sábado, 26 de dezembro de 2020

Origem do Povo Kokama

AFINAL QUAL A NOSSA ORIGEM?
ORIGEM DO POVO KOKAMA
Na era 1 (Wepe), TIUTSU MUKI Y+ARA (Deus Criador de tudo) criou o mundo com todas suas maravilhas: céu, nuvens, sol, lua, estrelas, planetas, terra, mares, montanhas, árvores e animais. Com o tempo ele pensou e viu que não havia criado o homem. E criou o primeiro Kukamɨe (Kokama), um homem.
Ele pegou um pouco de terra (TAWA TINI) em suas mãos, salivou e soprou e daí saiu o indígena Kukamɨe. Então, TIUTSU MUKI Y+ARA falou para ele, você vai ficar aqui e vai se juntar com os que aparecerem. Você vai ficando bem preparado. Todas as atividades vão ser com você.
E aí ficou. Então, começaram a chegar os animais e logo foram se camaradando e fazendo amizades e esqueceu que TIUTSU MUKI Y+ARA falou. Então viveu entre os animais, com muito tempo que vivia junto dos animais, der repente ele chegou a pensar pelo que TIUTSU MUKI Y+ARA falou.
Ai ele foi dar de conta que ele não estava vivendo junto com outras pessoas igual como ele e logo chamou atenção dos companheiros animais. E disse: companheiros, eu vou embora. Depois de muito tempo que viajou encontrou uma árvore, caída, já velha,mas ainda com folhas e sentou-se sobre ela.
E ficou vendo, do lado e do outro, sem saber o que fazer, até que imaginou, será que eu ralando essa madeira, do pó dela não levantaria pessoa que nem eu? Eu vou tentar. Pois, observou que daquela folha que caia na água viravam peixes, pois havia um igarapé numa parte de um galho.
Pegando uma pedra e iniciou a ralar, da primeira parte da madeira que nós chamamos de carne da madeira, juntou os pós e suas mãos, pegou um pouquinho de terra e salivou dizendo, ai meu Deus como eu queria que do pó dessa madeira levantasse pessoas que nem eu e soprou o pó de suas mãos. Os pós se transformaram todos em insetos.
Vendo os insetos se transformarem da primeira parte da madeira, eu vou ralar mais profundo, ralou a parte mais dura da árvore e fez o mesmo processo como da primeira vez, pegando os pós em suas mãos e agradeceu dizendo: ai meu Deus como eu queria que do pó dessa madeira levantasse pessoa igual a mim, para me fazer companhia e levantaram seishomens (estavam iguais a ele), ele chamou de NIAPITSARA. São eles: Niapitsaraɨkatira,Tsakapɨrɨniapitsara,Wɨkaniapitsara, Ikuaniapitsara, Tsakariniapitsara e Petruniapitisara.
Ele não se conformou com isso, ele tentou ralar mais profundo até chegar ao coração da madeira, a parte mais dura da madeira, chamado de âmago da madeira. Ele ralou, ralou, até que chegou ao centro, no âmago mesmo, a parte mais dura da madeira, essa madeira era mais durativa da mata, ele juntou os pós da madeira em suas mãos pegando um pouco de terra e misturou com os pós de madeira que estava em suas mãos e deu três salivadas e agradeceu e soprou, então, levantaram sete mulheres (Aiwaina, Wainaikua,Wɨkawaina, Wainatsene, Wainarutsa, Wainaeran e Tsakariwaina).
Ele chamou as mulheres de WAINA. Os homens e mulheres que ele criou o chamaram de TATAY+ARA e no mesmo tempo ele entregou uma mulher para cada homem. A primeira mulher que pulou do pó da madeira ficou com ele e seguiram assim por diante.
Eles então colocavam a planta de coca em tudo que comiam, bebiam, se perfumavam e se curavam, usavam raízes, caules e folhas, por isso o nome do povo foi chama Kukamɨe, que explicando melhor fica “kuka” que vem da planta “coca”, “mɨe” significa “descendente”, ou seja, descendente da coca. O Tatay+ara teve 7 filhos com sua esposa Aiwaina, que foram KUTSE, PITRU, IRIPI, MIJIRI, KUAN, WIRIMI e RUITSI.
Quando Deus criou o primeiro homem Kokama chamado Tatay+ara, com o tempo ele criou as 7 primeiras nações do povo Kokama: TSAMIA, YAWARKANI, WARATAPAI, TANANTA, MAITAWARI, KURIKU e AWANARI.
Cada nação tinha um oficio tradicional. Com o passar dos tempos a única forma de conversar com Deus eram através da Ayawatska e Uwachi.
Com o decorrer dos anos os antigos anciãos das 7 nações com o aumento do povo Kokama tiveram que criar as demais nações devido à divisão do trabalho e questão de sobrevivência.
Somos 44 nações kokama.
Até hoje estamos aqui.
__________________
PROIBIDA A REPRODUÇÃO SEM AUTORIZAÇÃO.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AOS FALANTES MATERNOS DE TABATINGA-AM E AO PATRIARCA CACIQUE GERAL KOKAMA.
WhatsApp: (97) 984226119
E-mail: edney_cunha@hotmail.com
© BY EDNEY SAMIAS - 2021.
MOVIMENTO SOCIAL DO PATRIARCADO CACICADO GERAL DO POVO INDIGENA KOKAMA DO BRASIL - MPKK
CNPJ 47.811.650/0001-80

10 comentários:

  1. Tatiana Samias.aldeia Guanabara Mukuika-Bc

    ResponderExcluir
  2. Linda história a história do nosso povo. Marleide de Souza; Comunidade Kokama de Tabatinga PTKRKTT, da Cacique Iracy Curico.

    ResponderExcluir
  3. Muitíssima maravilhosa historia!! Maria Edilene Nunes Curica. aldeia Muria (tnt)

    ResponderExcluir
  4. Era na kuema yumitawara.meu nome é Jane Klissia. Faço parte da aldeia karuara mas moro e trabalho no município de Alvarães-AM

    ResponderExcluir
  5. Meu nome e Jose Torres Curico Filho, sou da Comunidade de Nova ALIANÇA, mas moro no municipio de Benjamin constan..linda historia.

    ResponderExcluir
  6. Belíssima história. Alan Virgilio. Sou da Comunidade Kokama de Tabatinga.

    ResponderExcluir
  7. Linda história 👏😍, Meu nome é Bruna Alves da Silva, Comunidade Uka Tap+ya Kokama, Cacique Levi.

    ResponderExcluir
  8. Meu nome e Ernani G Dias Filho comunidade uka Tap+ya hitoria que nosso povo vem apremdendo cada vez mais

    ResponderExcluir
  9. Meu nome Carlos Miguel Gomez Chunha moro em Benjamin Constan linda a historia kokama

    ResponderExcluir
  10. me chamo Cida, aldeia nova esperança kokama, lindo o texto

    ResponderExcluir

Maniatipa na Chira?