sábado, 6 de março de 2021

Curso da Língua Kokama. Aula nº 20: domingo, 07 de março de 2021. Os nomes de peixes grandes em Kokama.

Aula nº 20: domingo, 07 de março de 2021.
Os nomes de peixes grandes em Kokama:
Ipirakana tuan chira Kukamɨepu:
Vamos aprender agora os nomes dos peixes grandes (Ipirakana tuan) que são encontrados em nossos rios e lagos da Amazônia.
Vamos aos nomes dos peixes grandes:
Yapai chirakana ipirakana tuan:
Acará-açu (Akaratsu): espécie de peixe de cor escuro (Astronotus ocellatus) que alcançar um tamanho de 25 cm aproximadamente. Este peixe vive em lagos, embaixo da sombra das árvores do igapó. Este tipo de peixe sempre anda em pares ou manadas. Composto formado por “akara” e o morfema aumentativo “watsu” que quer dizer “acará mais grande”. Akaratsu taɨray+ara uni nuapuka. O acará-açú se reproduz na época da enchente (Lit. o acará-açú tem sua cria quando a água está alta). Akaratsu erukua y+a taɨra uni arɨwa. O acará-açú faz andar a suas crias próximo da superfície.
Arenga (Arenka): O peixe de água doce também conhecido como Apapá ou Sardinhão (Pellona castelnaeana). A arenga é um peixe pelágico (habita a superfície e meia água), ocorrendo em rios, lagos e matas inundadas. Pequenos cardumes são comuns em corredeiras. É um peixe carnívoro, alimentando-se de insetos e pequenos peixes na superfície da água. Para o povo Kokama existem dois tipos de arenga, amarela e branca. A arenga é um peixe de escamas, com corpo comprimido, cabeça pequena, boca pequena, ligeiramente voltada para cima. Possui região pré-ventral serrilhada, nadadeira adiposa e linha lateral, geralmente, ausente. Sua coloração é amarelada e seu dorso, escuro. Pode atingir mais de 60 cm de comprimento total e pesar até 3 kg.
Arraia motoro (Y+awawɨra): espécie de peixe de cor marrom escuro com manchas amarelas (Potamotrygon motoro). Os Kokama chamam de mãe da arraia “y+awawɨra mama” ou ainda “pampamuri”. Awanu ey+u y+awawɨra tsu, anaruka ɨwɨratsakuara turichipu chapunitan. A gente come pupeca de arraia motoro temperada com coentro e coberto na folha.
Aruanã (Arawana): espécie de peixe (Osteoglossum bicirrhosum), conhecido também como sulamba ou aruanã-prateado, que se encontra na superfície dos lagos. ɨmɨnuan nainu y+auki kɨwa ukuatsuri arawana kanuaratsui. Antigamente, as avós acostumavam fazer pente das espinhas de aruanã.
Bacú (Kawara - Variante: kawaru): espécie de peixe (Pterodoras gramulosus). O bacú se alimenta de restos nos portos e de plantas das planícies cercadas por vegetação arborizada que inundam principalmente em épocas de chuva. Na época do inverno se alimenta de ortiga. Existem varias espécies de bacú: bacú pedra, bacú uruá, bacú branco, baú amarelo, reco-reco e etc. Kawara chita churan, tuan iruataka. Existe bastante bacú, estão misturados, pequenos e grandes.
Bacú (Piru): espécie de peixe que se alimenta de urtiga. Pirupuranu ey+u pɨnu tsa uni arɨwa. O bacús comem folhas de urtiga na cheia do rio.
Bacú reco-reco (Kɨrakɨra): Espécie de bacú de cabeça grande com manchas pretas e brancas por todo seu corpo (Platydoras costatus). Têm barbatanas pontiagudas em forma de serra em suas laterais, que ao pressionar com forca funcionam como mecanismo de defensa, o bacu aperta muito forte que pode decepar um dedo. Este peixe não é muito apreciado para alimento por possuir pouca carne e por ser parecido um sapo. O povo Kokama e o Kukamiria diferenciam três tipos de bacú reco-reco por seu tamanho. O reco-reco mais grande vive no rio e gosta de ficar embaixo das balsas, já o reco-reco de tamanho médio se encontra pelas margens das partes inundadas e são difíceis de encontrar; já o reco-reco pequeno, de 2 a 3 cm, vive em água turva e se diz que dar azar ao anzol quando se visga ele. Kɨrakɨra tɨma era ey+umira. O reco-reco não é bom para comer.
Bacu-pedra (Piru kararu): espécie de bacú. Piru kararu piruara tatan. A pele do bacú pedra é dura. Piru kararu uri ey+u ɨwɨria, riai ra y+umukuni machiraru. O bacú-pedra come frutos caídos, também traga caracol na água.
Bagre (Mani): nome genérico. Também pode se referir ao “pira-botao”, espécie de peixe liso de corpo alargado e aplainado de cor cinza com manchas pretas e o peito de cor branco (Microglanis poecilus). Apresenta uma barbatana dorsal. Emete maninu chita parana uni tsawenkuara. Existe bastante bagre na água de um rio turvo. Mani kakɨrɨ unikuara machimuki. O bagre vive dentro da água junto ao maparazinho.
Bagre melequento (Manitsɨma): espécie de peixe liso largo, de corpo meio aplainado, suave e de cor de chumbo. Vive nos rios. Seu nome é uma composição a partir de “mani” (bagre) mais “ɨtsɨma” (escorregadio, melequento, catarro), é dizer bagre escorregadio ou melequento. Ini chirata manitsɨma y+a piruara ɨtsɨmaikua. O chamamos bagre melequento porque sua pele é melequenta (catarrenta).
Bodó lobisomem (Kayata mama): espécie de bodó que vive no rio, o povo Kokama acredita que esse tipo de bodó não se come porque pode nos adoecer ou dar azar. Kayata mama y+a wijupuka tsakarikapa y+a umanu. O bodó lobisomem morre despedaçando quando está velho.
Bodó-grande (Y+amari): espécie de peixe cascudo grande parecido com o bodó grande que cresce no lago. Y+amari tuan kakɨrɨ ɨakukuara. O bodó-grande vive dentro dos canos.
Cachara (Tsuri): espécie de peixe liso muito apreciado por seu tamanho e sua carne branca com linhas pretas (Pseudoplatystoma fasciatum). Se alimenta de larvas e insetos e pequenos peixes. Tsuri tsu erapakatun, awanu ey+uai tsɨɨta y+apetsui rinupi tɨamuki iruatakan. A carne de cachara é lindísima, a gente come frita e também o preparado com sugo de limão (cozinhado).
Cangati (Muturu): peixe liso, de forma cilíndrica (Parauchenipterus galeatus), de cor cinza parecido um pirabutao. Termo kukamiria. Kukamiria chirata ikian ipira muturu, rama chira kururu ipira. Os kukamiria chamam cangati a este peixe, os outros chamam de peixe sapo.
Caparari (Kaparari – Variante: Tsuri y+awara): espécie de peixe liso (Pseudplatystoma tigrinum). Alcança um comprimento máximo de 130 cm. Tem uma cor creme com manchas atravessadas escuras, muito parecidas ao peixe liso Cachara. Kaparari y+ai entera tsuri y+a tsu erapaka y+aukin ey+umira. Caparari é parecido a Cachara, sua carne é boníssima para fazer comida.
Chiripirá (Shiripira): espécie de peixe liso (Sorubim lima) de lombo preto e peito cor de chumbo. Sua cabeça é plana e tem bigodes. Se sugere que o nome provém da palavra “shiri – do quéchua” ou “tsɨri” que é “frio” em Kokama e de “ipira” que é “peixe”. Shiripira y+ai ey+u ipira taɨra y+akaru. O chiripirá também come peixe pequeno caçando.
Cuiú-cuiú (Kuyukuyu): tipo de peixe de cor escuro que pode alcançar aproximadamente 01 m de tamanho (Oxydoras Níger). Nas laterais de seu corpo tem uma espécie de serra parecida ao do bacu e também tem um esporão de forma de serra. Kuyukuyu kakɨrɨ unikuara ɨpɨpe tuyukarupe. O cuiú-cuiú vive em profundidade da água, assentado na terra. Ikian kuyukuyu ey+u tuyuka rikua ra kakɨrɨ ɨpɨpe unikuara. Este cuiú-cuiú come terra, por isso vive na profundidade da água.
Dourado (Wara iy+un): peixe liso amarelo, tipo de peixe de corpo cilíndrico comprido (Brachyplatystoma rousseauxii). Tem barbatanas amarelas e vive nas profundidades dos rios grandes. No tempo da piracema sobe a superfície para caçar peixes pequenos, este é um bom tempo para pescar ele. Pode alcançar mais de 01 metro de tamanho e sua carne é muito apreciada. Para seu uso, primeiro a gente lava em água limpa e dalí, depois passa limão. Wara iy+un ai tuwuan ipira y+a kakɨrɨ ɨpipe parana tɨpɨnkuara. O dourado vive nas profundidades do rio.
Dourado saltador (Wara upurikatun): peixe liso conhecido também como dourado-cabeçudo. Tipo de peixe de lombo escuro. Vive nas profundidades dos rios grandes e dificilmente se deixam ver, exceto quando saltam. Dizem os Kokama que o salto desse peixe liso anuncia a enchente ou a seca do rio. Se ele saltar com a cabeça para cima anuncia enchente e com a cabeça para baixo anuncia seca. Wara upurikatun kakɨrɨ parana tɨpɨnkuara. O dourado-saltador vive nas profundidades de rio.
Filhote (Warawatsu): espécie de peixe liso (Brachyplatystoma filamentosum), piraíba. É considerado um peixe nobre na culinária amazônica. Bastante versátil, pode ser feito assado, frito, cozido, quisado, empanado. O filhote é o maior peixe de couro da Bacia Amazônica. Possui corpo roliço, coloração escura, cabeça grande e seus olhos são pequenos situados no topo da cabeça. O Piraíba é o maior peixe de couro em nossa região, podendo alcançar 3 m de comprimento e 150 kg de peso.
Jandiá (Ashara - Variante: Achara): espécie de peixe liso (Leiarius marmoratus) de cor escura e sem escamas, com pintas claras por todo o corpo; possue barbatanas compridas. Este peixe é muito apreciado por ser muito gordurosos e o utilizam para preparar sopas ou guisado. Ashara ipira tsu ikawan. O peixe jandiá é gorduroso.
Jaraqui grande (tsawaruwatsu): espécie de jaraqui. É um peixe muito utilizado na comida. Tsawaru watsu ipirakua atsɨrɨka tɨmatsakuara y+a uchimatsen paranaka. Os jaraquis grandes saem em piracema e baixam para os canos para sair no rio.
Jurupoca (Kunayapa): tipo de peixe liso de cabeça alargado (Hemisorubim platyrhynchos), corpo cilíndrico com uma trompa larga e levantada. Atualmente está desaparecendo pela grande demanda de pesca. Kunayapa erukua erapakatun tsu y+ikua awanu upatapai y+apichikamira ey+umira y+ai purepetamira. A jurupoca tem lindíssima carne, por isso a gente termina de pegar para vender e comer.
Jurupoca (Mani y+apua): espécie de peixe liso. Literalmente bagre redondo. kukamɨe chirata ikian “mani y+apua”, rama chira “kunayapa”. Os Kokama dizem ao peixe “mani y+apua” a este peixe, outros chamam de “kunayapa”.
Maparazinho (Machi): espécie de peixe liso, de cor branca, de tamanho médio (Auchenipterus nuchalis). Especie parecidas ao Mapará. Uni arɨwapuka machi ey+u “timarɨwa” iy+a ukukin. Em tempo da enchente o maparazinho come os frutos caídos da árvore “timarɨwa”. Ikian machikana entera maparati urian ra churarapa. Estes maparazinhos são semelhantes ao mapará, porém menores.
Matrinxã (Tsawaru tsuni): espécie de peixe de escama (Brycon melanopterus). Tsawaru tsuni chita ɨpatsukuara ɨwɨria eyu tupaka inu putukaka. A matrixã se junta no lago donde come frutos (que caem).
Matrinxã de cauda vermelha (Y+awara ipira): tipo de peixe que tem a cara parecido a de um cachorro (Brycon cephalus), conhecido como matrixã macho. Y+awara ipira kakɨrɨ parana tsɨmara. O matrixã de cauda vermelha vive na margen do rio. Y+awara ipira y+ai kakɨrɨ ɨpatsukuara ɨwɨria y+a ey+utsen. O matrixã de cauda vermelha também vive nos lagos para comer los frutos caídos.
Mota (Muta): peixe liso (Callophysus macropterus), de carne branca, corpo comprido e bigodes compridos. Tem manchas escuras no corpo. Come cadáveres que encontra no rio. Muta ey+u animaru chamura tsu. A mota come a carne de cadáver de um animal.
Mota chata (Muta pewa): espécie de mota (peixe liso). É um pouco maior que o peixe mota comum, porém de corpo achatado. Tem pouca espinha e bastante carne. Muta pewa eran ipira y+ikua awanu tseta purepe ai. A mota chata é bom peixe, por isso a gente compra.
Mota cinza (Muta tsawe): espécie de peixe liso, carnívoro, de cor de chumbo e pontos escuros (manchas) em todo o corpo. Muta tsawe chita unikuara ai ey+u animaru chamura unikuara. A mota cinza aumenta bastante na água, ele come cadáveres de animais dentro da água.
Pacamum (Mani mama): espécie de peixe liso que vive nas profundidades das águas (Zungaro pacamu). Ajan mani mama wara tsawenanin. Este pacamum é um peixe liso de cor cinza. Mani mama kakɨrɨ parana tɨpɨnkuara. O pacamum vive nas profundezas do rio.
Peixe cachorro (Tsaikana): espécie de peixe de escama de formato largo e cor branca (Rhaphiodon vulpinus). Tem pouca carne, porém tem muitas espinhas miúdas e compridas. Na parte de trás de sua boca tem um par de dentes grandes que se entrecruzam parecidos de uma cobra e daí também parecido com o dente de cachorro. Tsaikana emete mukuika tsai upukun muiy+a. O peixe cachorro tem dois dentes compridos como de cobra. Tsaikana memuki chapuni ey+umira. O peixe cachorro muqueado é uma comida deliciosa.
Peixe liso (Wara): nome genérico. Existem varios tipos de peixe liso (bagre) como: dourado, pintado, filhote, etc. ɨmɨnua ipirawira warikatapa wara, tsuri ukuatsuri parana tsɨmara. Antigamente o boto fazia varar o peixe liso e cachara na margem do rio. Wara tsu chapuni ikanata eratan. A carne de peixe liso secado e guardado é deliciosa.
Peixe-boi (Y+uwara - Variante: Yuara): mamífero de cor cinza que se alimenta de plantas aquáticas (Tricherus inunguis). Pode alcancar aproximadamente até 03 m de tamanho e pesar 300 kg. Y+uwara kakɨrɨ ɨpatsukuara. O peixe-boi vive no lago. Y+uwara ey+u machipia y+ai wama tsapua. O peixe-boi come grama avermelhada e raíz de murerú.
Peixe-cachorro-grande (Wapeta): tipo de peixe (Hydrolycus scomberoides). Esse peixe tem a cabeça curvada e dentes em forma de gancho. Seu corpo é prateado com manchas redondas na parte da guelva. Wapeta putiakuara uchimakawa. O peixe-cachorro-grande é de peito papudo.
Peixe-gato zebra (Y+anipa wara): tipo de peixe liso (Brachyplatystoma juruense). Outros Kokama chamam a este peixe “y+anipa tsuri”. Y+anipa wara tɨma era waina ikuruma memɨra uwarin emera y+achipɨtapa churankɨra. O peixe-gato zebra não é bom para a mulher que recém tem dado a luz porque adoece o bebê.
Pescada (Wakupa): espécie de peixe de cor cinza escuro. Se alimenta de peixes pequenos e vive em profundidades dos lagos. Sua carne é muito apreciada e utilizam para cozinhar somente com limão. Existe dois tipos de pescada. Era chapunin wakupa tsu ey+umira cevicheskha y+aukin. A carne de pescada ¿e bem saborosa para fazer ceviche (uma comida peruana).
Pira-botão (Kawitsuri [kabitsuri]): tipo de peixe liso, de tamanho médio, a parte da barriga é de cor branca e no lombo é de cor cinza (Brachyplatystoma vaillantii). Segundo o povo Kokama e o Kukamiria, a piracema da pira-botão é indicador que o rio vai encher. As partes da pira-botão (rabo, espinhaço, cabeça) se utilizam em sopa de milho verde moído ou em mujica. kawitsuri ipirakua uni nuwatsen. O pira-botão sai em piracema para indicar a enchente das águas.
Piraíba (Ipira watsu wara): peixe liso grande (Brachyplatystoma filamentosum). A piraíba é a maior espécie de peixe de couro da América do Sul. Um indivíduo adulto pode pesar 300 quilos e medir até 2,8 metros.
Pirapitinga (paku): espécie de peixe (Piaractus brachypomus) parecido ao tambaqui, porém de peito meio avermelhado e um pouco menor. Em kukamiria o termo usado é “tamakɨchimɨrɨ”. Paku emete ra tɨwɨti ipitui. A pirapitinga tem um cheiro característico.
Pirapitinga (Tamakɨchimɨrɨ): espécie de peixe de escama (Piaractus brachypomus), parecido ao tambaqui, porém de peito meio avermelhado e um pouco menor. Em Kokama o termo usado é “paku”. Tamakɨchimɨrɨ emete ra tɨwɨti ipitui. A pirapitinga tem um cheiro característico.
Pirarara (Ananɨa): é um tipo de peixe liso (Phractocephalus hemiliopterus), que vive nos rios grandes e tem cabeça grande, aplainada e de cauda estreita. Seu lombo é escuro com listras cinzentas e tem cor amarela aos lados de seu corpo. Se caracteriza por sua maneira particular de emitir um som (esturro). Ananɨa taɨra ini tsɨki manipiarapu. Nós pegamos as crias da pirarara com anzol. Ananɨa piruara kuatiara iruataka tsuniwa, iy+ua y+ai tsawewa. O peixe pirarara tem em seu corpo manchas de cor escuras, amarelas e marrons.
Pirarucu (Iwatsu - Variante: ɨwatsu): tipo de peixe grande de escama (Arapaima gigas), que pode alcançar aproximadamente 2 metros de tamanho e de 100 a 200 kg de peso. Seu corpo e cabeça são de cor marrom e o peito é branco. As escamas do pirarucu se utilizam em produtos artesanais. Devido à qualidade de sua carne, este peixe é o mais apreciado em toda a Amazônia. Atualmente este peixe está em perigo de extinção. Nos territórios kokama existe iniciativas comunitárias para a criação e conservação de pirarucu. Os kukamiria o chamam “ipiraruku”. Iwatsu tsupiay+ara uni nuapuka. O pirarucu coloca ovos na época da enchete. Ikian iwatsu chita ɨpatsukuara. Existe bastante pirarucu no lago. Iwatsu tsu era chapunin, rikua awakana chikariura rana purepetamira. A carne do pirarucu é saborosa, por isso a gente busca para vender.
Puraqué (Puraki): peixe sem escamas que pode alcançar até 01 m de tamanho (Electrophorus electricus). Existe espécie de puraqué maior. Produz descarga elétrica. O puraqué comum tem uma braça de tamanho, um corpo cilíndrico, sua cauda é plana. Tem uma pinta de forma vertical. As descargas de eletricidade estão em sua cabeça. Purakikana kakɨrɨ ipatsukuara, tɨmatsakuara uri tutukapa ini. Os puraqués vivem nos lagos, igarapés, ele nos machuca (ao dar descarga).
Sardinha grande (Tsapapa): espécie de peixe de escama, que diferenciam em dois tipos pela cor de suas escamas: a sardinha grande amarela e a sardinha grande branco. Tsapapa mukuika wepe tini piruaran y+ai y+amua iyuwatsun. Existem dois tipos de sardinha grande: um de escamas brancas e o outro de escama de cor amarelado.
Surubim-lenha (Arawe): espécie de peixe liso (Sorubimichtys planiceps). Seu corpo é fino e alargado. Seu nome em kokama é uma composição que significa “peixe barata”, porque sua cabeça tem a forma de uma barata. Arawe tɨma chita kanuaran. O surubim-lenha nao tem muita espinha. Arawe entera tsuri y+a tsu ipukunan y+akɨpewanan emete y+a muta. O surubim-lenha é idêntico o surubim tem corpo comprido, sua cabeça achatada, também tem barbatana.
Tambaqui (Tamakɨchi): espécie de peixe grande de escama (Colossoma macropomun), de cor creme escuro e seu peito cor de chumbo, pode pesar até 10 kilos ou mais. Tamakɨchi emete ra tsai mukuika kɨrɨrɨtan. O tambaqui tem duas filas de dentes.
Tucunaré (Tukunari - Variante: tukunare): espécie de peixe de escama (Chichla monoculus), de cor marrom amarelado. Tukunari tsu tɨma chita kanuara. A carne do tucunaré não tem muito osso.
Peixes comuns no Brasil e seus nomes científicos:
Abotoado (Pterodoras granulosus)
Acará (Geophagus brasiliensis)
Acará-Bandeira (Pterophyllum scalare)
Acará-Disco (Symphysodon aequifasciatus)
Aruanã (Osteoglossum bicirhossum)
Apaiari (Astronotus ocellatus)
Andirá (Henochilus wheatlandii)
Barbado (Pinirampus pinirampu)
Barrigudinho (Phalloceros caudimaculatus)
Bicuda (Boulengerella maculata)
Cachara (Pseudoplathystoma fasciatum)
Cachorra (Hydrolycus scomberoides)
Candiru (Vandellia cirrhosa)
Capapari (Pseudoplatystoma tigrinum)
Cascudo (Hypostomus affinis)
Corvina (Plagioscion squamosissimus)
Curimbatá (Prochilodus lineatus)
Dourado (Salminus maxillosus)
Dourada (Brachyplatystoma flavicans)
Jaú (Paulicea luetkeni)
Jacundá (Crenicichla lenticulata)
Jundiá (Rhamdia quelen)
Jurupoca (Hemisorubim platyrhynchos)
Jurupensém (Sorubim lima)
Lambari (Astyanax bimaculatus)
Limpa-Fundo (Corydoras paleatus)
Mandi (Pimelodus maculatus)
Mandubé (Ageneiosus brevifilis)
Mato-Grosso (Hyphessobrycon eques)
Matrinxã (Brycon cephalus)
Mussum (Synbranchus marmoratus)
Neon (Paracheirodon axelrodi)
Pacu (Piaractus mesopotamicus)
Peixe-Anual (Austrolebias minuano)
Peixe-Borboleta (Carnegiella strigata)
Peixe-Cachorro (Rhaphiodon vulpinus)
Piau-Três-Pintas (Leporinus freiderici)
Piabanha (Brycon insignis)
Piavuçu (Leporinus macrocephalus)
Pintado (Pseudoplatystoma corruscans)
Piracanjuba (Brycon orbignyanus)
Piranambu (Platynematichthys notatus)
Piranha Preta (Serrasalmus rhombeus)
Piranha Vermelha (Pygocentrus nattereri)
Pirapitinga (Piaractus brachypomus)
Pirarara (Phractocephalus hemeliopterus)
Piraíba (Brachyplatystoma filamentosum)
Piraputanga (Brycon microlepis)
Pirarucu (Arapaima gigas)
Poraquê (Electrophorus electricus)
Quatro-Olhos (Anableps anableps)
Raia (Potamotrygon falkneri)
Saguiru (Cyphocarax gilbert)
Saicanga (Acestrorrynchus hepsetus)
Sarapó (Gymnotus carapo)
Tambaqui (Colossoma macropomum)
Tilápia (Tilapia Rendalli)
Traíra (Hoplias malabaricus)
Trairão (Hoplias lacerdae)
Tucunaré (Cichla ocellaris)
Obs.: caso algum peixe que você conhece não apresentamos em Kokama, escreva no grupo do whatsapp do curso e vamos colocar para divulgação de todos.
Exercício da aula número 20:
1. Qual peixe liso come carne de cadáveres? Responder em kokama.
2. Como é o nome do peixe que pula quando o rio vai encher?
3. De acordo com o texto, qual peixe faz mal a mulher de resguardo comer?
4. De que os nossos antigos faziam pente?
5. O que significa chiripirá?
_____________________________________
Até a próxima! Iniaparari!
Ainan ta! Obrigado!!!
Prowetsuru Tsamia. Professor Samias.
_____________________________________
PROIBIDA A REPRODUÇÃO SEM AUTORIZAÇÃO.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AOS FALANTES MATERNOS DE TABATINGA-AM E AO PATRIARCA CACIQUE GERAL KOKAMA.
WhatsApp: (97) 984124115
E-mail: edney_cunha@hotmail.com
© BY EDNEY SAMIAS - 2021.

38 comentários:

  1. Mateus Arirama Rodrigues
    Aldeia Muria-Tonantins

    ResponderExcluir
  2. Aldair Arirama Rodrigues
    Aldeia Muria-Tonantins

    ResponderExcluir
  3. Luiz Manuel Pacaio Tananta
    Isaque Fernando Pacaio Tananta
    Aldeia: Nova Aliança/BC

    ResponderExcluir
  4. Simão Pedro Pereira Curico
    Comunidade Nova Aliança
    Municipio de Benjamin Constant

    ResponderExcluir
  5. Ta chira:KAJIRI MIJIRI SHUNIA
    Ritama:PENY+AMIN KUNTSTANTKA
    Presença aula 20

    ResponderExcluir
  6. Muito top a aula de hoje, aprender os nomes dos Ipirakana. Alcemir Cobos Aldeia Igarapé do Manaca Tnt.

    ResponderExcluir
  7. Ozeneide Fernandes Ramos tnt estava presente na aula número 20

    ResponderExcluir
  8. Era tsa karuka! prowtusru estou passando para marcar minha presença na aula de N°20 com o assunto: Os nomes de peixes grandes em kokama.
    Marleide Muca de Souza
    Mareitiri Tananta

    ResponderExcluir
  9. Maria Itirini -RITAMAKUARA MURIAKA

    Presença da aula número 20

    ResponderExcluir
  10. Maria Esther Dos Anjos Almeida
    Aldeia Boara de cima Teweka

    ResponderExcluir
  11. Marivaldo Nazario (Aldeia Muria TNT)
    Presente na aula de número 20

    ResponderExcluir
  12. Ta chira:Antuniu Shuta presente audeia muria tnt.

    ResponderExcluir
  13. https://www.normasbrasil.com.br/norma/despacho-22-2008_69993.html

    ResponderExcluir
  14. Presente da aula n.20 Rosano Alves comunidade santa cruz.tnt.

    ResponderExcluir
  15. MariwAtsini!prowetsuru a aula de hoje está top! O máximo! Aprender os nomes dos ipirakana.os nomes de peixes grandes em kokama.tsa chira Maria itstiri achu awanari-Ritamakuara Boara de cima -Teweka-am.presente Maria Esther Dos Anjos Almeida.niaparari.

    ResponderExcluir
  16. Frequéncia: Cleidson dos Santos Pinto
    Aldeia:São José
    Tonantins-AM

    ResponderExcluir
  17. Alexander presente na aula n20 alice cezarino aldeia santa cruz.

    ResponderExcluir
  18. Joel Torres Marca-Presente
    Ritamakuara:Nova Aliança

    ResponderExcluir
  19. Joel Torres Marca presente
    Ritamakuara:Nova Aliança.Bc

    ResponderExcluir
  20. Joice Padilha Dos Santos Presente (Tonantins)

    ResponderExcluir
  21. Valcidheice Alves Pereira aldeia Boara de Cima Tefé
    Presente!!!

    ResponderExcluir
  22. aluno Márcio luis da silva
    komama martsiu ruitsi nawapa
    comunidade indígena nova aliança bc
    presente

    ResponderExcluir
  23. Jaquison Arirama e Valdelina dos Santos da aldeia Santa Cruz município de Tonantins estão presente na aula 20

    ResponderExcluir
  24. Janeani dos santos Cobos
    Comunidade igarapé do Manaca-Tonantins

    ResponderExcluir

Maniatipa na Chira?