sábado, 13 de março de 2021

Curso da Língua Kokama. Aula nº 21: sábado, 13 de março de 2021. Os nomes de animais pequenos terrestres em Kokama.

Aula nº 21: Sábado, 13 de março de 2021.
Os nomes de animais mamíferos terrestres pequenos em Kokama:
Animarukana tuy+ukakana mirinkɨra chira Kukamɨepu:
A fauna e flora Amazônica, com uma rica biodiversidade, possuem uma interessante variedade de animais. Existem mamíferos de variadas espécies e tamanhos, macacos, felinos, roedores e etc.
Vamos trabalhar os nomes de animais mamíferos pequenos domésticos e selvagens terrestres.
Animal (Animaru): nome genérico. Wepe animaru ɨtsetaka tsaui y+ikua tsay+apana. Um animal me assustou, por isso eu corri.
Cachorro (Y+awara): normalmente é designado ao cachorro, mas pode ser qualquer animal de quatro patas, como tigre e etc. Para os Kukamiria tigre é “yawarawatsu”, literalmente “cachorro grande”. Y+awara tsatsawui upurikatuka tɨmatsa. O cachorro tem atravessado o cano pulando.
Cairara-de-fronte-branca (Kai tini): é um primata da família Cebidae (Cebus albifrons). Ocorre na América do Sul: Sudeste da Colômbia, Equador, sul da Venezuela, Peru, Bolívia e Brasil. O comprimento da cabeça e corpo é de cerca de 36 cm, cauda é 42,2 cm. Seu peso varia de 2,3 a 3 Kg. Tipo de macaco cujo corpo é de cor marrom e seu peito de cor cinza claro. Caracteriza-se por ter seus pelos maiores que de os demais macacos. Kai tini tɨma iruakaka kai tsunimuki. O Cairara-de-fronte-branca nao convive (não se mistura) com o macaco-prego.
Camundongo do mato (Paka tsanuy+a): espécie também conhecido como rato-do-mato (Cuniculus taczanowskii). Não tem rabo, sua costa é cinza e seu peito é claro. Faz seus ninhos em troncos caídos, ocos que faz na terra ou em ninhos que deixam outros animais. Paka tsanuy+a ini y+apichika ey+umira, erapaka tsu chapuni michirara. Nós capturamos camundongo-do-mato para comer, sua carne é muito boa para assar.
Coelho (namitua tsanuya - Variante: namitu tsanuy+a [namitú tsanuza]): Literalmente, rato orelhão. Namitu tsanuy+a tɨma ikua kakɨrɨ ritamakuara. O coelho não sabe viver em aldeias (não se acostuma com a gente).
Cutia (Akuti): é uma espécie de roedor da família Dasyproctidae (Dasyprocta fuliginosa). Pode ser encontrada no Brasil, Colômbia, Equador, Peru, Guiana, Suriname e Venezuela. Se alimenta de frutos silvestres. Atualmente em territórios Kokama-Kukamiria existem poucas cutias devidas sua exploração, especialmente durante a cheia do rio. Nesta época a cutia fica sem muitos espaços para escapar dos caçadores. Akuti kakɨrɨ ɨwɨrati, ai ey+u ɨwɨria ukukin y+ai kukuara y+a ey+u y+awiri. A cutia vive na mata e come frutos que caem, também come macaxeira da roça.
Esquilo (Kuti): nome genérico. Emete kutikana mutsapɨrɨka katupenkana, kuti tsawen, kuti pɨtani ramua kuti tsuni. Existem três tipos de esquilos parecidos, esquilo cinza, esquilo vermelho e outro esquilo preto.
Esquilo cinza (Kuti tsawe): tipo de esquilo amazónico, que se considera o esquilo maior. Vive nas árvores de urucuri (espécie de palmeira). Kutitsawe kakɨrɨ ɨwati pariata tsakamɨ arɨwa. O esquilo cinza vive em cima das ramas de urucuri (Attalea phalerata).
Esquilo preto (Kuti tsuni): tipo de esquilo amazônico de tamanho médio. Kuti tsunipuranu warika yapana ɨwɨrari tɨma ukukipawa. Os esquilos pretos sobem correndo pelos galhos (paus) sem cair.
Esquilo vermelho (Kuti pɨtani): é uma espécie de esquilo da América do Sul (Sciurus spadiceus). Ocorre no Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador e Peru. Esta espécie é relativamente grande em tamanho e tem uma pelagem marrom avermelhado. Kuti pɨtani. O esquilo vermelho.
Gato (Mishu): nomenclatura compartida com o povo Quechua. Mishu ipurakarin y+apichika tsanuy+a ɨpɨtsa. O gato caçador captura ratos na noite.
Gato-maracajá (Mishu marakaya): é conhecido simplesmente como maracajá, é um felino nativo da América Central e América do Sul (Leopardus wiedii). Tem como característica, uma cauda mais longa do que seus membros posteriores. Os seus pelos são amarelo-escuros nas partes superiores do corpo e na parte externa dos membros. Mishu marakaya riaiti ukaimaputsu awa umanutapan. O gato maracajá também está sumindo porque a gente os mata.
Jaguatirica (Marakay+a): é um mamífero carnívoro da família Felidae e gênero Leopardus (Leopardus pardalis). É espécie de ocelote, felino de cor cinza com manchas alargadas cor café. Come todo tipo de animais que encontra na mata. Marakaya ey+u churan animarunu ɨwɨrati kuara kakɨrɨn inamu, iruti tsanuya. A jaguatirica come os animais pequenos que vivem na mata, como a macucauá, a pomba e o rato-do-mato. Marakay+a riaiti ukaimaputsu awa umanutapan. A jaguatirica também está sumindo porque a gente os mata.
Jupará (Y+upara – variante: y+apura): O jupará (Potos flavus), é um mamífero arborícola e noturno, da família dos procionídeos, que é da mesma família do quati, do guaxinim e do mão-pelada, mas se diferenciam por possuir uma longa cauda preênsil. No Brasil são encontrados na floresta Amazônica e na Mata Atlântica. É um animal de cor marrom parecido com um cachorro. Este animal noturno vive nos chavascais e nos galhos das árvores. Y+upara ikua ey+u ɨwɨria ɨpɨtsa. O japurá só comer frutos da floresta na noite. Y+upara ɨwanapan ai upuka ukarupe ipukuapanan. O Japurá que é mal agoiro, sai até a casa fazendo de mansinho.
Macaco (Kai): nome genérico. Kaipuranu emete y+a tsa tsunin y+ai tsawen. Os macacos têm seus pêlos pretos e também cinza.
Macaco (Miara): termo genérico. Pode se referir a qualquer tipo de macaco. Especifica-se através de outro termo para se referir a diferentes espécies de macaco, por exemplo, “miara tini”, significa “macaco branco”, “miara tsuni” significa “macaco preto”, etc. Miara kaniupan chirara aɨ. O macaco lento se chama preguiça. Y+a menɨa purara miara taɨra. Seu cunhado encontrou cria de macaco.
Macaco Guariba (Akɨkɨwatsu): O bugio-ruivo, bugio-marrom ou simplesmente bugio é uma espécie de primata do Novo Mundo (Alouatta guariba). Kai, umi kai, akɨkɨwatsu. Veja, o macaco guariba.
Macaco juara (Akɨkɨ): espécie de mono grande de pêlos avermelhados e rabo comprido (Alouatta seniculus). Conhecido também como Bugio, é uma espécie de primata da América do Sul, encontrado na parte oeste da Bacia Amazônica, na Venezuela, Colômbia, Peru, Brasil, Equador e Bolívia. Akɨkɨ kakɨrɨ ichipupankuara ɨwati ɨwɨra tsakamɨari. O macaco juara vive dentro dos paus com cipós, encima das ramas da árvore. Akɨkɨ tsatsatsɨma amana uritsen. O macaco juara macho grita quando vai chover. Akɨkɨ may+uru tsatsatsɨma y+a taira uwaripuka. O cacique grita quando nasce a cria do macaco juara.
Macaco parauacu (Parawaku): nome genérico que se dar ao macaco parauacu, também conhecido como “uacari” e que existe dois tipos pela cor de seus pêlos. Parawaku tsa emete tsuniwa y+ai tsa pɨtaniwa. O macaco parauacu tem pêlo preto e também avermelhado.
Macaco Sauá de colar (Tsukatsuka tsuni): espécie de macaco também conhecido como Bizogue (Callicebus torquatus). É uma espécie de primata pertencente à família Pitheciidae, classificada entre os macacos do Novo Mundo. Tem um canto característico quando vê tempo chuvoso. Kuarachi aitsitsen tsukatsuka tsuni kumitsa. Macaco Sauá de colar canta para que o tempo piore. Tsukatsuka kumitsa kuarachi amanapatsen. O macaco sauá de colar canta para seguir tempo chuvoso.
Macaco zogue-zogue (Tsukatsuka pɨtani): é uma espécie de macaco do Novo Mundo, da família Pitheciidae e subfamília Callicebinae (Callicebus cupreus). Ocorre no Brasil, Peru e Bolívia, ao sul do rio Solimões e norte do rio Purus. Espécie de pêlo de cor avermelhado. Vive em florestas inundadas, se alimenta de frutos de igapó, como ingá e etc. Tsukatsuka pɨtani kakɨrɨ tawanpa ichipupankuara. Macaco zogue-zogue vive nos cipózais do igapó. ɨpɨtsaka tsukatsuka pɨtani kumitsa kuarachi tsakutsen. O macaco zogue-zogue canta nas manhãs para que saia o sol.
Macaco-da-noite (Y+awituri): especie de macaco pequeno de cor marrom e de rabo comprido (Aotus nancymaae), a ponta de seu rabo é cor marrom, mas escuro. Suas sombracelhas são muito cheias e de cor branca. É um animal noturno que vive nos galhos e cipós. Y+awituri taɨra yai era mɨmara. O filho do macaco-da-noite é bom para criar (como mascote). Y+awituri y+ai tsu era ey+umira. A carne do macaco-da-noite também é boa para comer.
Macaco-de-cheiro (Itsa tsawe): é um primata sul-americano, encontrado na Bolívia, Brasil e Peru (Saimiri boliviensis). Espécie de macaco de cor cinza escuro e a barriga de cor cinza claro. Itsa tsawe kakɨrɨ upi ɨwɨratikuara. O macaco-de-cheiro vive na floresta. Itsa tsawe tɨma era mɨmara y+a tuakatika. O macaco-de-cheiro nao é bom para criar até que fique velho. Itsa tsawe kaichirun aputakapa upi mari ukakuara. O macaco-de-cheiro é muito travesso e quebra todas as coisas na casa.
Macaco-prego-das-Guianas (Kai tsuni): é uma espécie de macaco-prego, um macaco do Novo Mundo da família Cebidae e gênero Sapajus. É a espécie-tipo, Simia apella do subgênero Sapajus, e todas as espécies de macacos-pregos já foram incluídas numa única (Cebus apella), de acordo com a classificação de Hill. Espécie de cor marrom escuro e manchas de cor creme em sua cara e peito. Tem um rabo que pode chegar a 50 cm aproximadamente. Kai tsuni y+umɨratara tsukatsuka. O macaco-prego-das-guianas odeia o macaco guariba.
Marmosa (Chɨchɨrɨ): é um gênero de marsupial da família Didelphidae (Gracilinanus, Hyladelphys, Marmosa spp., Micoureus spp.). Inclui Micoureus que era considerado um gênero distinto, mas estudos moleculares demonstraram que o grupo estava inserido no gênero Marmosa. Faz seu ninho de folhas secas em buracos de pau podre, em cupinzeiros velhos, em bananais e etc. Se alimenta de pequenas aves, inclusive pintinhos. Chɨchɨrɨ entera mɨkura y+a memɨra tseweka aturakuara. A marmosa é idêntica a mucura, coloca sua cria em sua barriga, dentro de uma bolsa.
O mico-de-manto marrom (Itsa tsuni): também conhecido como mico-de-sela de Spix (Saguinus fuscicollis), é uma espécie de mico-de-sela da América do Sul. Pode ser encontrada nos seguintes países: Bolívia, Brasil e Peru. Espécie de mico tamanho médio, seu peito é de cor marrom e de patas pretas. Itsa tsuninu chitaminu. O mico-de-manto marrom são Muitos. Itsa tsuni chita iruan y+a iruataka itsuanamuki. O mico-de-manto marrom são muitos, se misturam com o mico-leão-dourado. Tsa papa y+apichika wepe itsa tsuni uy+arun, ai karutapa y+a puwa. Meu pai pega um mico-de-manto marrom bravo que mordeu a mão dele.
Paca (Paka): é uma espécie de roedor da família Cuniculidae (Cuniculus paca). Anteriormente era denominada Agouti paca. Tem pêlo de cor avermelhada escura. Paka wijun uwakapa tsurukukura. A paca de velho se converte em surucucu (Lachesis muta). Paka emete tsu ɨkɨratsun yatsu era eyumira chapuni. A paca tem seu corpo gordo, sua carne é boa para comer.
Parauacu preto (Parawaku tsuni): espécie de macaco de pêlos pretos (Pithecia monachus), conhecido também como uacari preto, parecido ao uacari vermelho. Este macaco parece um cachorro. Parawaku tsuni tsa emete tsuniwa y+ai tsa pɨtaniwa. O macaco parauacu tem pêlos preto e também avermelhado. Parawaku tsuni emete tsa ipukun y+ikua y+a katupe tuan. O macaco parauacu preto tem seus pêlos compridos e por isso parece grande.
Parauacu vermelho (Parawaku pɨtani - Variante: Parawaka): conhecido também com Uacari vermelho, espécie de uacari avermelhado (Cacajao calvus). Parawaku pɨtani katupe tuan y+a tsa putukanpu. O uacari avermelhado parece grande por seus pêlos esponjados. Parawaku pɨtani tuan y+a tsa katupetai ɨkɨratsu, iy+an y+a tsu mirinan kuy+ana. O uacari avermelhado é grande, o pêlo é que faz parecer gordo, porém seu corpo é fino e fraco.
Porco-espinho (Kuwana y+uwa): é uma espécie de roedor da família Erethizontidae. Pode ser encontrado na Bolívia, Colômbia, Peru e Equador. É um animal herbívoro, solitário e arborícola e possui uma cauda preênsil (Coendou bicolor). Alguns Kokama-kukamiria classificam o ouriço como um tipo de macaco porque vive nas ramas altas das árvores. Eles utilizam os espinhos do ouriço para curar de susto os bebês. Se queima os pêlos (espinhos) e se expõe aos bebês a fumaça (defumação). Na y+umɨrata kuwana y+uwa ai ay+apa ene y+a uwapu. Tú aborrece o porco-espinho (ouriço), ele te flecha com os espinhos. Kuwana y+uwa entera tsanuy+a tuan ra tsu y+uwapain ra tsa. O porco-espeinho é parecido ao rato grande, seu pêlo é puro espinho.
Quati-de-cauda-anelada (Kuwati): conhecido também como quati-de-bando ou quati sul-americano (Nasua nasua) vive em áreas florestadas nas regiões tropical e subtropical da América do Sul. macaco de cor marrom com manchas transversais escuras por todo o corpo e rabo. É muito ágil e veloz, vive tanto na terra como nas copas das árvores. Cava a terra para se alimentar de vermes, minhocas, ovos de formigas, etc. Os Kokama-kukamiria curam os bebês com a banha do quati para que a criança seja forte e seus ossos nunca se fraturem. Os ossos de quati são reimosos para os cachorros, podem adoecer ou ficar loucos. Kuwati tɨma ikua tsakaripa. O quati não sabe se lesionar. Ikian kuwati kanuara tɨma era y+awara ey+u upa rai ra watsaritapa ura. Este quati não é bom para que o cachorro coma, porque o adoece fazendo enlouquecer.
Rato (Tsanuy+a): nome genérico para os roedores. Con este termo pode se referir ao qualquer tipo de roedores, como o rato conó-conó, coelho, etc. ɨwɨratin tsanuy+a tɨma emete y+a tsuwi. O rato do mato não tem rabo.
Rato (Uka tsanuy+a): tipo de rato que tem nas casas. Uka tsanuy+a iwariaran animaru upi mari y+a ey+u ukakuara. O rato é um animal repulsivo, come toda coisa na casa.
Rato conó-conó (Kuku): tipo de roedor parecido ao rato-do-mato, porém um pouco maior e de rabo comprido e grosso. Tem um som característico ‘conó, conó’ Alimenta-se de sementes de tacana e dorme no alto das árvores. Kuku tsu chapunin. A carne do rato-conó-conó é saborosa.
Rato-d'água (Tsanuy+a kuru): este roedor vive na mata e faz sua casa nos ramos das árvores (Nectomys squamipes). Sua pelagem é grossa e de cor preta. Chamam de rato-dágua ou rato nadador porque escapa no rio quando querem capturá-lo. Tsanuy+a kuru y+amua tsanuy+atsui churan. O rato-dagua é de tamanho médio aos demais ratos. Tsanuy+a kuru y+auki tey+upa ɨwɨratsanutsui. O rato-dagua sabe fazer nhinhos de folhas.
Rato-do-mato (Itsa tsanuy+a): Vive no alto das árvores e muito difícilmente desce para o solo. Itsa tsanuy+a tɨma era ey+umira, ai chipɨtapa churan. O rato-do-mato não é bom para comer, ele adoece o bebê.
Sagui-de-bigode (Itsuana y+uru tini): é uma espécie de calitriquíneo que vive na Amazônia brasileira e boliviana (Saguinus labiatus). Espécie de tamanho médio e de cor cinza escuro. Os pelos do contorno de sua boca é de cor branco. Segundo lendas Kokama-Kukamiria, o sagui-de-bigode tem os pelos brancos no contorno de sua boca porque tomou caicuma espumosa. Itsuana y+uru tini tɨma iruakata y+amua itsuana mirimuki. O sagui-de-bigode não se acompanha com o mico-leão-dourado. Itsuana y+uru tinipura kaichiru. O sagui-de-bigode é travesso.
Sagui-pigmeu (Itsuana): espécie de mico também conhecido como "Sagui-Leãozinho", é a menor espécie de símio conhecida, medindo apenas cerca de 15 centímetros de comprimento e pesando 130 gramas, de pelagem acastanhada (Cebuella pygmaea). Esse mico de bolsinho tem um som característico ‘sik, sik’. Alimenta-se de frutas da floresta. Itsuanapura kakɨrɨ y+a iruanumuki ɨwɨrati. O Sagui-pigmeu vive na floresta com seus companheiros. Itsuana chikari panara pɨtanin kukuara ya eyumira. O Sagui-pigmeu procura banana madura na roça para comer.
Tamanduaí, tamanduá-cigarra ou tamanduá-seda (Aɨ miri): é um pequeno tamanduá arborícola, de cor canela, rabo grande e focinho curto (Cyclopes didactylus). Em cada pata da frente tem garras muito curvadas e afiadas que permite se apoiar nos troncos das árvores. Nas patas traseiras tem quatro dedos com garras menores que as da frente. Este animal se alimenta principalmente de formigas. Aɨ miri uwata ɨwɨra tsakamɨari pɨtsapepu y+apichika y+ai tsuwipu. O tamanduaí caminha nos ramos das árvores se apoiando com suas garras e seu rabo. Aɨ miri ikua ey+u kupea mama. O tamanduaí sabe comer cupim.
Tatu-galinha (Tatu): Seu corpo está coberto de uma armadura de pequenos anéis moveis (Dasypus novemcinctus). Tatu kakɨrɨ ɨwɨrati tuy+uka kakuarankuara. O tatu-galinha vive no mato em um buraco na terra. Etse mɨmara tatu mɨmaratsuri ɨpuakuara penu y+apichikan. Eu criei a cria de tatu-galinha que nós pegamos na ilha.
Zogue zogue (Tsukatsuka): nome genérico. Existem duas variedades: o zogue-zogue preto e o zogue-zogue vermelho. Tsukatsuka emete mukuika chira tsukatsuka tsuni y+ai tsukatsuka pɨtanin. Existem dois tipos de zogue-zogue, o zogue-zogue preto (bizogue) e o zogue-zogue vermelho.
Exercício da aula número 21:
1. Desenhe 05 animais da aula de hoje. Coloque os nomes dos animais em Kokama embaixo dos desenhos.
2. Para a cosmovisão Kokama, porque o cachorro não pode comer quati? Explique.
3. Segundo o povo Kokama, que tipo de roedor se torna surucucu? Como isso acontece?
4. Que tipo de ritual o pajé faz para que as crianças Kokama cresçam com ossos resistentes?
5. Como é o procedimento que o pajé usa para curar a criança que está assustada?
_____________________________________
Até a próxima! Iniaparari!
Ainan ta! Obrigado!!!
Prowetsuru Tsamia. Professor Samias.
_____________________________________
PROIBIDA A REPRODUÇÃO SEM AUTORIZAÇÃO.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AOS FALANTES MATERNOS DE TABATINGA-AM (TAWATINIKA) E AO PATRIARCA CACIQUE GERAL DO POVO INDÍGENA KOKAMA.
WhatsApp: (97) 984124115
E-mail: edney_cunha@hotmail.com
© BY EDNEY SAMIAS - 2021.

45 comentários:

  1. Ta chira:KAJIRI MIJIRI SHUNIA
    Ritama:Peny+amin Kuntstantka
    Presença aula numero 21

    ResponderExcluir
  2. Era tsa karuka! Prowtsuru passando para confirmar minha presença na aula de N°21com assunto: os nomes de animais pequenos terrestres em Kokama.
    Marleide Muca de Souza
    Mareitiri Tananta

    ResponderExcluir
  3. Tariani Nawapa shuta Ritamakuara kukami Ritama Mukuika ipitsatsu r

    ResponderExcluir
  4. Irnani Tsamiri comunidade Uka Tapuia

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde!! Muito bom a.aila sobre os nomes dos animais. Nossa cultura de tratar os bem os animais ñ é atoa, já vem dos nossos ancestrais. Alcemir Cobos Aldeia Igarapé do Manaca -Tnt.

    ResponderExcluir
  6. Era na karuka. Tsa chira Kane Kritsia awanari tananta. Presente. Awaraenka

    ResponderExcluir
  7. Legal essa aula. Obrigada por compartilhar conosco sua sabedoria patriarca Edney.

    ResponderExcluir
  8. Era na karuka! Sirley chota
    Presença 21

    ResponderExcluir
  9. Tsa chira Maria Itirini -RITAMAKUARA MURIAKA TUNANTINKA

    Presença da aula número 21

    ResponderExcluir
  10. Era tsa karuka imo!mariwatsini!Awitse pela aula de hoje-presença da aula 21,tsa chira maria itstiri achu awanari-Maria Esther dos Anjos Almeida-Teweka-Am.niaparari!.

    ResponderExcluir
  11. Presença dos alunos
    Valdenir salvis dos Santos
    Rosilda da Silva Santos
    Robério da Silva Santos
    Lúcia tananta Santos

    ResponderExcluir
  12. Presença da aula n.21
    Aluna: Alcilene de Melo Braz
    Aldeia: Santa Cruz

    ResponderExcluir
  13. Presença da aula n.21
    Aluna: Alcilene de Melo Braz
    Aldeia: Santa Cruz

    ResponderExcluir
  14. Presença da aula n.21
    Aluna: Alcilene de Melo Braz
    Aldeia: Santa Cruz

    ResponderExcluir
  15. Simão Pedro Pereira Curico
    Comunidade Nova Aliança
    Município de Benjamin Constant

    ResponderExcluir
  16. Presente aula 21 prowetsuru.
    Jauva Gomes-Manaus

    ResponderExcluir
  17. Presente da aula 21 da aldeia santa cruz TNT... Cursista: Rosano Alves...

    ResponderExcluir
  18. Joel Torres Maca presente
    Ritamakuara Nova Aliança. Bc

    ResponderExcluir
  19. Ozeneide Fernandes Ramos tnt estava presente na aula número 21

    ResponderExcluir
  20. Frequência: Cleidson dos Santos Pinto
    Aldeia: São José
    Tonantins-AM

    ResponderExcluir
  21. Marivaldo Nazario presente na aula número 21 na comunidade indígena muria,maria de Fátima Nazário e oreliano arirama

    ResponderExcluir
  22. Presente Joice Padilha Dos Santos (Tonantins)

    ResponderExcluir
  23. Presente na aula 21 alexander martins dos santos alice cezarino alvares.

    ResponderExcluir
  24. Presentes:
    Luiz Manuel Pacaio Tananta
    Isaque Fernando Pacaio Tananta
    Aldeia: Nova Aliança

    ResponderExcluir
  25. Valcidheice Alves Pereira aldeia Boara de Cima
    Presente !!!

    ResponderExcluir
  26. Valcidheice Alves Pereira aldeia Boara de Cima
    Presente!!

    ResponderExcluir
  27. Já li vários materiais da lingua Kokama, tanto do Peru e dos pesquisadores do Brasil referente a lingua Kokama, esse material desse Blogger é o mais completo e mais explicativo. Muito interessante, material exclusivo que não havia lido em outros materiais. Parabéns Professor!!!

    ResponderExcluir
  28. Ta chira Antuniu Shuta Taira audeia muria tnt,presente!

    ResponderExcluir
  29. aluno Márcio luis da silva
    komama martsiu ruitsi nawapa
    comunidade indígena nova aliança bc!!!

    presente!!!!

    ResponderExcluir
  30. Presente da aula 21 .....Aluno: Gercival Pacaio.. Aldeia santa cruz TNT...

    ResponderExcluir
  31. Presente da aula 21... Gercival Pacaio... Santa cruz TNT...

    ResponderExcluir
  32. Frequência da aula n21
    Aldeia Novo Israel Tonantins AM
    Valdemir dos Santos Maricaua
    Anaflavia Pinto Ramires
    Conselho local Valtino Maricaua
    Valtino Maricaua
    Franciney Lima da Rocha
    Juliano Anaquiri Inhuma

    ResponderExcluir
  33. Jaquison Arirama e Valdelina dos Santos da aldeia Santa Cruz município de Tonantins estão presente na aula 21

    ResponderExcluir
  34. Janeani Dos Santos Cobos
    Comunidade igarapé do Manaca-Tonantins

    ResponderExcluir

Maniatipa na Chira?