tini tsey+uni y+amua ɨwɨrari uy+arinan y+aepe y+a tuapuka y+a umanuta ɨwɨra. O Apuí-branco cresce pregado em outra árvore, quando fica grande mata a árvore que o hospedou. Kuapɨwa tini ikua kakɨrɨ ɨpatsu y+anamapan tsɨmara y+aepe y+a chita. O apuí-branco vive nas margens do lago espesa, alí aumenta.
08 - Arapari (Arapari) [arapari]: existem duas espécie de árvores arapai: o vermelho e o amarelo (Macrolobium acaciaefolium). Tipo de árvore de grande tamanho e de tronco reto. Sua resina é de cor vermelho. Os homens utilizam seu tronco para fazer canoa ou para fazer tábua. Arapari kaɨ era churaminu y+uruy+au mutsanara. A resina do arapari serve para curar boqueira de bebê.
09 - Biribarana (Y+awati ɨwɨra) [zauati üúüra]: é uma árvore que pode medir de 10 a 15 metros de altura (Diguetia spixiana). Seus frutos são parecidos à graviola porem cobertos por uma superfície escamosa e espinhosa parecida ao casco de um jabuti, por isso os antigos chamam de pau-de-jabuti. Os moradores utilizam o tronco para armações de casas tradicionais. O tronco não é muito grosso, por isso serve como viga, etc. Sua cortiça é dura, geralmente não se está utilizando. Y+awati ɨwɨra y+umata y+a ɨwa aipa ipukun. O tronco do beribarana cresce largo e é reto. Y+awati ɨwɨra niapitsara uchimata y+a uka tsatsaparara. Os homens tiram paus do beribarana para armação de sua casa.
10 - Breu-branco (Warua) [uárua]: tipo de árvore que Produz uma resina transparente que ao queimar exala um cheiro agradável. É uma resina de cheiro agradável e fresco, que nasce do cerne do tronco da árvore (Protium hepytaphyllum). A família breu compreende mais de 800 espécies tropicais, vulgarmente denominada “copal” (Protium copal). A resina de copal se usa como verniz para dar permeabilidade e um acabamento brilhoso a cerâmica. Os ceramistas Kokama chamam esse processo: “curar a cerâmica”. Mutsanaka na muritsu waruapu. Cura tua jarra de barro com resina de breu-branco.
11 - Caferana (Ushun) [uchum]: Durante o verão, os frutos do “ushun” estão no tempo (Bunchosia armeniaca). Natural dos Andes, o nome científico da Caferana é Bunchosia armeniaca. Os nomes populares são diversos: ciruela, cafezinho, ameixa-do-pará, caramela, marmelo, cansaboca, ciruela del fraile, chungo. Em inglês, essa fruta é conhecida como “peanut butter fruit”, justamente porque tem gosto parecido com o da manteiga de amendoim. Ushun iy+a chapuni iy+an y+a piruara tsaime. O fruto da caferana é saboroso, porém sua casca é travosa. Ushun iy+a ukukin tapira ey+u ɨwɨratikuara. A anta come o fruto caído do caferana na floresta.
12 - Cajá (Akay+a) [acaza]: árvore e fruto, tipo de planta que pode alcançar 30 metros de altura (Spondias mombin). Suas flores são pequenas e de cor branca. O “akay+a”é uma árvore medicinal. O povo Kokama utiliza a água de cortiça cozida do cajá para tratar feridas e lesões graves, picada de cobra e problemas no ventre. Antes de utilizar, os avôs pedem da mãe do cajá que os cure. Akay+a iy+a pɨtanin ukuki. O fruto do cajá cai quando está maduro. Akay+a ɨwa tsamuru eran mutsana, y+a ia ini ey+u tsai tsen y+ikua awanu y+auki kuratan purepetamira. O tronco de cajá raspado é boa medicina, seu fruto se come e prepara suco para vender.
13 - Camaçari (Iratuna ɨwa) [iratuna üúa]: conhecido como brea caspi, camaçari-baiano, camassary, tamaquari, tamaquaré, macacu, tamcoaré, tamancoaré-branco. Caraipa densifolia Mart. (Caraipa densifolia). Características morfológicas: Árvore de porte regular, de 10-20 m de altura, de copa frondosa, densa e irregular. Tipo de árvore média que de sua cortiça se extrai uma resina amarela. Apresenta flores brancas e seu fruto tem a forma de una pêra, mede 2 centímetros. Iratuna ɨwa emete nua kain, ɨmɨnuan awanu ikua y+atɨrɨta y+a ukuatsuri inu uwa mutsanara. O camaçari tem bastante resina, as pessoas de antes juntavam para curar (pregar) suas flechas.
14 - Camu-camu (kamukamu) [camucamu]: arbusto que produz frutos cítricos ricos em vitamina C. Atualmente é muito usado para elaboração de sucos, sorvetes e vinagre. O povo Kokama também chama de “kuanacha”. Myrciaria caurensis Steyerm. Camu-camu, também chamada de "camucamu", "caçari", "araçá-d'água", ou ainda "camocamo" (Myrciaria dubia; Myrtaceae), é uma árvore frutífera da Amazônia. Descrita inicialmente em 1823 como Psidium dubium Kunth. Aipuka inu purepeta kamukamu tɨa Manauka. Atualmente vende suco de camu camu em Manaus.
15 - Camu-camu-vermelho (kuanacha) [cuanatha]: tipo de árvore pequeno da várzea (Myrciaria dubia). Seu fruto é globoso e se utiliza para elaboração de sucos, marmeladas e sorvetes. Kuanacha na chiran ɨwɨra y+a iy+a tsuni pɨtani y+apuarapa, ai ukuki uni arɨwa ipira ey+umira. Camu-camu-vermelho, nome da árvore, também do fruto maduro que é redondo, cai sobre a água e o peixe come.
16 - Canela Moena (Aiwawatsu) [aiuauatisu] - Variante: (aiwa chapuni) [aiua thapuni]: tipo de árvore de tronco grosso e de cheiro agradável (Ocotea costulata). Esta árvore é muito apreciado para fazer botes, canoas, etc. Do tronco grosso se extrai tábuas amarelas e quando a madeira é fina se usa para vigas nas casas. Aiwawatsu ɨwɨtira tatan. A Canela moena tem tronco duro.
17 - Capinurí (Kapinuri) [capinuri]: conhecido como Muiratinga (Maquira coriácea). É uma árvore grande de porte cilíndrico e ramas que auto desprende. De sua cortiça se tira um colchão tradicional “llanchama”. É uma planta medicinal, seu látex se utiliza em tratamento de doenças do ventre. Kapinuri ɨwɨra ipuku tuan y+a tsakamɨ entera wɨra ai awanu uchimata purepetsamira. O capinurí é um tronco largo e grosso, seu galho é idêntico ao pênis e tiram para vender.
18 - Carahuasca (ɨwɨraiwa) [üúüraiua]: árvore de tronco grosso. Tem flores de cor roxa quando recém está brotando e ao amadurecer é de cor creme (Guatteria elata). A madeira desta árvore é utilizada para construção de casas. Da cortiça tira envira (corda). ɨwɨraiwa piruara piruka entera “apewa” y+ai “iwiraya”. A cortiça de carahuasca se pela para tirar envira (corda), similar a “apewa” e “iwiraya”.
19 - Carapanaúba (Enemɨwa) [inimüúa]: tipo de árvore que se usa para fabricação de remos (Aspidosperma rigidum). O povo Kokama diferencia dois tipos: carapanaúba preto e o carapanaúba branco. A carapanaúba preta Cresce na altura e é utilizado por ser muito resistente e os troncos finos são utilizados na fabricação de casas, especialmente para caibro e vigas. Awanu y+auki y+apukita enemɨwatsui. A gente faz o remo de carapanaúba.
20 - Carapanaúba branco (Enemɨwa tini) [inimüúa tini]: tipo de árvore que se encontra nas várzeas. Enemɨwa tini tɨma era y+apukitara. O carapanaúba branco não serve para remo.
21 - Caripé (Karaipe) [caraipi]: Árvore cujas cinzas são utilizadas pelos oleiros do Amazonas para misturar com o barro, também denominada caripé-verdadeiro (Licania floribunda). Etimologia: origem da palavra caraipé - Do tupi karaipé. Ta ukita Karaipe piruara y+aepetsui ta kɨrɨkai y+a miminiukatika. Eu queimo cortiça de caripé e vou moer até amiudar.
22 - Caroba (apewarana) [apiuarana]: é uma árvore de tronco reto e cilíndrico que alcança aproximadamente 45 metros de altura (Jacaranda copaia). Sua cortiça é rugosa, de cor cinza claro e sua cortiça viva é de cor branco. Suas folhas são de 60 centimetros a 1 metro de tamanho. Apresenta flores de cor violeta. Seus frutos são cápsulas circulares ou ovóides, de cor verde oliva, de 10 a 16 centímetros de tamanho. O povo Kokama rala a cortiça dessa árvore para elaborar um chá e assim combater as doenças venéreas e de pele. Sua madeira é usada para fabricação de postes, varas e outros. Apewarana ini purara tuy+uka ɨwatinari, y+a ɨwa yumatin y+a ikua y+a era uka tsatsaparara. A caroba se encontra nas restingas, seu tronco é reto, por isso é boa para viga de casa.
23 - Caroba (Wakapɨtɨwa) [uácapütüúa]: Termo Kukamiria. É a única espécie conhecida pelo nome de “parapará” na Amazônia (Jacaranda copaia). Ela e outras espécies do gênero podem ser chamadas de caroba (ou caraúba), nome usado mais no sul do Brasil. O nome científico vem do nome vulgar “copaia”, da tribo dos Galibis, da Guiana Francesa. Wakapɨtɨwa ɨwa y+umatin y+a ikua y+a era uka tsatsaparana. O tronco de caroba é reto, por isso se utiliza como viga da casa.
24 - Carolina (Awatirana) [auatirana]: árvore que tem fruto tipo ingázinha com semente de cor vermelho, que se utiliza em colares artesanais (Adenanthera Pavonina L.). Seu tronco não seca facilmente. Os frutos desta árvore são alimento de aves, mas não para pessoas. Awatirana ɨwa tɨma ikua ikana iwatatara. O carolina não sabe secar (secar fácil) para viga.
25 - Castanha-de-macaco (ukarari) [ucarari]: conhecido como Abricó-de-macaco, castanha-de-macaco, cuia-de-macaco, árvore-de-macaco, cuiarana, amêndoa-dos-andes, macacarecuia, curupita, Cannonball Tree, ayahuma, cabeza de muerto (Couroupita guianensis). Origem: América do Sul (floresta amazônica), abrangendo principalmente o Amazonas, Pará e Guianas. Suas folhas são grandes e alternadas. Apresenta flores com pétalas de cor branca. Os frutos da castanha-de-macaco servem de alimento para macacos que os abre para tirar a comida batendo contra os galhos. No mato é possível escutar quando um macaco está quebrando a castanha-de-macaco. Segunda nossa lenda milenar o espírito dessa planta era chamado de “ayahuma”, irmão da ayahuasca. Também serve para curar verrugas nas galinhas e prevenir peste. Ajan ukarari y+ai eran aikuata mutsanara. Esta castanha-de-macaco também é boa medicina para curar enfermedades. Ukarari tɨa aikuan kurata y+anpura y+a ikaku. O doente toma o suco da castanha-de-macaco e dieta depois.
26 - Caupurí (kawapuri) [caúapuri] - Variante: (kaupuri) [caupuri]: espécie de árvore grande. Sua cortiça é utilizada para curar cólicas estomacais, diarréia, etc. Kawapuri piruara era mutsanara upi mari aikuata. A cortiça do caupurí é boa medicina para curar todo mal do corpo.
27 - Caxinguba (kuapɨwa) [cuapüúa]: conhecido como renaco simples, renaco uacra, apuí, etc. (Ficus schultesii). tipo de árvore de grande tamanho que cresce na várzea e igapó. Para o povo Kokama a árvore de renaco é um bruxo, se usar como lenha para cozinhar, os membros da família morrerão. Kuapɨwa ikua kakɨrɨ ɨpatsu y+anamapan tsɨmara y+aepe y+a chita. A Caxinguba simples vive na margem do lago espessa, ai aumenta.
28 - Cedro (Akaiwa) [acaiuá]: tipo de árvore de copa redonda que alcançar 30 metros de altura (Cedrela adorata). Seu tronco apresenta uma cortiça grossa, fissurada e de cor cinza. Suas folhas são pintadas e tem flores pequenas de cor verde. A fruta é uma cápsula pendurada, que se abre por 5 valvas e contém numerosas sementes. Esta espécie está em perigo de extinção no território Kokama-Kukamiria devido a sua extração indiscriminada por parte de madeireiros. Atualmente se encontram muito poucos troncos grossos de cedro para fazer canoa. Sua cortiça e resina são extremadamente amargas e servem para curar doenças de pele. ɨmɨnua penu y+auki ɨaratsuri akaiwatsui. Antigamente fazíamos canoa de cedro. Akaiwa ɨwɨra tsui awanu y+auki ɨara. A gente faz canoa de cedro. Akaiwa ajan y+a piruara era y+utsarapan mutsanara. Esta cortiça de cedro é boa para curar inflamação.
29 - Cedro Canjerana (Akaiwarana) [acaiuarana]: tipo de árvore de tronco reto parecido cedro (Cabralea canjerana). De cortiça se extrai um corante vermelho utilizado para tingir peles e tecido. A garrafada da raíz se utiliza como purgante. Também seu tronco se utiliza como ornamental e de suas flores se elaboram perfumes tradicionais. Akaiwarana tɨma eran ɨwɨra tɨma kikin akaiwa. O cedro canjerana não é boa madeira, não é legitimo cedro.
30 - Chuchuhuasi (Chuchawasha) [thuthauacha]: tipo de árvore grande que pode alcançar 30 metros de altura (Maytenus macrocarpa). Suas folhas são grandes e apresenta flores de cor branca. A cortiça desta árvore é utilizada para preparar remédios curativos. Também é muito usada para elaboração de tragos exóticos. Niapitsaranu kurata chuchawasha tɨa awarintimuki. Os homens tomam chuchuhuasi com cachaça.
31 - Copaíba (munirana) [munirana] - Variante: (muirana) [muirana]: árvore que pode alcancar os 30 m de altura (Copaifera paupera). Seu tronco é reto e apresenta flores pequenas de cor branco. O fruto da copaíba apresenta uma semente coberta por um aro de cor laranjado. Termo Kukamiria. Munirana ɨwatsui ta papa y+auki ɨara nuan. Meu pai faz canoa grande do tronco de copaíba. Munirana kai eran mutsana aipuka. Atualmente, a resina de copaíba é considerada boa medicina.
32 - Copal (Pay+uru) [pazuru]: conhecido como copal comestível, mijíllehe, uguna, guaná, tabonuco (Dacryodes peruviana). É uma árvore da família das burseráceas, que cresce em florestas úmidas da Colômbia, Peru, Equador, Brasil e Venezuela. Mede entre 15 a 25 metros de altura e entre 30 a 50 cm de diâmetro. O mesocarpo desse fruto maduro é comestível e é consumido abundantemente por populações indígenas. A madeira é utilizada para construções de vivendas das populações locais e comercializada; A resina se usa como cola, aromático e combustível para acender fogueiras. Pay+uru ɨwa aipuka tɨma emete ɨmɨnua y+a ukaimapa. Não existe mais a árvore de copal, agora tem desaparecido.
33 - Cúbiu-agulha (Kukuna y+uwa) [cucuna zuúa]: conhecido ainda como mana-cubiu, siuca huito, cocona aguja, etc. Espécie de árvore de tronco espinhoso. Encontra-se nas várzeas e em terras firmes. Seu fruto é parecido ao cubiu. Kukuna y+uwa ukuatseme y+uway+aran y+a tsey+unitsuika wiju katika. O cúbiu-agulha tem demasiado espinho desde que cresce até ficar velho.
34 - Cuia (Kuy+a) [cuza]: espécie de árvore comum na residência do povo Kokama (Crescentia cujete). Crescentia cujete é uma espécie de planta com flor pertencente à família Bignoniaceae. É conhecida popularmente como cuieira, cabaceira, árvore-de-cuia, cuitê, cuité, coité e cabaça. A madeira é usada para a fabricacao de ferramentas e implementos agrícolas. O fruto é utilizado como remédio para baixar a febre e aliviar os sintomas da gastrite. Kuy+a iy+a ai ini y+auki uni kuratatara y+ai ɨarakuaratsui uni itikatara. O fruto da cuia se faz para tomar água, também para jogar a água da canoa.
35 - Embaúba (Amɨtsara) [amütisara]: árvore que cresce em lagos (Cecropia sp.). O Kokama e o povo Kukamiria utilizam as folhas para curar as picadas da arraia. A cortiça se usa para facilitar o parto. Amɨtsara kakɨrɨ ɨpatsu uy+arun tsɨmara. A embaúba vive as margens do lago.
36 - Embaúba branca (amɨwa tini) [amüúa tini]: se encontra as margens dos lagos e em várzea (Cecropia membranácea). O povo Kokama e o povo Kukamiria utilizam a cortiça e as folhas como chá para controlar a febre e tosse. As folhas torradas e moídas se empregam para cicatrizar feridas. Amɨwa tini katupe chita tuy+uka ɨpɨtsatsu uni katupetan arɨwa. A embaúba branca cresce muito em terra fresca que forma a água. Amɨwa tini y+ai era mutsanara. A embaúba branca é boa medicina.
37 - Falsa-palmeira-azul (Maray+uwa) [marazuúa]: planta conhecida como chontilla, falsa palmeira azul, pijuayo masha, etc. (Aiphanes gelatinosa). Termo utilizado pelo povo Kukamiria para referir uma espécie de palmeira que se encontra a margem do distante lago. Seu fruto é alimento de Tambaqui. Maray+uwa entera pɨpɨchɨ katupe. A falsa-palmeira-azul se parece à pupunha comum. Marayuwa iy+a tɨma era awa emera. A falsa-palmeira-azul não serve para comida de gente.
38 - Folha-de-urubú (urupu ɨwɨratsa) [urubú üúüratisu]: árvore grande que pode medir 10 metros. Suas folhas são de forma de coracao e largas. Seu fruto não é comestível e de cor amarelo, parecido em forma e tamanho ao buriti. As folhas são utilizadas para tirar curar fraqueza e fazer remédio para febre. Urupu ɨwɨratsa tɨwɨti entera urupu tsa. O odor da folha-de-urubu é identico a pena de urubu.
39 - Fruta-pão (Muniwatsu) [muniuatisu]: Término kukamiria. Árvore que mede 20 m de altura, seus frutos e sementes são comestíveis (Artocarpus altilis). O muniwatsu se usa em tratamento de hérnias. Kukamiria chira “muniwatsu” ajan “paun”. O povo Kukamiria chama “muniwatsu” ao “fruta-pão”.
40 - Fruta-pão (paun) [paum]: árvore conhecido como: pan de árvore, pandisho, Árvore-do-pão, Castanheira, Fruta-de-pão, Fruteira-pão, Pão-de-massa, Rima e etc. (Artocarpus altilis). É uma árvore que tem seu fruto grande e redondo, de casca de cor verde, com protuberâncias. O povo Kukamiria chama o Fruta-pão como “muniwatsu”. Também, o povo Kokama prepara caiçuma desse fruto. Paun erapaka chapunin y+a iy+a apapuri ey+umira y+ai kaitsumara. A Fruta-pão é linda para comer, seu fruto cozinhado se prepara a caiçuma.
41 - Fruta-pão (tanta) [tanda]: também conhecido pelos nomes científicos “Artocarpus communis”, “Artocarpus incisus”, “Artocarpus altilis” e conhecido popularmente como fruta-pão, jaca-de-pobre, pandisho, rima e árvore-do-pão, é uma árvore frutífera, aparentada com a jaca (Artocarpus heterophyllus). Árvore de frutos e sementes comestíveis. Amua Kukamɨe chirata “tanta” ajan paun. Outros Kokama chamam “tanda” ao Fruta-pão.
42 - Garapa (Tuwara) [tuúara]: Nomes populares: Garapa, Grapiá, porotillo, yacushapana, Amarelinho (Apuleia leiocarpa). Encontrada geralmente no meio da mata, em toda a região. Características: Árvore de médio a grande porte, de 15 a 30 metros de altura. É uma árvore de tronco grosso. Seu fruto é oval. Desta árvore se obtém excelente madeira que se usa na construção de canoas, botes, casas, etc. Atualmente esta espécie está igual ao cedro e a canela-mohena, em escassez e caminho da extinção devido a sua sobre exploração. Tuwara ɨwatsui Kukamɨe ikua y+auki ɨara ukuatsuri. Os Kokama sabiam fazer canoa de tronco de garapa.
43 - Goiaba (kɨma) [cüma]: espécie de goiaba (Psidium guajava). Nomes populares: Goiaba comum. Árvore encontrada com mais freqüência plantada em pomares e quintais. Entretanto é considerada nativa, não sendo fácil distinguir onde ocorre de forma nativa devido larga disseminação. O povo Kokama e o povo Kukamiria utilizam esta árvore como remédio para curar diarréia. Tatan ɨwɨra kɨma iwa, ai tɨma ikua tsakarika y+a kanutika wɨrɨ. O tronco da goiaba é madeira dura, não sabe quebrar nem que se dobra.
44 - Guabiraba (Aratsapewa) [aratisapiua]: árvore também conhecido como “palillo” (Campomanesia lineatifolia). É uma árvore com ramificações, seus frutos são redondos, achatados e ao amadurecer são amarelos e doces. A folha desta planta se utiliza como remédio e sua madeira se utiliza como lenha. Erapaka chapunin aratsapewa iya, pɨtanin ukuki tuyukari. Bem saborosos são os frutos de Guabiraba, o fruto maduro cai na terra. Chapuni aratsapewa iy+a pɨtanin. O fruto maduro de guabiraba é delicioso.
45 - Guapuruvu (Tarɨwa) [tarüúa]: é uma árvore com espinhos, que alcança 30 metros de altura e 1 metro de diâmetro (Schizolobium parahybum). Conhecido como pashaco branco, badarra, bacuruva, birosca, faveira, pau-de-vintém, pataqueira, pau-de-tamanco. Sua cortiça externa é de cor cinza. Sua cortiça viva é de cor creme. Suas folhas se agrupam ao final das ramas e apresenta flores amarelas, dispostas abundantemente em cachos nas pontas das ramas. Seu fruto é um legume plano com forma de espátula, de 8 a 13 centímetros de tamanho. O fruto e a resina desta árvore se utilizam para curar feridas. As folhas são utilizadas para acalmar dores de cabeça. Tarɨwa piruara kari y+atɨrɨtanpu y+a tɨa pichita y+apu ini mutsanaka pataka. Com o suco da cortiça raspada e exprimida de guapuruvu se cura as feridas.
46 - Ingá (kawapari) [caúapári]: espécie de ingá, tipo de árvore de grande tamanho. Seu fruto é plano e fino. Termo Kukamiria para ingá, os Kokama chamam de “ɨna”. ɨwatakuarapen ɨwɨra y+ukun kawapari. Esta ingá é árvore de altura.
47 - Ingá-açu (ɨnatsu) [ünatisu]: espécie de ingá (Inga cinnamomea). Nomes Populares: Ingá grossa, ingá chinela, ingá chinelo, ingá-açu, shimbillo vaca paleta, shimbillo de vaina ancha. Descrição geral: O ingazeiro-açu é uma fruteira cultivada ocasionalmete na região Norte e encontrada frequentemente na natureza em seu habitat natural, nas várzeas dos rios de toda a região Amazônica. Sua casca é muito dura e a temos que abrir com faca. Cresce dentro da água no igapó. Termo utilizado pelos Kukamiria. ɨnatsu kakɨrɨ tawampakuara. O ingá-açu vive no igapó. ɨnatsu tɨma watari iy+ay+ara uni arɨwa. Não deixa de ter fruto de ingá-açu durante o inverno.
48 - Ingá-cipó (ɨna) [üna]: árvore e fruto, conhecido como ingá-da-praia; ingá-verdadeiro, pacay, guaba, ingá-de-metro (RNC), ingá-cipó, ingá-de-metro e etc. (Inga edulis). O povo Kokama utiliza esta árvore para dar sombra e raspam a cortiça para curar diarréia. Nome científico: Inga edulis Martius- (Mart.). Árvore perenifólia, heliófita, espécie pioneira. Sua altura atinge até 30 m e seu diâmetro 50 cm. Ikian ɨna chita awakana y+a tɨma rana kukuara riai ukaraka. Esta ingá-cipó se semeia bastante na roça, também no pátio (quintal). Ta ɨna itaru rana ey+umira. O ingá-cipó se engorda para comer.
49 - Ingá-do-brejo (Turiri) [turiri]: é uma planta que está intimamente ligada ao ecossistema da selva. O “Turiri” pertenece a familia Fabaceae, cujo nombre científico é Inga spp. Existem ao redor de 200 variedades, a maioria delas no estado silvestre como: Ingazeiro, Ingá-do-Brejo, Ingá-de-Quatro-Quinas, Ingá-Banana, Ingá, shimbillo, shimbillo de agua, pacae, paca shimbillo, shimbillo de fraile, shimbillo de mono, Shimbillo cadena, Angá (Ingá Vera). É muito apreciada por manadas de loros e papagaios que se dão um delicioso festín. Especie muito menor que: Inga edulis (guaba) e Pacae. O fruto, é aplanada de cor verde, que ao abrir deixa expostas as sementes cobertas de polpas brancas (arilo) suaves, doces e muito agradável que são usadas como alimento e consumidas natural. Especie de “shimbillo” pequeno. Árvore de tronco alto. Cresce em qualquier parte, tanto na terra firme como na várzea. Turiri na chiran ɨna miri. Se chama ingá-do-brejo ao ingá pequeno. Turiri y+itaru wirutarapa entera y+akɨtsa y+upin. O ingá-do-brejo, pendurado engorda como a trança do cabelo.
50 - Ingá-guabilla (Itsatsuwi) [itisatisuúi]: é um gênero de plantas com flor da subfamília Mimosoideae da família Fabaceae. As espécies deste gênero são conhecidas pelos nomes comuns de ingá, shimbillo, guabilla, etc (Inga ingoides). É muito comum nas margens de rios e lagos, sendo muito procurado pela fauna e pelo homem por suas sementes. Cresce em restingas. É uma árvore grande e seus frutos são parecidos a ingá-açú porem menor. A polpa que envolve as sementes, denominada em termos corretos de sarcotesta é branca, levemente fibrosa e adocicada, bastante rica em sais minerais, e é consumida ao natural. Também é usada na medicina caseira, sendo útil no tratamento da bronquite (xarope) e como cicatrizante (chá). A árvore pode chegar a uma altura de 15 metros, é muito utilizada para sombreamento dos cafezais. A planta prefere solos arenosos perto de rios. Com flores de coloração branco-esverdeada, a ingazeira frutifica praticamente em todo o ano. Tuy+uka ɨwatinkuara chita itsatsuwi emete y+aepe y+a iy+a itaru. Existe bastante ingá-guabilla nas restingas, aí engorda seu fruto.
51 - Ingá-papagaio (ɨnapewa) [ünapiua]: tipo de ingá (Inga macrophylla). Existe mais de 300 tipos de ingá. Está ingá é conhecido como: ingá ferro, ingá vermelha, Imbiruçu, Imbiruçu branco, Ingá de papagaio, Ingá pequeno, Ingaó, shimbillo tablacho. Espécie de árvore que cresce nas várzeas e margens dos rios. Seu fruto brota em cacho e ao amadurecer fica amarelo. ɨnapewa chita tsakamɨkan. O ingá-papagaio tem bastantes ramas. ɨnapewa iy+a putukaka, y+a itaru pewarapa. O fruto do ingá-papagaio é em cacho, se engordam aplainados.
52 - Ingá-rabo-de-loro (ruru tsuwi) [ruru suúi]: espécie de ingá médio. Ruru tsuwi na chiran ai emete ɨwɨrati. No mato tem ingá chamado rabo-de-loro.
53 - Ingazinha (ɨnɨira) [ünüira] - Variante: (ɨnɨra) [ünüra]: espécie de ingá que se reproduz em cadeia. Esta ingázinha cresce nas restingas e várzeas, geralmente se encontra junto a ingá “itsatsuwi”. Seu fruto é de cor verde. ɨnɨira miri chita iy+ay+ara y+apura itsa ey+u ɨwɨratikuara. A ingazinha pequena tem bastante fruto, é alimento de mico no mato.
54 - Jacareúba (Y+akari ɨwɨra) [zacari üúüra]: árvore conhecida como “guanandi” (Calophyllum brasiliense). É uma árvore de grande tamanho que pode chegar cerca de 40 metros de altura. Seu fruto é de forma oval, de cor verde claro, aromático quando seca, contem uma só semente. A resina se usa para curar furúnculos e queimaduras. Esta árvore produz boa madeira que atualmente se usa na carpintaria e marcenaria. Upi mari ini y+auki y+akari ɨwɨratsui: ɨara, y+aepetsui awanu uchimata ɨwɨra upi mari y+aukitsen. Fazemos muita coisa dessa madeira: canoa, logo as pessoas tiram tábua para fazer toda coisa.
55 - Jenipapo (y+anipa) [zanipa]: árvore e fruto (Genipa americana). Seu tronco alcança uma altura de 20 metros e diâmetro de 60 centímetros. Sua copa é redonda e densa. Suas folhas são simples e suas flores são grandes, em cachos, de cor branca amarelado. Antigamente o jenipapo se usava em cerimônias curativas de picadas de cobras. O médico tradicional pintava com jenipapo o doente e todos seus acompanhantes. Usando uma cana pequena desenhava círculos nos braços e pernas das pessoas, logo todos os pintados iam banhar para tirar o veneno da cobra. Também o jenipapo utiliza para curar as mulheres que se tinha entrado o candirú. O suco do fruto maduro se utiliza para preparar licor típico conhecido como “jenipapochado”. Y+anipa era y+akɨtsa tsunitara, y+ai ɨkɨran chakata y+apu na ɨrika piruara y+a tsunitsen. O jenipapo serve para pintar de preto o cabelo, também com o ralado verde se pinta o corpo.
56 - Laranja (raranka) [raranga]: árvore de 10 metros de altura. Suas flores de cor brancas (Citrus sinensis). Seus frutos redondos e de sabor doce. Raranka tsapu awanu ikua chapunita kamu. A gente dar sabor a chicha com folha de laranja.
57 - Loro-shungo (Ruru ɨwɨtira) [ruru üúütira]: tipo de pau que se utiliza na construção de casas. Ruru ɨwɨtiraini tawa upi marira y+aukimira ukaka. Se tira a madeira loro-shungo para fazer todo trabalho na casa.
58 - Macambo (Akauwatsu) [acauúatisu]: especie de árvore de fruto volumoso e quase redondo que se consume em estado natural (Theobroma bicor). A cortiça desse fruto se utiliza como recipiente. A madeira se utiliza como combustível. Akauwatsu iy+a ini y+auki y+a tɨa kuratamira. Do fruto do macambo se prepara suco para tomar.
59 - Macambo (Aputu) [aputu]: fruta silvestre com carne similar a da sapota (Theobroma bicor); A árvore tem boa madeira. Aputu iy+a pɨtanin ukuki akuti emera. O macambo maduro cai para alimento de cutia.
60 - Manduvi (ɨwɨturana) [üúüturana]: árvore conhecido como manduvi, amendoim-de-bugre, huayra caspi, huarmi caspi. São nomes regionais da espécie da “Sterculia apétala”, representante da família “Sterculiaceae”. É uma árvore de grande porte, cuja densidade populacional vem diminuindo por causa do manejo inadequado dos habitats, que também pode estar interferindo na dinâmica das populações desta espécie. Da árvore se utiliza para a elaboração de canoas, do tronco tira seu látex e os frutos se consomem assado. Da raíz se elabora garrafadas para curar artritis e reumatismo. Tsa papa chikari ɨwɨturana ɨrarara y+aukimira. Meu pai procura árvore de manduvi para fazer canoa.
61 - Mangerioba-grande (Tsetsa) [sisa]: árvore que pode alcançar 15 metros de altura (Casia reticulata Wilid). Árvore que cresce como maleza reticulata Willd. Conhecida popularmente como mangerioba grande, retama ou maria mole. Com distribuição geográfica em quase toda América Latina. Apresenta flores amarelas. Usa-se como medicina tradicional. Sua folha, que é amarga, se soca e serve para curar doenças de pele. La flor cozida junto com a raíz se toma como água de hora em hora para limpar o organismo. O tronco serve para os cercados e caibros das casas. Tsetsa aitsen y+anamata ra tsey+unira kukuara chita y+anama. A Mangerioba grande é planta ruim se cresce em abundancia na roça.
62 - Mangue-roxo (Erewa tini) [iriua tini]: tipo de árvore que cresce nos igapós e várzea (Stylogyne sp.). Seus frutos são parecidos aos de “erewa tsuni”, porém de cor branco e é alimento para peixes. O tronco é utilizado para lenha. Ewera tini chita tawanpakuara y+aepe y+a tsetsa kururuta ipiranu y+akarumira. O mangue-roxo abunda no igapó, aí sua flor cai e os peixes comem.
63 - Mapati (ɨwɨratin kurutsa) [üúüratin curutisa]: espécie de árvore que se encontra na floresta (Pourouma bicor). Seu fruto é pequeno e preto. As sementes secas são alimento de macaco. ɨwɨratin kurutsa ai miy+aranu ey+u. O mapati é alimento de macaco.
64 - Mapati (Kurutsa) [curutisa]: fruto e árvore conhecida como: cucura, uva-do-mato, uvilla ou caimaron (Pourouma cecropiifolia). É uma espécie botânica pertencente à família Cecropiaceae. Os frutos do mapati se come sem casca porque tem uma substancia forte que pode partir os lábios. Atualmente, o mapati se semeia e se vende nos mercados. É muito comum ver parentes ticuna vender em bacias pela cidade de Tabatinga. Ajan kurutsa awanu y+atɨman ai emete y+a tsu tsen ai era ini ey+u. Este mapati, que a gente semeia, tem carne doce e é bom para comer. Kurutsa iy+a tsaime piruaran na ey+u y+apuka na kumɨra, y+uru piruara y+a tsachita. O fruto do mapati é áspero, quando tu come te faz doer à língua e os lábios.
65 - Mata-pau (kuapɨwa miri) [cuapüúa miri]: tipo de árvore de aproximadamente 10 m de altura. Suas folhas são alargadas e apresenta fruto de forma globosa. O povo Kokama utiliza a resina branca desta árvore em emplasto ou com banha de cobra para curar luxação ou fratura. Também os médicos tradicionais fazem trabalhar para unir casais. Conhecido como renaquilla, apuí pequeno, apuízinho, Clúsia rosa, autograph tree, matapalo, mata-palo, Clusia rósea e etc. Muito ramificada, de tronco de casca lisa, sedosa a acinzentada. No seu habitat de origem as sementes levadas pelos pássaros germinam sobre outras árvores e suas raízes e ramos tomam o aspecto decumbente, até atingirem o chão, quando enraízam ao solo e acabam por matar sua hospedeira, recebendo o nome de matapalo (mata-pau). As folhas têm a forma de uma colher chata, de ponta arredondada, são rígidas. Kuapɨwa miri ai eran mutsana, tsakaripan waina y+ai niapitsara y+apu mutsanakan ini era. O mata-pau é boa medicina, com isso a mulher e o homem com lesão se cura.
66 - Mático (Y+amɨrana) [zamürana]: é uma planta florífera da família Piperaceae. Como muitas espécies da família (Piper aduncum). O mático tem odor picante. É popularmente conhecido como aperta-ruão, pimenta-de-fruto-ganchoso, tapa-buraco e jaborandi-falso, pimenta-de-macaco. Mede cerca de 4 metros de altura. Seus talos se une com nó. Suas folhas son ovais e suas flores são de cor branca. A mulher depois de dar a luz toma chá de folhas de mático para ajudar para que o útero volte ao seu tamanho original. Os troncos de mático servem para lenha. Y+amɨrana chita tsakamɨy+aran. O mático tem bastante ramas. Y+amɨrana tsa era waina mutsanara, y+a kuratamira memɨra uwari tsakapɨrɨ. A folha do mático é boa medicina para que tome a mulher depois do parto.
67 - Melancia (Tsantia) [sándia]: é uma planta trepadora ou rasteira, de textura áspera (Citrullus lanatus. ). As flores são amarelas e grandes. O fruto da planta é grande, carnoso e suculento. A polpa é de cor vermelho e contém numerosas sementes de cor preta, marrom ou branco. Tsantia nua tɨan ɨwɨria ai tsukuta ini tsukuara. A melancia é fruta com bastante líquido, limpa nosso organismo.
68 - Moena (Aiwa) [aiúa]: nome genérico. Os Kokama diferenciam entre “moena branca” (Aiwa tini), “moena amarela” (Aiwa iyu) e “canela moena” (Aiwawatsu). Aiwa kurukurun tsui awanu y+auki ɨara. A gente faz canoa (dessa madeira) de mohena grossa.
69 - Moena Amarela (Aiwa iy+u) [aiúa izu]: árvore de moena amarela (Aniba gigantiflora).
70 - Moena branca (Aiwa tini) [aiúa tini]: especie também chamada de Moema grossa. O povo Kokama diferencia dois tipos de Moena branca: Um tipo de Moena branca de restinga, parecida Canela moena, dela se extrae tábuas de cor branca para elaboração de móveis e a Moena branca da várzea que é tronco fino e ramado, a gente a utiliza para lenha; seus frutos servem de alimento para os peixes. Aiwa tini kurukurun tsui awanu y+auki ɨara. A gente faz canoa da cortiça da Moena grossa.
71 - Mogno-brasileiro (Nuriwa) [nuriúa]: conhecido como caoba, aguano, etc. É uma espécie de árvores pertencente à família Meliaceae (Swietenia macrophylla). É uma árvore que alcança 30 m de altura. Sua madeira é de cor marrom avermelhado. Da cortiça desta árvore se elabora “kumaka”. Nuriwa ɨwɨra nuan y+a tsa miminiu y+a ɨwa kurukuru. O mogno-brasileiro é uma árvore grande, suas folhas são miúdas e seu tronco é grosso.
72 - Mulateiro (Amanɨwa) [amanüúa]: árvore com flores brancas que pode medir aproximadamente 35 metros de altura e 80 centímetros de diâmetro (Calycophyllum spruceanum). Seu tronco é cônico e bastante liso. A cortiça externa é de cor verde escuro e meio marrom. Os frutos são de cor marrom claro. A madeira do mulateiro é fina e ideal para construir casas. As árvores grossas e grandes servem como lenha e para tirar tábua para carpintaria. A cortiça do mulateiro preto serve para curar infecção intestinal de bebês. Ferve-se a cortiça para banhar a criança e também dar para beber um pouco deste líquido. Amanɨwa ipiatsui erapakatun tatape uchima. Sai bom carvão da lenha do mulateiro. ɨwɨra tatan amanɨwa. O mulateiro é madeira dura.
73 - Mulungu (Amatsetsa) [amatisisá]: árvore cuja cortiça serve para curar dores de reumatismo, inchaço, etc. (Erythrina fusca). Se rala a cortiça da árvore, bebem o sumo e o ralado o colocam como emplasto no local afetado. Para que o tratamento seja efetivo deve ser acompanhado com uma dieta rígida. Segundo o povo Kokama e o povo Kukamiria, a árvore do Mulungu é um Médico (doutor) cujo espírito é de um homem que usa uma boina rosada similar a cor da flor do Mulungu. Amatsetsa tsitsay+ara pɨtanirapa iy+a entera ɨnamiri chita y+a tsaiy+ara. O mulungu tem flores vermelhas, seu fruto é idêntico a samambaia e possue várias sementes.
74 - Munguba (wape) [uápi]: espécie de arvore de algodão (Pachira aquática). Conhecida vulgarmente como castanhola, castanha-do-maranhão, carolina, paineira-de-cuba e mamorana. É uma árvore frondosa, cujas folhas pecioladas e digitadas apresentam de 5 a 9 folíolos verde-escuros. Suas flores com 5 pétalas muito grandes são castanho-avermelhadas. Alcança cerca de 40 metros de altura. Suas sementes estão envoltas de algodão e são alimentos micos e loros. Do seu tronco é extraído para fabricação de um ótimo papel. Wape ɨwa nuan kurukuru y+ai ipukun. O tronco da munguba é alto e grosso. Wape tsa miminiu ipukurapa. A folha da munguba é pequena e larga.
75 - Munguba-vermelha (Iwira pɨtani) [iúira pütani]: O povo Kokama tira envira do tronco (Pseudobombax munguba). DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA: Habita as margens inundáveis dos rios da região Amazônica, principalmente no Estado do Amazonas e Pará, ocorrendo ainda na Colômbia e no Peru. DENOMINAÇÕES VULGARES: Munguba, monguba, mungumbeira, assacurana, embiriti, punga corada. Árvore de alta, geralmente com 30 metros quando adulta, podendo atingir até 50 m por 2 m de diâmetro na base do tronco, com sapopemas, casca esverdeada, lisa, espessa. Folhas agrupadas nas extremidades dos ramos com 6-7 (9) folíolos; pecíolo longo, glabro; foliólulos com peciólulo mais curto (1-3,5 cm) soldados agrupados na base; lâmina elíptica a oblongo-elíptica, quase oval, cuneiforme, na base, longo-acuminada no ápice, subcoriácea com a face superior glabra e a inferior esparsamente lepidota. Flores eretas, solitárias ou aos pares, robustas, em enormes inflorescências, 7-8 cm de comprimento com pedicelos espessos, glabros; cálice cupuliforme externamente lepidoto, vermelho; pétalas subiguais, carnosas 7-8 cm de comprimento por 2-2,2 cm de largura, brancas internamente; estames numerosos. Fruto cápsula elíptica, 20-23 cm de comprimento por 12 cm de diâmetro, vermelho e glabro externamente. Sementes piriformes, envolvidas por uma paina amarelada. Iwira pɨtani piruara eran puwatsa ai upi mari tɨkɨtatara. A cortiça da munguba-vermelha se utiliza para amarrar (envira).
76 - Mururé (Mururé) [Mururé]: árvore grande e grosso parecida ao “tamamuri”. Seus frutos são amargos (Brosimum acutifolium). O povo Kokama não come este fruto. Está planta medicinal ajuda a curar o reumatismo e outras dores do corpo. Y+ukan mururé era aikuata mutsanara. Este mururé é boa medicina.
77 - Ojé masha (kuatiniwarana) [cuatiniúarana]: tipo de árvore de tronco branco que dela se extrai um tipo de tela de cor branco e é utilizado para artesanato (tururí). Kuatiniwaranatsui awanu uchimata tururewa tinin. A gente extrai tecido branco do ojé masha.
78 - Paracanaúba (Kumatsɨwa) [cumatisüúa]: tipo de árvore de tronco duro que alcanca aproximadamente 40 m de altura (Swartzia polyphylla). Além deste nome popular, a paracutaca também é conhecida por paracanaúba, arabá, cumaceba, pitaica e maracutaca. As plantas do gênero Swartzia – que possui cerca de 155 espécies – têm grande potencial farmacológico, que pode ser encontrado nos frutos, folhas, caule e sementes. Seu fruto é cilíndrico de cor marrom claro. O povo Kokama e o povo Kukamiria utilizam o tronco da árvore para fazer ferramentas. Kumatsɨwa ɨwɨtira tatan y+atsui niapitsaranu y+auki ɨwɨratsu ipuchin. Os homens fazem lanças pesadas de âmago duro da paracanaúba.
79 - Periquiteiro (Tamewa) [tamaeuá]: conhecida como Pau pólvora, periquiteiro, candiúva, candiúba, taleira, motamba, gurindiba, curindiba, atadijo ou seriúva (Trema micrantha). Ou com o nome de seu gênero, Trema, é uma árvore nativa brasileira. Se encontra na várzea e cresce de baixo da árvore grande parecido a “tsakarana”. A fibra deste cipó tem cortiça branca. Tamewa piruara ini uchimata tsaparu puwatsara. A fibra da cortiça se tira para corda de paneiro.
80 - Requia-masha (Y+atɨwarana) [zatüúarana]: tipo de árvore da Amazônia. Seu tronco é reto e sem ramificações. Seus frutos brotam na coroa da árvore. Y+atɨwarana iy+a y+ai era emera y+a tsee ikua chapuni. O fruto da requia masha é bom para comer porque é doce e saborosa.
81 - Retama-amarela (Tsetsa iy+u) [sisa izu]: (Retama sphaerocarpa L.).
82 - Retama-negra (Tsetsa tsuni) [sisa suni]: (Cytisus scoparius).
83 - Roxinho (Erewa tsuni) [iriua suni]: tipo de árvore que cresce nos igapós e várzeas (Coccoloba marginata Benth). Seus frutos crescem em cachos. Erewa tsuni iy+ay+ara chita uni nuapuka. O fruto do roxinho abunda no inverno. Erewa tsuni iy+a era ini ey+umira. O fruto roxinho é bom para comer. Ipiranu ey+u erewa tsuni iy+a ukukin unikuara. Os peixes come o fruto do roxinho que cai dentro da água.
84 - Sacha-manga (ɨarui) [üarui] - Variante: (ɨrarui) [ürarui]: Linda árvore de 6-8 m (em cultivo), cujo tronco fica literalmente recoberto de vistosas flores amarelas (Grias neuberthii), de maneira semelhante a seu parente abricó-de-macaco (Couroupita guianensis). Frutos compridos, amarronzados, mais ou menos no formato de uma bola de futebol americano, de aproximadamente 18 cm de comprimento x 10 cm de largura. Logo abaixo da casca, a polpa é amarelo-alaranjada, de textura crocante e sabor que lembra o da cenoura. A polpa que envolve a semente única é branca e adocicada, muito saborosa, de sabor semelhante a um pudim de amêndoas. Contém cerca de 1,2 mg de caroteno / 100 g de polpa. Conhecido como: manguá, sacha mango, sacha manga, sacha manguá, etc. O povo Kokama e o povo Kukamiria utilizam as sementes para curar doenças respiratórias. Sacha-manga significa "parecida com manga". A árvore é muito produtiva, proporcionando frutos praticamente durante o ano todo, em climas tropicais. No Equador, os índios Quijos Quichua consideram-na sagrada, por servir de alimento para Sacha Runa, um espírito da floresta. ɨarui tsai ɨpɨmuka irawa. A semente do sacha-manga é amarga. Ikian ɨarui katupe tuy+uka ɨwatinari raepe ra tua. Esta sacha-manga aparece na restinga e ai se envelhece.
85 - Samaúma-branca (Tsamuna tini) [samuna tini]: conhecida como sumaúma, barriguda, paina-de-seda, lupuna branca. Tipo de árvore alta e frondosa da selva (Chorisia Insignis HBK). Em sua base tem barbatanas planas que podem alcançar até 4 ou 5 metros de altura e 2 metros de largura. Sua semente se emprega na producão de aceites. Esta árvore é muito apreciada em carpintarias. A lupuna branca é uma árvore medicinal. Tsamuna tini era mutsanaka. A Samaúma-branca é boa medicina.
86 - Samaúma-vermelha (tsamuna pɨtani) [samuna pütani]: Conhecida como lupuna corada, lupuna preta, paineira, açoita-cavalo (Chorisia integrifolia). Tipo de árvore que pode chegar a alcançar 50 metros de altura e sua base um perímetro de 30 metros aproximadamente. Em sua base tem barbatanas que pode alcançar de 4 a 5 metros de altura e 2 metros de largura. Sua semente se emprega na produção de aceites. Esta árvore é muito apreciada na carpintaria e marcenaria. A “lupuna corada” é considerada um bruxo ou feiticeiro. Segundo a tradição Kokama, nas barbatanas plainas da “lupuna” vive o SHAPSHICO (Shapshiku), o diabo da floresta. Se diz que o SHAPSHICO bate a barbatana da “lupuna” para anunciar uma tempestade. Tsamuna pɨtanipu awa ene, na chiru y+atɨmapa y+a tsapuakuara. A gente te faz dano com a Samaúma-preta enterrando tua roupa em sua raiz.
87 - Sapota (Atere) [atiri] - Variante: (Atiri) [atiri]: espécie de árvore (Matisia cordata). Existem dois tipos: a sapota silvestre ou do mato que é uma árvore alta e dura, tem seu fruto globoso. A outra sapota é plantada pelos mesmos moradores. Mitan ɨatira atere iy+a pɨtani. A sapota amadurece antes do carnaval.
88 - Sapucaia (kai y+ukuchi) [cai zucuthi]: Árvore de grande porte, 20 a 30 metros de altura (Lecythis pisonis). Nomes populares: Sapucaia, Castanha sapucaia, Cumbuca de macaco. Tem folhas simples, lisas, 15 cm, quando novas tem coloração rosa. Flores roxas e brancas, tamanho médio. Fruto grande, (20 cm) com casca muito dura, e uma tampa que se solta quando maduro, liberando as sementes. Muito utilizado antigamente como recipiente domestico e hoje como decoração. Sementes de 6 cm, marrom claro, comestíveis e muito saborosas. Durante a maior parte do ano ela aparece não muito diferente das outras, mas na primavera, após a queda das folhas, fica coberta de novas folhas da cor rosa, junto com as flores. O tronco é bem característico. Existem árvores deste tipo muito velhas e altas, até 30 metros de altura, destacando-se das outras, sobre o dossel da mata. Kai y+ukuchi ɨwa nuan ɨwɨra ai entera y+ukuchi y+a iy+a. A sapucaia é um arbusto grande, seu fruto é parecido a uma panela.
89 - Seringa (Shirinka) [chiringa]: árvore que alcança de 15 a 30 metro de altura (Hevea brasiliensis). Seus frutos são parecidos a “y+arina”. A cortiça do tronco tem um látex ou resina branca e leitosa que se utilizava para fazer o caucho. ɨmɨman awanu upi mari ini y+aukitsuri shirinka kaitsui. Os homens de antes faziam todas as coisas da resina de Seringa. Shirinka kaitsui ɨmɨmankana y+auki peruta. Os antigos faziam bolas da resina de seringa.
90 - Shamboquiro (Kupura ɨwɨra) [cupura üúüra]: conhecido como yanabara. Árvore de tamanho médio que serve para fazer armação de casa. Kupura ɨwɨra ai awanu uchimata uka ɨwara. A gente extrai Shamboquiro para armação de casa.
91 - Sorveira (Arichi) [arithi]: tipo de árvore que alcança aproximadamente 40 metros de altura (Couma macrocarpa). O tronco é fino que produz abundante resina ou látex branco. Sua fruta é globosa e com semente. Arichi tɨma era uka ɨwara. A soveira não é boa para construção de casa.
92 - Sucuúba (tsukupa) [sucuba]: Outros nomes populares: sucuua, janajuba, bellaco caspi, socoba, sucuuba da Amazônia (Hymatanthus sucuuba). Constituintes químicos: óleos essenciais. Propriedades medicinais: cicatrizante. Indicações: câncer, fratura, gastrite, herpes, impigem, úlcera gástrica, verruga. Esta árvore alcança 20 metros de altura. Apresenta flores de cor branca. Os frutos são de forma elíptica e abundantes sementes. Esta árvore se encontra um tipo de “tapurús” chamados “awiwa”. Sua madeira é utilizada como lenha ou como carvão. Sua madeira é utilizada nas construções. Medicinalmente se utiliza para tratamento de hernias e úlceras. Tsukupa ura “awiwa” na awanu chirata. A gente chama “awiwa” ao tapurú que tem na Sucuúba.
93 - Tamamuri (Tamamuri) [tamamuri]: árvore grande e grosso que tem frutos redondos parecidos as bolas de cristal e quando esta maduros são de cor laranjado (Brosimum Acutifolium). Conhecido também como: amapá doce, congona, mururé, murerú, murerú de terra firme, muirapiranga; urupi (Bolívia), quecho, tamamuri. Seu sabor doce e agradável. Está planta medicinal ajuda a curar o reumatismo e outros dores do corpo. O macaco-coto e diferentes aves se alimentam dos frutos d tamamuri. Tamamuri iy+a, akɨkɨ ey+u ra emete tupaka. O macaco come o fruto do tamamuri quando tem.
94 - Tamanqueira (Paritiwa) [paritiúa]: conhecido como Maminha-de-porca, limoncillo, mamica-de-porca, tamanqueira e etc. Árvores aculeadas no tronco, ramos e folhas, subcaducifólias, heliófilas a semi-esciófilas (Zanthoxylum rhoifolium). Árvore de madeira bem dura parecida a do limão. Se usa em construção de casas. Os troncos grossos se usam como vigas, o mais finos como caibros. Paritiwa tatan ɨwɨra y+ikua awanu uchimatai y+a uka y+arakanuarara. A tamanqueira é uma madeira dura, por isso a gente tira para caibro de casa.
95 - Tamara (Tamara) [tâmara]: espécie de árvore da várzea (Crateva tapia). Tem frutos redondos parecidos limão, que serve de alimento para o bacú (cahuara). Nomes populares: cabaceira, trambolhão, cabaceira-do-pantanal, tapiá. Planta decídua, heliófita espécie secundária. Suas folhas apresentam um leve cheiro de alho, sua copa é arredondada, com tronco tortuoso, cilíndrico com casca rugosa. Também se utiliza a cortiça da árvore para medicina tradicional Kokama. Tamara piruara kakɨrɨnpu ini mutsanaka tsatsuka. Com a cortiça fresca da tamara se cura problema de pele.
96 - Tangarana-branca (Tatirana tini) [tatirana tini]: conhecido também como tangarana de altura (Tachigali formicarum). Espécie de árvore que são de cor violeta e rosada. Tatirana tini ɨwari awa mapɨrɨpan inu uy+arita y+aepe mapɨrɨ y+a itikatsen. Na árvore da tangarana-branca se faz picar a gente para que bote sua preguiça.
97 - Tangarana-preta (Tatirana tsuni) [tatirana suni]: espécie de árvore que se encontra nas várzeas ou margem de lagos. Suas flores são brancas e quando seca fica de cor pardo. Seu tronco é reto, largo e sua madeira se utiliza para construção de casas. A cortiça da “tangarana” é boa para curar diarréia, o resfriado e curar sangue ruim. Tatirana tsuni kakɨrɨ tawampakuara. A tangarana-preta vive no igapó. Tatirana tsuni piruara era mutsanara. A cortiça de tangarana-preta é boa medicina. Tatirana tsuni piruara apapurin tɨa ini kurata pataka mutsanara y+aepetsui ɨwachi y+ai ini tsukuaratsui tsɨri itikatsen. O suco cozinhado da cortiça de tangarana-preta se toma para curar diversas doenças, a diarréia e curar resfriado.
98 - Taúva (Y+atɨwa) [zatüúa]: especie de árvore, tipo de requia (Guarea guidonia). É uma árvore que alcanca 25 metros de altura. Apresenta flores de cor branca. A cortiça raspada desta árvore é utilizado como remédio para acalmar dor de cabeça. Também o tronco serve para fazer canoa. Y+atɨwa eran mutsanara. A taúva é medicina. Y+atɨwa piruara karinpu tsachin na tsɨrita y+a, na uy+aritai anaruka kipey+ukapu. Refresca a dor de cabeça com a cortiça raspada da taúva, amarrado com pano.
99 - Toé (Marɨka) [Marüca]: Árvore pequena, com folhas ovais (Brugmansia suaveolens). Também conhecido como Verbasco, toé, floripondio, Trombeteira, Sete saias, Trombeta de anjo, etc. Suas flores são de cor branca. Termo Kukamiria. O toé é utilizado como alucinógeno em cerimônia milenares de cura do povo Kokama. O poder de clarividência do Toé é mais demorado do que da ayahuasca e deve ser usado somente por mestres na medicina tradicional. As folhas são utilizadas para combater doenças de pele. Para o povo Kokama existem dois tipos de toé: marɨka pɨtani e marɨka tini. O toé é bruxo. Kukamiria chira marɨka nan ikian. O povo kukamiria chama “marɨka” a planta “toé”.
100 - Tomate (Tumati) [tumati]: Tumati tɨma watari ini ey+unkuara chapunitara. O tomate nunca falta na comida para dar o gosto.
101 - Uassacú (uwachi) [uuáthi]: uassacú ou catahua, nome genérico para esta árvore. O povo Kokama diferencia dois tipos desta árvore: uma “catahua branca” e uma “catahua preta”. Uwachi emete mukuika chira uwachi tsuni y+ai uwachi tini. Existem dois tipos de uassacú: o uassacú preto e o uassacú branco.
102 - Uassacú-branco (Uwachi tini) [uuáthi tini]: conhecido como catahua branca, uassacú, árvore-do-diabo, catauá, no-perú, acaçú (Hura crepitans). Distribuição geográfica: Região Amazônica, em várzeas inundáveis, em beira de rios e em terrenos pantanosos. Características morfológicas: O caule é todo revestido de espinhos de 1-2cm, a casca é de coloração parda. Tipo de “catahua” de tronco espinhoso que pode alcançar mais de 40 metros de altura. Se caracteriza por seu tronco de cor branco e possue folhas de cor verde claro. A resina da catahua branca preparada (enfraquecida) pelo médico tradicional se aplica para aliviar dor de cabeça. Seu vinho é muito mais potente que a ayahuasca, é só deve ser tomado por Mestres antigos da medicina tradicional, um novato ou curioso pode morrer ao tomar em forma de vinho de catahua. Uwachi tini ai eran mutsana. O Uassacú branco sim é boa medicina.
103 - Uassacú-preto (Uwachi tsuni) [uuáthi suni]: conhecido como “catahua negra”. Tipo de catahua que pode alcançar mais de 40 metros de altura aproximadamente (Hura crepitans). Caracteriza-se por seu tronco escuro e por não ter espinhos. O povo Kokama considera esta árvore com um bruxo- mestre que faz dano e pode causar até a morte. Dizem que se a pessoa urinar ou defecar nas folhas caídas debaixo da “catahua negra”, te faz danos produzindo feridas nos glúteos, obstruindo a bexiga e produzindo inchaço. Um médico tradicional preparado faz seu vinho para ver o futuro com mais qualidade e detalhes que ayahuasca, mas é muito perigoso, porque pode ser fatal. Também com a resina da catahua negra se prepara veneno para pescar. Uwachi tsunin aitsen ɨwɨra. O Uassacú preto é uma árvore mal.
104 - Umari (Parinari) [parinari]: árvore e fruto que cresce no mato (Poraqueiba sericea Tulasne). O odor de seu fruto é desagradável para alguns, porém os animais comem. Parinari emete y+a mai y+a ɨwa wɨrɨ. O Umari tem seu demônio de baixo do tronco.
105 - Urana (Peratɨwa) [peratüúa]: conhecido como ipururo (Alchornea castaneifolia). Árvore pequena que cresce nas várzeas e ao redor de lagos. É utilizada como planta medicinal. Sua cortiça e raízes são utilizadas como anti-reumático. As folhas são utilizadas como afrodisíaco e como antídoto contra a picadura de arraia. Peratɨwa tsey+uni chirinpankuara ɨpatsu tsɨmara. O urana cresce em lamaçal e nas margens de lagos.
"Vamos proteger nossos territórios e dizer NAO as mineradoras, garimpeiros e madeireiros em nossas Terras Indígenas!"
EXERCÍCIO DA AULA Nº 26.
1. Relate o que chamou mais atenção no texto.
2. Você sabia de alguns rituais de cura de nosso povo Kokama que o texto apresenta. Comente.
3. Quais as árvores que você tem ou teve contato?
4. Qual árvore ou arvores você nunca havia ouvido falar?
5. Alguma vez na vida tem usado alguns de nossos conhecimentos de cura das árvores ou ouviu sobre o assunto? Relate.
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Até a próxima! Iniaparari!
Ainan ta! Obrigado!!!
Prowetsuru Tsamia. Professor Samias.
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Era na kuema! Prowetsuru estou passando para marcar minha presença na aula de N°26, com assunto os nomes das árvores em kokama. O conteúdo é enriquecedor para aaprimorarnossos conhecimentos
ResponderExcluirMarleide Muca de Souza
Mareitiri Tananta
Eren kreitsi kumata Achu presença da aula 26
ResponderExcluirFrequência da aula n 26
ResponderExcluirAldeia Novo Israel Tonantins AM
Valdemir dos Santos Maricaua
Anaflavia Pinto Ramires
Valtino Maricaua Filho
Conselho local Valtino Maricaua
Franciney Lima da Rocha
Juliano Anaquiri Inhuma
Maria Itirini-RITAMAKUARA MURIAKA
ResponderExcluirPresença da aula n°26
Frequência: Cleidson dos Santos Pinto
ResponderExcluirAldeia: São José
Tonantins-AM
Antônio Nazário Filho aldeia Muria presente!(tnt).
ResponderExcluirLuiz Manuel Pacaio Tananta
ResponderExcluirIsaque Fernando Pacaio
Marcio Luiz da Silva
Aldeia: Nova Aliança- Benjamin Cosntant/AM
Valcidheice Alves Pereira
ResponderExcluirAldeia BOARA DE CIMA
Tefé!
Ta chira:KAJIRI MIJIRI
ResponderExcluirRitama:PENY+AMIN KUNTSTANTKA
Exercicio da aula numero:25
Presente! Na aula 26. Alcemir Cobos Aldeia Igarapé do Manaca Tnt
ResponderExcluirPresente! Na aula 26. Alcemir Cobos Aldeia Igarapé do Manaca Tnt
ResponderExcluirPresença da aula 26 aldia muria tnt
ResponderExcluirValcinei
Ivonete
Alzinete
Genilson
Raimundo
Marinalva
Aula 26 Franciney lima da Rocha aldeia Novo Israel tnt juliano ANAQUIRI aldeia Novo aldeia Novo Israel
ResponderExcluirMarivaldo Nazario, Maria de Fátima Nazário e oreliano arirama presente na aula de número 26
ResponderExcluirPresente da aula 26 Cursista: Rosano Alves comunidade.santa cruz.. TNT...
ResponderExcluirpresente na aula n 26 Gercival Santos pacaio aldeia santa cruz tnt.
ResponderExcluirArlos Maricaua Pereira
ResponderExcluirArlos Maricaua Pereira
ResponderExcluirSempre que alguém entrar no link pode copiar o link no grupo do Curso. Por favor!!!
ResponderExcluirNila de Araujo Batista. Tefé-AM.
ResponderExcluirSimão Pedro Pereira Curico
ResponderExcluirComunidade Indígena Kokama Nova Aliança
Município de Benjamin Constant
Joel Torres Maca. Presente
ResponderExcluirRitamakuara: Nova Aliança. Benjamin Constant- Amazonas.
Jaquison Arirama e Valdelina dos Santos da aldeia Santa Cruz município de Tonantins estão presente na aula 26
ResponderExcluirAluno altemilton da silva Santos aldeia Santa Cruz tnt presente na aula n 26
ResponderExcluirTsa Chira Kuitsi Tsamia Kumapa presente (Tunantinka)
ResponderExcluirJaneani dos santos Cobos
ResponderExcluirComunidade igarapé do Manaca-Tnt