domingo, 14 de março de 2021

Curso da Língua Kokama. Aula nº 22: domingo, 14 de março de 2021. Os nomes de animais grandes em Kokama.

Aula nº 22: domingo, 14 de março de 2021.
Os nomes de animais mamíferos grandes em Kokama:
Animarukana tuan chira Kukamɨepu:
Vamos aprender agora os nomes dos animais grandes (Animarukana tuan) mamíferos que são encontrados em nossa floresta Amazônia, nos rios, em nossos territórios e em nossas casas.
Anta (Tapira): conhecida também como anta-brasileira (Tapirus terrestris), também conhecida por tapir, é um mamífero perissodáctilo da família Tapiridae e gênero Tapirus. Ocorre desde o sul da Venezuela até o norte da Argentina, em áreas abertas ou florestas próximas a cursos d'água, com abundância de palmeiras. Espécie solitária e noturna. Alimenta-se de frutos e folhas. Tapira tsu chapuni ey+umira, ai ey+u ɨwɨria tuy+ukari ukukin. A carne da anta é saborosa para comer, ele come fruta que caem na terra. Tapira mimɨray+ara wɨpenan. A anta tem uma só cria.
Ariranha (Y+awarapana [zawarpana]): espécie também conhecida como onça-d'água, lontra-gigante e lobo-do-rio (Pteronura brasiliensis), é um mamífero mustelídeo, característico do Pantanal e da bacia do Rio Amazonas, na América do Sul. São animais que vivem em água doce e nos lagos. Se alimentam de peixes que encontram na caça. Antes, a ariranha subia nas canoas. Y+awarpana uy+aru y+a chitatupaka. A ariranha é brava quando está de muitos. Y+awarapana karuta awa y+a uy+arupuka. A ariranha morde a gente quando está brava.
Boi (Waka): conhecido como Gado-bovino-doméstico, é uma espécie de bovino do gênero Bos e da ordem Artiodactyla (Bos taurus). É um mamífero ungulado e apresenta dois dígitos em cada membro. O macho da espécie recebe o nome de boi, ou touro, enquanto que a fêmea é conhecida por vaca e o animal jovem por bezerro, e depois novilho. Em kokama o termo se refere à vaca e ao boi. Waka chitsatsi y+ai apituma era ey+umira mutsanara. Os olhos e miolos do boi são bons para curar.
Boto (Ipirawira): termo Geral para os Kokama que diferenciam: boto tucuxi e boto vermelho. Ipirawira aipuka chita paranakuara, ipirawira pɨtani tuan iy+an ipirawira tsawe churawatsun. Existem bastantes botos no rio, o boto vermelho é grande e o boto cinza é de tamanho médio.
Boto cor-de-rosa (Ipirawira pɨtani): espécie conhecido como boto vermelho pelos moradores da bacia amazônica onde este animal ocorre (Inia geoffrensis), é um pequeno golfinho pertencente à ordem dos cetáceos e subordem dos odontocetos. É uma espécie de boto grande e rosado. Segundo alguns relatos, o boto cor-de-rosa é um ser com poderes especiais e pode se transformar em uma pessoa. Os Kokama acreditam que pode engravidar as moças que estando no seu período menstrual tomam banho no rio grande. Também que a banha ou óleo do boto vermelho se pode usar como “pusanga” para conquistar as mulheres. Ipirawira pɨtani aitsetapa waina tsuɨmuki upurin unipu y+a aitsetan iy+a tsachipa. O mal do boto-cor-de-rosa faz com que a mulher menstruada doer o estomago.
Boto tucuxi (Ipirawira tsawe): também conhecido como “pirajaguara” (Sotalia fluviatilis), é uma espécie de golfinho de água doce existente na bacia do Amazonas. Apesar de ser encontrado em regiões habitadas pelos "verdadeiros" golfinhos de rio, como os botos-cor-de-rosa, o tucuxi é geneticamente mais próximo dos golfinhos marinhos. Espécie de boto pequeno e escuro. Os Kokama contam que os botos eram pessoas e diferenciavam o boto vermelho como os que se transformavam en homens e ao boto cinza, nas mulheres. Ipirawira tsawe ai tɨma aitseta awanu. O boto tucuxi não faz dano a gente. Ipirawira tsawe katupetsuri ɨmɨnan waina chirupuratsui. O boto tucuxi apareceu de vestido de uma mulher antiga.
Cachorro-vinagre (kakanera): espécie conhecida como cachorro-do-mato (Speothos venaticus). Kakanera ɨwɨrati tua mɨma, y+awara mishananin y+a katupe. O cachorro-vinagre é cria do diabo-do-mato, ele se parece a um cachorro pequeno.
Caititu (Taitatu): é também conhecido por caitatu, taititu, cateto, tateto, pecari, porco-do-mato e patira (Tayassu tajacu), é um mamífero artiodáctilo, da família Tayassuidae e gênero Dicotyles sajino, animal parecido com a Queixada. Seu pêlo é grosso e comprido. Chapuni taitatu tsu ey+umira. A carne de catitu é saborosa para comer. Taitatu y+ai tayatsumuki tɨma y+a iruataka. O Caititu e a Queixada não se acompanham.
Capivara (Kapiwara): é uma espécie de mamífero roedor da família Caviidae e subfamília Hydrochoerinae. É o roedor maior do mundo chegando a medir até 1,3 m de tamanho e pesar até 60 kg aproximadamente (Hydrochaeris hydrochaeris). É de cor cinza, se alimenta de frutos silvestres e passa várias horas do dia na água. É um animal parecido a um porco, porém os moradores não comem por crenças. Kapiwara kakɨrɨ kapipan ɨpatsu tsɨmaka. A capivara vive próximo ao capinzal do lago (chavascal). Kapiwara ikua ey+u kapi iwa, y+ikua y+a kakɨrɨ kapipankuara. A capivara sabe comer capim, por isso vive próximo ao capim do chavascal.
Cavalo (Kawariu): é uma das duas subespécies existentes de Equus ferus. É um mamífero perissodáctilo pertencente à família taxonômica Equidae. O cavalo (Equus ferus caballus) evoluiu há entre 45 milhões a 55 milhões de anos, desde uma pequena criatura com vários dedos, o Eohippus, até o animal grande e com um único dedo de hoje. Nossos ancestrais domavam cavalos selvagens para longas viagens, por isso temos o grafismo de cabeça de cavalo em nossas roupas tradicionais. Awa animarupan tsawa uchima entera kawariu. O espírito da pessoa endemoniada sai na forma de cavalo. Awa ɨwatakuara amutse utsun y+a kuka erutsu kawariu y+a mari y+atukupetara. A pessoa que vai a altura (montanha) leva o cavalo para carregar as suas coisas.
Doninha-amazônica (Erara): Espécie de corpo marrom escuro e de cabeça branca (Mustela africana). Também chamada de lobinho-d'água, é um raro mamífero carnívoro da família dos mustelídeos, natural do Equador, Peru e região Norte do Brasil. Tais animais medem cerca de 30 cm de comprimento e também são conhecidos pelo nome de furão. Diz-se que se parece a um cachorro porque caminha em quatro patas e sobe nas árvores abraçando os troncos. Este animal possue patas pequenas e um rabo comprido. Se alimenta de frutas, especialmente mamão, abiu, banana madura, etc. Erara kukuara tsantia munawara y+ai papay+a. A Doninha-amazônica é ladrão de melancia e mamão.
Irara (erara y+awara): espécie de felino, conhecido no Peru como “manco puma” (Eira barbara). A espécie costuma construir tocas em tocos de árvore e em buracos para abrigar-se. Embora ela seja considerada solitária, é possível avistar pares e mães com filhotes. Conhecido também como papa-mel. Irara, origem do Tupi-Guarani, significa “comedor de mel”. Erara y+awara uri riai ey+u animarukana ɨwɨratin. O irara também come animais da mata.
Lontra (Y+awaruna): espécie conhecida como lontra-neotropical (Lontra Longicaudis), também como lontra-de-rio-sul-americana, lobinho-de-rio, lontrinha ou nutria, é uma espécie de mamífero da família Mustelidae. Ocorre na América Central e América do Sul, do noroeste do México até o Uruguai. Vive no rio e sai para terra de vez em quando. Chapuni y+awaruna tsu emera. A carne da lontra é deliciosa para comer. Aipuka tɨma uy+ari y+awaruna emete awanu umanutapan ukaimapa. Neste tempo as lontras não existem mais, a gente matando as desapareceu.
Macaco barrigudo (Arawata): um gênero de mamíferos primatas da família Atelidae, conhecidos popularmente por macaco-barrigudo (Lagothrix lagotricha). Espécie de macaco de cor marrom escuro parecido ao Macaco-aranha-preto, porém com braços menores. Arawata memɨrayara wepenan uni arɨwa chitai. O macaco barrigudo pare só uma cria a cada inverno. Arawatapura uni arɨwapuka memɨray+ara, y+a erukuai uy+ariwa y+atukupeari. No tempo da enchente o macaco barrigudo dar cria (tem crias, pari) e o faz andar (translada) pendurado nas suas costas.
Macaco-aranha-preto (Kuwata): é um mamífero primata da família Atelidae, a espécie mais conhecida do gênero Ateles (Ateles paniscus). Espécie de macaco grande de braços compridos. Seu pêlo é de cor preta e seu peito tem uma franja branca. Sua carne serve de alimento. O macaco-aranha-preto pari uma só cria por ano. O macaco-aranha se diferencia dois tipos: o macaco-aranha-preto (Ateles paniscus) de cor preta e o macaco-aranha-cinza. Aipuka kuwata tɨma uy+ari chita. Atualmente, o macaco-aranha-preto já não se reproduz muito.
Morcego (Anɨra): nome genérico para esta espécie. Os Kokama-kukamiria distinguem vários tipos de morcego: o “anɨrawatsu” que é um “morcego grande” que vive na mata nos ocos dos paus e nas noites chupam o sangue de animais domésticos. O “anɨra miri” que é um morcego mais pequeno que vive pendurado nas árvores das várzeas e geralmente morde a gente. Anɨranu uwekaka ɨpɨtuni utsupuka. Os morcegos voam quando já vai escurecer.
Morcego andirá-guaçu (Anɨrawatsu): espécie também conhecido como falso-vampiro ou morcego-orelhudo (Chrotopterus auritus). É a única espécie do gênero Chrotopterus, alcança aproximadamente 70 cm de tamanho. É de cor marrom escuro nas costas e se caracteriza por suas grandes orelhas. Se alimenta de frutas, insetos, besouros e pequenos mamíferos, geralmente roedores e pássaros. Anɨrawatsu kakɨrɨ ɨwɨra umanun kakuarankuara. Morcego andirá-guaçu vive nos ocos de paus secos.
Morcego fruteiro (Anɨra tsawe): espécie de morcego de cor cinza, chiroptera (Sturnira lilium), que se alimenta de frutas e em algumas ocasiões chupam sangue das aves. Anɨra tsawe ikua ey+u ɨwɨria y+ikua y+a chira anɨra ɨwɨriawara. O morcego fruteiro gosta de comer frutos, por isso se chama morcego fruteiro.
Morcego olhudo (Anɨra chitsatsetua): tipo de morcego de cor preto ou cinza que vive pendurado debaixo dos paus e ramas (Histiotus velatus). A espécie apresenta uma coloração castanha com o ventre mais claro; possui orelhas compridas e largas maiores que a cabeça. De tamanho médio, pesam ao redor de 11 g. Alimenta-se de insetos principalmente de lepidópteros. Anɨra chitsatsetua ɨwɨrari wirutaka y+apɨka. O morcego olhudo permanece pendurado no pau.
Morcego vampiro (Anɨra miri): é uma espécie de morcego da família Phyllostomidae (Vampyressa bidens). O morcego vampiro se alimenta de sangue de alguns animais e pessoas. Anɨra miri ukɨrɨtapa awanu y+a kuratatsen tsuwɨ. O morcego vampiro faz dormir a gente para depois beber seu sangue.
Múcura ou gambá-comum (mɨkura - Variante: mikura): é uma espécie arborícola, de hábitos noturnos e, geralmente solitários, fora do período reprodutivo (Didelphis marsupialis). Seu corpo pode medir até meio metro. Tem uma trompa pontiaguda e dentes afiados. Só saem de noite para caçar aves silvestres e domésticas. Como estratégia de defesa lança uma substancia extremadamente fedorenta. Faz seu ninho nos buracos dos paus ou em buracos que faz o tatu na terra. É um animal bastante odiado porque rouba galinhas. Escapa-se subindo nas árvores. Si é caçado, sua carne serve de alimento especialmente assar. Atawari taɨra mɨkura munaui ɨpɨtsa. O mucura rouba pinto de noite.
Onça (Aɨmanta): espécie de felino. Os Kukamiria chamam “y+awara” ou “aɨmanta” para a “onça” (Panthera onça); no entanto, os Kokama chamam “ɨwɨrati y+awara” “cachorro do mato” ou “y+awaratua” “cachorro grande”, para onça. Tanto os Kokama como os Kukamiria denominam “marakaya” à jaguatirica. Aɨmanta y+achu y+a tseta pɨnurikapuka. A onça uiva quando está no cio.
Onça pintada ou jaguar (Y+awara parawa - Variante: Aɨmanta): espécie de felino (Panthera onca). Outros Kokama também chamam de “y+awara ey+utara”. Este animal caça as suas presas pequenas com suas garras e aos animais grandes mordendo no pescoço. Y+awara parawa uy+arun tɨma era ini tsaniai kɨchipu ukuantse y+umɨra iy+an ɨwɨrapu na tsanipa y+apuka akɨchan chikuara pupe. A onça-pintada bravo não é bom ameaçar ele com facão porque se aborrece, porém se o ameaças com pau, aí sim ele vai para atrás. Y+awara parawa ɨwɨratin tɨma chita aipuka. A onça pintada da floresta não aumenta agora.
Onça preta (Y+awara tsuni): espécie de felino parecido um puma, é da mesma espécie da onça pintada. Os Kukamiria utilizam o termo “y+awarapana” para a onça preta. Y+awara tsuni kakɨrɨ ɨpatsu tsɨmara. A onça preta vive na margem do lago. Y+awara tsuni ɨpatsu mama mɨma. A onça preta é cria da mãe do lago (sereia).
Onça preta (Y+awarapana): espécie de felino. Literalmente, cachorro negro. Termo Kukamiria. Y+awarapana kakɨrɨ ɨpatsu tsɨmara. A Onça preta vive na margem do lago.
Onça-parda (ɨtsɨwatsu y+awara): espécie de felino conhecido também com puma (Puma concolor), também conhecida no Brasil por Suçuarana e leão-baio, é um mamífero carnívoro da família Felidae e gênero Puma, nativo da América. Tem vários nomes: onça vermelha, puma ou onça-parda. Felino de grande tamanho que ataca de maneira de surpresa. Os Kokama o nomeiam assim “ɨtsɨwatsu y+awara” por sua semelhança a cor avermelhada do veado, literalmente “veado puma”. ɨtsɨwatsu y+awara y+apichikatsen awa y+a ipama. A onça-parda fica em pé e agarra a gente.
Peixe-boi (Y+uwara - Variante: Yuara): conhecido popularmente como peixe-boi, guaraguará, manati, peixe-boi-da-amazônia, manatim e manatim-da-amazónia (Tricherus inunguis), é um mamífero da família dos triquecídeos que é encontrado em rios e lagos da Bacia Amazônica e da Bacia do Rio Orinoco. É um mamífero de cor cinza que se alimenta de plantas aquáticas. Pode alcançar aproximadamente até 3 m de tamanho e 300 kg de peso. Y+uwara kakɨrɨ ɨpatsukuara. O peixe-boi vive no lago. Y+uwara ey+u machipia y+ai wama tsapua. O peixe-boi come gramado vermelho e raíz de murerú.
Porco (Kuchi): nome de animal compartido com o povo Quechua. O porco doméstico (Sus scrofa domesticus), ou simplesmente porco, é um mamífero bunodonte não ruminante da família dos suidae, gênero sus. A denominação para as fêmeas nulíparas é marrã e para as multíparas, porca, para os porcos machos não castrados rufião e para os filhotes a denominação é leitão. Tɨma era ini mɨmara kuchi ukuatseme y+a tɨara. O porco não é bom para criar, ele é bastante comilão.
Preguiça (Aɨ): mamífero arbóreo de tamanho regular que anda lento (Bradypus variegatus). A preguiça-comum, também conhecida como preguiça-de-garganta-marrom, é uma espécie da ordem Pilosa, subordem Folivora e família Bradypodidae. Possui três dedos, sendo uma das quatro preguiças de três dedos existentes. Mede em torno de 50 centímetros de comprimento, mas podem atingir até um metro. Existe a preguiça cinza que vive nos cipós das áreas de igapó; e a marrom que vive nas alturas das árvores e é maior. Os kokama o consideram um tipo de macaco porque sobe nas árvores e se alimenta de brolho das plantas. Aɨ kanuparita churan y+a papa umanutara. A preguiça adoece o bebê, se o pai da criança mata a preguiça. Aɨ miara tsuy+aran. A preguiça é um macaco carnudo. Aɨ chapuni tsuy+aran ey+umira. A carne de preguiça é saborosa para comer.
Queixada (Tay+atsu): espécie também chamada de queixada-ruiva, queixo-ruivo, canela-ruiva, sabucu, tacuité, taiaçu, tajaçu, tanhaçu, tanhocati, taguicati, tiririca, porco-do-mato, pecari (Tayassu pecari), é uma mamífero artiodáctilo da família Tayassuidae e gênero Tayassu. É um animal de cor escura parecido ao porco, seu focinho é de forma alargada. Apresenta um odor forte característico quando se aborrece. Tayatsu kakɨrɨ iruanumuki ɨwɨratɨkuara putukaka. A queixada vive com seus companheiros, anda em manadas na floresta.
Tamanduá-bandeira (Tamanu): também chamado iurumi, jurumim, tamanduá-açu, tamanduá-cavalo, papa-formigas-gigante e urso-formigueiro-gigante (Myrmecophaga tridáctyla), é um mamífero xenartro da família dos mirmecofagídeos, encontrado na América Central e na América do Sul. É um animal silvestre do tamanho de um cachorro, cujo, rabo está cheia de pelos longos. Sua trompa é pontiaguda com o que cava a terra para comer formigas. Tamanu tsu tɨwɨti tukanɨra ya. A carne do tamandúa-bandeira cheira a formiga. Ikian tamanu wɨkan animaru, ra tsu chapuni ey+umira. Este tamanduá-bandeira é um animal forte, sua carne é saborosa para comer.
Tamanduá-bandeira (Wauniru): palavra compartida com o povo Quechua. A forma Kokama-kukamiria é “tamanu” (Myrmecophaga tridáctyla). Wauniru y+a tsu chapuni ey+umira. A carne do tamanduá é saborosa para comer.
Tatu-canastra (Tatumama): é a maior espécie vivente da Magna Ordem Xenarthra (Priodontes maximus). É um animal ágil e veloz. A gente utiliza suas garras e com isso desbarranca um lugar até onde queira que chegue o rio. Tatumama tɨma ikua chita, tatukɨranu y+a. O tatu-canasta não sabe aumentar como os tatus comuns. Tatumama tuan animaru ai kakɨrɨ ɨwata tsɨma kakuarankuara y+a kakɨrɨ. O tatu-canasta é um animal grande que vive nos sopés nas alturas, ele vive em um buraco.
Veado (ɨtsɨwatsu): nome genérico para o veado. ɨtsɨwatsu ey+u y+awiri tsa kukuara. O veado come folha de macaxeira na roça.
Veado-catingueiro (ɨtsɨwatsu tsawe): espécie também conhecido por veado-virá, virá, virote, guaçutinga, guaçucatinga e guaçubirá (Mazama gouazoubira), é uma espécie de cervídeo sul-americano de pequeno porte, do gênero Mazama. É um veado de cor cinza, tipo de cervídeo que se alimenta de folhas, fungos e frutas. ɨtsɨwatsu tsawe y+ai entera ɨtsɨwatsu pɨtani. O veado-catingueiro é parecido ao veado-mateiro. ɨtsɨwatsu tsawe ikawa ɨtsɨkapa y+a tsɨripuka. A banha do veado catingueiro é pegajosa quando está fria.
Veado-mateiro (ɨtsɨwatsu pɨtani): espécie conhecido como veado avermelhado (Mazama americana), tipo de cervídeo esbelto de cor avermelhado. Os antigos dizem que não é uma boa carne para se alimentar. ɨtsɨwatsu pɨtani mɨmay+ara wepenan y+ikua tɨma inu chita. O veado-mateiro tem uma só cria, por isso não aumenta. ɨtsɨwatsu pɨtani tɨma awakana ey+u ra tsu, upa ra aikuatapa rana. A gente não come a carne do veado-mateiro porque adoece.
EXERCÍCIO DA AULA Nº 22.
1. Por que o pai de recém nascido não pode matar a preguiça? Justifique.
2. Complete a frase: “Tapira tsu chapuni _________, ai ey+u ɨwɨria _______________ ukukin”.
3. De acordo com a aula, qual as parte do Boi o pajé usa para curar? Você sabe quais outras partes do Boi se usa para curar? Comente.
4. Em relação ao Boto-cor-de-rosa o que lhe chamou mais atenção?
5. Porque alguns Kokama não comem carne de Capivara?
_____________________________________
Até a próxima! Iniaparari!
Ainan ta! Obrigado!!!
Prowetsuru Tsamia. Professor Samias.
_____________________________________
PROIBIDA A REPRODUÇÃO SEM AUTORIZAÇÃO.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AOS FALANTES MATERNOS DE TABATINGA-AM (TAWATINIKA) E AO PATRIARCA CACIQUE GERAL DO POVO INDÍGENA KOKAMA.
WhatsApp: (97) 984124115
E-mail: edney_cunha@hotmail.com
© BY EDNEY SAMIAS - 2021.

32 comentários:

  1. Bom dia!! Hj a aula está chibata. São nomes de animais q São da nossa realidade. Muito bom conhece_los. Tem rituais q gente prática e ñ sabe pq ou faz mais ñ sabe se é da nossa cultura. Autsemir Cobos Aldeia Igarapé do Manaca Tnt.

    ResponderExcluir
  2. Joel Torres Maca. Presente
    Ritamakuara :Nova Aliança. Bc

    ResponderExcluir
  3. Simão Pedro Pereira Curico
    Comunidade Nova Aliança
    Município de Benjamin Constant

    ResponderExcluir
  4. Tsa chira Maria Itirini- RITAMAKUARA MURIAKA TUNANTINKA

    Presença da aula número 22

    ResponderExcluir
  5. Joice Padilha Dos Santos
    (Tonantins) Presente 🤗🙋🙋

    ResponderExcluir
  6. Ta chira:KAJIRI MIJIRI SHUNIA
    Ritama:PENY+AMIN KUNTSTANTKA
    Presença aula 22

    ResponderExcluir
  7. Prsesente na aula 22 arechanter kumata alice cezarino.

    ResponderExcluir
  8. Era tsa karuka,lma!mariwatsini!awitse pela aula prowetsuru-presença tsa chira maria Itstiri Achu Awanari-maria Esther dos Anjos Almeida .RitAmakuara Boara de Cima -Teweka-Am.niaparari!.

    ResponderExcluir
  9. Katsiene Nawapa
    Aldeia Bom Ramal 2.

    Presente

    ResponderExcluir
  10. Aluna didiane pinto tamanta e o aluno Francimar braz Martins está presente na aula de hoje

    ResponderExcluir
  11. Nome dos alunos dá aula n:22
    Alcilene de Melo Braz
    Lúcia tananta Santos
    Rosilda da Silva Santos
    Robério da Silva Santos
    Valdenir salvis dos Santos

    ResponderExcluir
  12. Ozeneide Fernandes Ramos tnt está presente na aula número 22

    ResponderExcluir
  13. Era tsa karuka, Prowtsuru passando pra registrar minha presença na aula de n°22 de domingo, com o assunto: Os nomes de animais grandes em Kokama.
    Marleide Muca de Souza
    Mareitiri Tananta

    ResponderExcluir
  14. Frequência: Cleidson dos Santos Pinto
    Aldeia: São José
    Tonantins-AM

    ResponderExcluir
  15. Valcidheice Alves Pereira aldeia Boara de Cima
    Presente!!

    ResponderExcluir
  16. Anaflavia Pinto Ramires 14 de março de 2021.Frequência :anafla ana ,VAldemir Valtino Maricaua Filho, conselho local Valtino Maricaua,Fransine Lima da Rocha , Juliano Anaquiri Inhuma.

    ResponderExcluir
  17. Presente na aula número 22 Marivaldo Nazario, Maria de Fátima Nazário e oreliano arirama(,Aldeia Muria TNT)

    ResponderExcluir
  18. Presente na aula número 22 Marivaldo Nazario, Maria de Fátima Nazário e oreliano arirama(,Aldeia Muria TNT)

    ResponderExcluir
  19. Ta chira Antuniu Shuta Taira aldeia Muria tnt,presente!

    ResponderExcluir
  20. aluno Márcio luis da silva
    komama martsiu ruitsi nawapa
    comunidade indígena nova aliança bc
    presente!!

    ResponderExcluir
  21. Presente da aula 22 aluno Gercival Pacaio Santa cruz TNT...

    ResponderExcluir
  22. Presente da aula 22 aluno Gercival Pacaio Santa cruz TNT...

    ResponderExcluir
  23. Frequência da aula n 22
    Aldeia Novo Israel Tonantins AM
    Valdemir dos Santos Maricaua
    Anaflavia Pinto Ramires
    Valtino Maricaua Filho
    Conselho local Valtino Maricaua
    Franciney Lima da Rocha
    Juliano Anaquiri Inhuma

    ResponderExcluir
  24. Frequência da aula n 22
    Aldeia Novo Israel Tonantins AM
    Valdemir dos Santos Maricaua
    Anaflavia Pinto Ramires
    Conselho local Valtino Maricaua
    Valtino Maricaua Filho
    Franciney Lima da Rocha
    Juliano Anaquiri Inhuma

    ResponderExcluir
  25. Jaquison Arirama e Valdelina dos Santos da aldeia Santa Cruz município de Tonantins estão presente na aula 22

    ResponderExcluir
  26. Jaquison Arirama e Valdelina dos Santos da aldeia Santa Cruz município de Tonantins estão presente na aula 22

    ResponderExcluir
  27. Janeani Dos Santos Cobos
    Comunidade igarapé do Manaca-tnt

    ResponderExcluir

Maniatipa na Chira?